A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donatto, Miriam Edite Canfield
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000z55k
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1569
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.
id UFSM_fbd18044afdc1acae216d5ddd7ff2a93
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1569
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantilThe humanization of the childhood: a contribution of the infantile literatureEducaçãoPsicopedagogiaLiteratura infantilInfânciaHumanizaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.This work is a bibliographical research that has as indicative theme the humanization of the childhood through the infantile literature, where works in the fields of the History, Literature, Psychology and Psychopedagogy were studied. He/she makes a parallel one between the humanity's childhood and the one of the man in relation to its humanization and that contributions the literature can give in that process. It defines what is culture, art and literature and which the paper that they possess in the humanity's evolution and of the man. It approaches aspects that show the as the infantile literature went and it will continue to be essential for the human being integral development, still in the childhood. Literature, that, that uses the resource of the wonderful as form of facilitating the child the discovery and the understanding of the world that the fence, what can be decisive in its integral formation. Literature that, of strategic form, it shows that the good and the badly, the right and the wrong trace a parallel one between the real world and the fictitious, approaching subjects concerning the injustice, of the relationships of power, of the exclusion, among other, in an attempt of rescuing the disposition for the practice of the good through the emotional growth. This work also exposes the contribution that the classic of the Infantile Literature provide to the child, in the search for its own humanization, that is indispensable value for the acceptance and respect to the difference. Desires and fears are fundamental for the preservation and the men's evolution, and the classic literature approaches those front themes, but implicit way, giving courage to the child to try to solve real situations without losing that that is indispensable to whole human being and that nobody can be entitled the of taking it, mainly of the childhood: the hope that in the end everything will give right.Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. Faz um paralelo entre a infância da humanidade e a do homem em relação a sua humanização e que contribuições a literatura pode dar nesse processo.Define o que é cultura, arte e literatura e qual o papel que elas possuem na evolução da humanidade e do homem. Aborda aspectos que mostram o quanto a literatura infantil foi e continuará a ser essencial para o desenvolvimento integral do ser humano, ainda na infância. Literatura, essa, que usa o recurso do maravilhoso como forma de possibilitar à criança a descoberta e a compreensão do mundo que a cerca, o que pode ser decisivo na sua formação integral. Literatura que, de forma maniqueísta, mostra que o bem e o mal, o certo e o errado traçam um paralelo entre o mundo real e o fictício, abordando questões acerca da injustiça, das relações de poder, da exclusão, entre outros, numa tentativa de resgatar a disposição para a prática do bem através do amadurecimento emocional. Este trabalho também expõe a contribuição que os clássicos da Literatura Infantil proporcionam à criança, na busca pela sua própria humanização, que é valor imprescindível para a aceitação e respeito à diferença. Desejos e medos são fundamentais para a preservação e evolução dos homens, e a literatura clássica aborda esses temas de frente, mas de maneira implícita,encorajando a criança a tentar resolver situações reais sem perder aquilo que é indispensável a todo ser humano e que ninguém pode ter o direito de tomá-la, principalmente da infância: a esperança de que no final tudo dará certo.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMunhóz, Maria AlcioneDonatto, Miriam Edite Canfield2016-05-02T15:34:52Z2016-05-02T15:34:52Z2005-032005Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1569ark:/26339/001300000z55kporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:55:09Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1569Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:55:09Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
The humanization of the childhood: a contribution of the infantile literature
title A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
spellingShingle A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
Donatto, Miriam Edite Canfield
Educação
Psicopedagogia
Literatura infantil
Infância
Humanização
title_short A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
title_full A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
title_fullStr A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
title_full_unstemmed A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
title_sort A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
author Donatto, Miriam Edite Canfield
author_facet Donatto, Miriam Edite Canfield
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Munhóz, Maria Alcione
dc.contributor.author.fl_str_mv Donatto, Miriam Edite Canfield
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Psicopedagogia
Literatura infantil
Infância
Humanização
topic Educação
Psicopedagogia
Literatura infantil
Infância
Humanização
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03
2005
2016-05-02T15:34:52Z
2016-05-02T15:34:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1569
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000z55k
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1569
identifier_str_mv ark:/26339/001300000z55k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612524573392896