A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25485 |
Resumo: | O presente trabalho constitui a tese de doutorado e tem como propósito discutir aspectos da práticapedagógica na Educação Infantil a partir de uma pesquisa de campo, realizada durante o ano letivo de2007, em um Centro Municipal de Educação Infantil de um município do Noroeste do Paraná. Nessapesquisa, observamos, ora de forma ativa, ora de forma passiva, a prática pedagógica de um pré I, pré II epré III em duas fases distintas. Pela delimitação deste artigo, escolhemos discutir apenas as observaçõesrealizadas no pré III, que era uma turma de período integral. Nesta discussão, faremos consideraçõessobre as atividades desenvolvidas pelas professoras, mostrando algumas possibilidades que enriqueceriamas propostas dessas professoras, articulando com ideias defendidas por autores que dão suporte para umaanálise fundamentada da prática pedagógica na Educação Infantil. O propósito não é esgotar as discussõessobre os temas explanados, mas mostrar que podemos desenvolver, de diversas maneiras, as atividadesque normalmente conduzimos rotineiramente, sem muita ciência, para assim podermos contribuir para odesenvolvimento de nossas crianças. Como resultado desta discussão, concluímos que, no universo daprática pedagógica na Educação Infantil, existem inúmeras possibilidades de conduzirmos o trabalhodocente de modo a propiciar experiências mais significativas às crianças, sendo necessária uma reflexãoconstante, por parte do professor, a respeito do desenvolvimento das atividades, a fim de poder avaliá-lase perceber outras possibilidades de encaminhamento que até então não eram consideradas ou pensadascomo alternativas positivas. |
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