Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/764 |
Resumo: | Os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) devem receber o atendimento educacional especializado (AEE), preferencialmente nas salas de recursos multifuncionais (SRM), e iniciar tal atendimento na préescola.As SRM deverão contar com a presença de professores capacitados para atuar, não apenas com os alunos, mas com os professores regulares e com a família do aluno atendido de forma que o atendimento seja mais completo e traga mais benefícios. Os objetivos do estudo foram: (a) identificarcomo ocorre a relação do professor da sala de recursos multifuncionais com o professor da sala comum, familiares e demais profissionais que atendem o aluno pré-escolar incluído e (b) verificar as sugestões para a melhoria dessarelação. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semi-aberto, composto por cinco questões, que foi aplicado com cinco professoras da Educação Especial (A, B, C, D e E) que atuavam em três pré-escolas municipais.Os resultados mostraram uma variação entre as opiniões das participantes, em que duas delas (A e D) relataram certa dificuldade em manter contato com as famílias. Todas as participantes tentavam manter uma parceria colaborativa com os professores das salas comuns. As sugestões foram quanto à melhoria da aceitação dos alunos e a obrigatoriedade da inclusão, bem como maior participação dos pais. Verifica-se a importância da família e o papel das participantes auxiliando os professores e adaptando materiais. |
id |
UESB-7_9930988707aa6e769d1036143ff616bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/764 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídasAtendimento Educacional EspecializadoEducação EspecialEducação InfantilInclusão EscolarOs alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) devem receber o atendimento educacional especializado (AEE), preferencialmente nas salas de recursos multifuncionais (SRM), e iniciar tal atendimento na préescola.As SRM deverão contar com a presença de professores capacitados para atuar, não apenas com os alunos, mas com os professores regulares e com a família do aluno atendido de forma que o atendimento seja mais completo e traga mais benefícios. Os objetivos do estudo foram: (a) identificarcomo ocorre a relação do professor da sala de recursos multifuncionais com o professor da sala comum, familiares e demais profissionais que atendem o aluno pré-escolar incluído e (b) verificar as sugestões para a melhoria dessarelação. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semi-aberto, composto por cinco questões, que foi aplicado com cinco professoras da Educação Especial (A, B, C, D e E) que atuavam em três pré-escolas municipais.Os resultados mostraram uma variação entre as opiniões das participantes, em que duas delas (A e D) relataram certa dificuldade em manter contato com as famílias. Todas as participantes tentavam manter uma parceria colaborativa com os professores das salas comuns. As sugestões foram quanto à melhoria da aceitação dos alunos e a obrigatoriedade da inclusão, bem como maior participação dos pais. Verifica-se a importância da família e o papel das participantes auxiliando os professores e adaptando materiais.Edições UESB2014-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/764Práxis Educacional; v. 10 n. 16 (2014): Educação Inclusiva; 81-103Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 16 (2014): Educação Inclusiva; 81-103Práxis Educacional; Vol. 10 No. 16 (2014): Educação Inclusiva; 81-1032178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/764/645Cia, FabianaGonçalves Rodrigues, Roberta Karolineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-14T16:18:43Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/764Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2018-08-14T16:18:43Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas |
title |
Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas |
spellingShingle |
Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas Cia, Fabiana Atendimento Educacional Especializado Educação Especial Educação Infantil Inclusão Escolar |
title_short |
Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas |
title_full |
Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas |
title_fullStr |
Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas |
title_full_unstemmed |
Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas |
title_sort |
Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas |
author |
Cia, Fabiana |
author_facet |
Cia, Fabiana Gonçalves Rodrigues, Roberta Karoline |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves Rodrigues, Roberta Karoline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cia, Fabiana Gonçalves Rodrigues, Roberta Karoline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Educacional Especializado Educação Especial Educação Infantil Inclusão Escolar |
topic |
Atendimento Educacional Especializado Educação Especial Educação Infantil Inclusão Escolar |
description |
Os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) devem receber o atendimento educacional especializado (AEE), preferencialmente nas salas de recursos multifuncionais (SRM), e iniciar tal atendimento na préescola.As SRM deverão contar com a presença de professores capacitados para atuar, não apenas com os alunos, mas com os professores regulares e com a família do aluno atendido de forma que o atendimento seja mais completo e traga mais benefícios. Os objetivos do estudo foram: (a) identificarcomo ocorre a relação do professor da sala de recursos multifuncionais com o professor da sala comum, familiares e demais profissionais que atendem o aluno pré-escolar incluído e (b) verificar as sugestões para a melhoria dessarelação. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semi-aberto, composto por cinco questões, que foi aplicado com cinco professoras da Educação Especial (A, B, C, D e E) que atuavam em três pré-escolas municipais.Os resultados mostraram uma variação entre as opiniões das participantes, em que duas delas (A e D) relataram certa dificuldade em manter contato com as famílias. Todas as participantes tentavam manter uma parceria colaborativa com os professores das salas comuns. As sugestões foram quanto à melhoria da aceitação dos alunos e a obrigatoriedade da inclusão, bem como maior participação dos pais. Verifica-se a importância da família e o papel das participantes auxiliando os professores e adaptando materiais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/764 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/764/645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 10 n. 16 (2014): Educação Inclusiva; 81-103 Práxis Educacional; Vol. 10 Núm. 16 (2014): Educação Inclusiva; 81-103 Práxis Educacional; Vol. 10 No. 16 (2014): Educação Inclusiva; 81-103 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815877537792 |