Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46916 |
Resumo: | O artigo apresenta como objetivo mapear e problematizar quem são os sujeitos que influenciaram a construção e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através da inserção de propostas ligadas a instituições privadas no processo. Busca discutir o conteúdo da proposta educacional na BNCC. No desenvolvimento metodológico, procedemos ao levantamento e à análise de fontes primárias (documentos oficiais, institucionais e relatórios) e secundárias (pesquisas e produções já desenvolvidas sobre o tema). Nas considerações, apresentamos que as relações entre o público e o privado e o movimento dos empresários na BNCC trazem consequências para a educação e para as escolas. |
id |
UEM-11_528c74a22abc05082bce80d092c03e95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/46916 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privadoBNCC. Sujeitos. Público-privadoO artigo apresenta como objetivo mapear e problematizar quem são os sujeitos que influenciaram a construção e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através da inserção de propostas ligadas a instituições privadas no processo. Busca discutir o conteúdo da proposta educacional na BNCC. No desenvolvimento metodológico, procedemos ao levantamento e à análise de fontes primárias (documentos oficiais, institucionais e relatórios) e secundárias (pesquisas e produções já desenvolvidas sobre o tema). Nas considerações, apresentamos que as relações entre o público e o privado e o movimento dos empresários na BNCC trazem consequências para a educação e para as escolas.Universidade Estadual de Maringá2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanalise documental, revisão de literatura, mapeamento de sujeitosapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4691610.4025/tpe.v22i3.46916Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 3 (2019): A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCAÇÃO; 118-1362237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46916/751375149019Caetano, Maria Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T20:29:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/46916Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:39.223819Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado |
title |
Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado |
spellingShingle |
Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado Caetano, Maria Raquel BNCC. Sujeitos. Público-privado |
title_short |
Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado |
title_full |
Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado |
title_fullStr |
Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado |
title_full_unstemmed |
Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado |
title_sort |
Os sujeitos e a proposta educacional da Base Nacional Comum Curricular: entre o público e o privado |
author |
Caetano, Maria Raquel |
author_facet |
Caetano, Maria Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Maria Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC. Sujeitos. Público-privado |
topic |
BNCC. Sujeitos. Público-privado |
description |
O artigo apresenta como objetivo mapear e problematizar quem são os sujeitos que influenciaram a construção e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através da inserção de propostas ligadas a instituições privadas no processo. Busca discutir o conteúdo da proposta educacional na BNCC. No desenvolvimento metodológico, procedemos ao levantamento e à análise de fontes primárias (documentos oficiais, institucionais e relatórios) e secundárias (pesquisas e produções já desenvolvidas sobre o tema). Nas considerações, apresentamos que as relações entre o público e o privado e o movimento dos empresários na BNCC trazem consequências para a educação e para as escolas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion analise documental, revisão de literatura, mapeamento de sujeitos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46916 10.4025/tpe.v22i3.46916 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46916 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v22i3.46916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46916/751375149019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 3 (2019): A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCAÇÃO; 118-136 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157811216384 |