A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Talula Rita Montiel Severo Siqueira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276929
Resumo: Esta tese apresenta uma interlocução entre livros, leituras e a educação da infância, partindo do desejo de compreender como a organização de práticas leitoras cotidianas de uma escola possibilita a construção de uma experiência literária e a construção de uma comunidade de leitores que se exercitam como narradores em diferentes linguagens. Tendo como norte a pesquisa experiência como produtora de dados e a pesquisa narrativa como possibilidade de análise e escrita tem como objetivo tecer considerações e reflexões sobre a Educação Infantil e a leitura literária. A convivência cotidiana com as crianças e professoras de uma escola particular multi-etária do interior do Rio Grande do Sul, não pretende responder à questão, mas sustentar uma aproximação filosófica entre leitura literária, infância e comunidade escolar. A interlocução com a filosofia permite aprender a pensar a leitura como modo de ser, estar e configurar vínculos entre texto e leitor. Vivian Paley, bell hooks, Georges Jean, Jorge Larrosa, Paul Zumthor, Byung-Chul Han e Walter Benjamin permitem pensar a relação das crianças com a dimensão educativa da leitura e como esta pode ser vivida/experienciada. São abordados os conceitos de Leitura e Infância como fios condutores da discussão, aqui considerados como elementos constitutivos de um Currículo Narrativo para a Educação Infantil. Finaliza se com uma discussão sobre as Histórias de Aprendizagem como uma prática que sustenta a articulação da composição de um Currículo Narrativo como anuncio de uma educação que valoriza os saberes e as experiências de aprendizagem das crianças na escola.
id URGS_ae4ccf605a393aeddcb6b90b34bee329
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276929
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Trindade, Talula Rita Montiel Severo SiqueiraBarbosa, Maria Carmen Silveira2024-08-03T06:32:41Z2023http://hdl.handle.net/10183/276929001207758Esta tese apresenta uma interlocução entre livros, leituras e a educação da infância, partindo do desejo de compreender como a organização de práticas leitoras cotidianas de uma escola possibilita a construção de uma experiência literária e a construção de uma comunidade de leitores que se exercitam como narradores em diferentes linguagens. Tendo como norte a pesquisa experiência como produtora de dados e a pesquisa narrativa como possibilidade de análise e escrita tem como objetivo tecer considerações e reflexões sobre a Educação Infantil e a leitura literária. A convivência cotidiana com as crianças e professoras de uma escola particular multi-etária do interior do Rio Grande do Sul, não pretende responder à questão, mas sustentar uma aproximação filosófica entre leitura literária, infância e comunidade escolar. A interlocução com a filosofia permite aprender a pensar a leitura como modo de ser, estar e configurar vínculos entre texto e leitor. Vivian Paley, bell hooks, Georges Jean, Jorge Larrosa, Paul Zumthor, Byung-Chul Han e Walter Benjamin permitem pensar a relação das crianças com a dimensão educativa da leitura e como esta pode ser vivida/experienciada. São abordados os conceitos de Leitura e Infância como fios condutores da discussão, aqui considerados como elementos constitutivos de um Currículo Narrativo para a Educação Infantil. Finaliza se com uma discussão sobre as Histórias de Aprendizagem como uma prática que sustenta a articulação da composição de um Currículo Narrativo como anuncio de uma educação que valoriza os saberes e as experiências de aprendizagem das crianças na escola.Esta tesis presenta un diálogo entre los libros, la lectura y la educación infanti, partiendo del deseo de comprender cómo la organización de prácticas lectoras cotidianas en una escuela posibilita la construcción de una experiencia literaria y la formación de una comunidad de lectores que se ejercitan como narradores en diferentes lenguajes. Utilizando la investigación experiencia como productora de datos y la investigación narrativa como posibilidad de análisis y escritura, el objetivo es tejer consideraciones y reflexiones sobre la Educación Infantil y la lectura literaria.La convivencia diaria con los niños y las maestras de una escuela particular de múltiples edades en el interior de Rio Grande do Sul no busca responder a la pregunta, sino sostener una aproximación filosófica entre la lectura literaria, la infancia y la comunidad escolar. La interlocución con la filosofía permite aprender a pensar la lectura como una forma de ser, estar y configurar vínculos entre el texto y el lector. Vivian Paley, bell hooks, Georges Jean, Jorge Larrosa, Paul Zumthor, Byung-Chul Han y Walter Benjamin permiten reflexionar sobre la relación de los niños con la dimensión educativa de la lectura y cómo esta puede ser vivida/experimentada. Se abordan los conceptos de Lectura e Infancia como hilos conductores de la discusión, considerados aquí como elementos constitutivos de un Currículo Narrativo para la Educación Infantil. La tesis concluye con una discusión sobre las Historias de Aprendizaje como una práctica que sustenta la articulación de la composición de un Currículo Narrativo, anunciando una educación que valora los saberes y las experiencias de aprendizaje de los niños en la escuela.application/pdfporLiteratura infantilInfânciaEducação infantilA imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001207758.pdf.txt001207758.pdf.txtExtracted Texttext/plain288452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276929/2/001207758.pdf.txtd1c4b2722c9403912aa65924406e999aMD52ORIGINAL001207758.pdfTexto completoapplication/pdf2054279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276929/1/001207758.pdff2a129469e520c02dd1e258184a7baabMD5110183/2769292024-08-04 06:25:23.49504oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-04T09:25:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil
title A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil
spellingShingle A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil
Trindade, Talula Rita Montiel Severo Siqueira
Literatura infantil
Infância
Educação infantil
title_short A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil
title_full A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil
title_fullStr A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil
title_full_unstemmed A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil
title_sort A imaginação é uma árvore brilhante: livros e leituras na educação infantil
author Trindade, Talula Rita Montiel Severo Siqueira
author_facet Trindade, Talula Rita Montiel Severo Siqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Talula Rita Montiel Severo Siqueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Infância
Educação infantil
topic Literatura infantil
Infância
Educação infantil
description Esta tese apresenta uma interlocução entre livros, leituras e a educação da infância, partindo do desejo de compreender como a organização de práticas leitoras cotidianas de uma escola possibilita a construção de uma experiência literária e a construção de uma comunidade de leitores que se exercitam como narradores em diferentes linguagens. Tendo como norte a pesquisa experiência como produtora de dados e a pesquisa narrativa como possibilidade de análise e escrita tem como objetivo tecer considerações e reflexões sobre a Educação Infantil e a leitura literária. A convivência cotidiana com as crianças e professoras de uma escola particular multi-etária do interior do Rio Grande do Sul, não pretende responder à questão, mas sustentar uma aproximação filosófica entre leitura literária, infância e comunidade escolar. A interlocução com a filosofia permite aprender a pensar a leitura como modo de ser, estar e configurar vínculos entre texto e leitor. Vivian Paley, bell hooks, Georges Jean, Jorge Larrosa, Paul Zumthor, Byung-Chul Han e Walter Benjamin permitem pensar a relação das crianças com a dimensão educativa da leitura e como esta pode ser vivida/experienciada. São abordados os conceitos de Leitura e Infância como fios condutores da discussão, aqui considerados como elementos constitutivos de um Currículo Narrativo para a Educação Infantil. Finaliza se com uma discussão sobre as Histórias de Aprendizagem como uma prática que sustenta a articulação da composição de um Currículo Narrativo como anuncio de uma educação que valoriza os saberes e as experiências de aprendizagem das crianças na escola.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-03T06:32:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276929
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001207758
url http://hdl.handle.net/10183/276929
identifier_str_mv 001207758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276929/2/001207758.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276929/1/001207758.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d1c4b2722c9403912aa65924406e999a
f2a129469e520c02dd1e258184a7baab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085647709372416