A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saitio, Heloisa Toshie Irie
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25485
Resumo: O presente trabalho constitui a tese de doutorado e tem como propósito discutir aspectos da práticapedagógica na Educação Infantil a partir de uma pesquisa de campo, realizada durante o ano letivo de2007, em um Centro Municipal de Educação Infantil de um município do Noroeste do Paraná. Nessapesquisa, observamos, ora de forma ativa, ora de forma passiva, a prática pedagógica de um pré I, pré II epré III em duas fases distintas. Pela delimitação deste artigo, escolhemos discutir apenas as observaçõesrealizadas no pré III, que era uma turma de período integral. Nesta discussão, faremos consideraçõessobre as atividades desenvolvidas pelas professoras, mostrando algumas possibilidades que enriqueceriamas propostas dessas professoras, articulando com ideias defendidas por autores que dão suporte para umaanálise fundamentada da prática pedagógica na Educação Infantil. O propósito não é esgotar as discussõessobre os temas explanados, mas mostrar que podemos desenvolver, de diversas maneiras, as atividadesque normalmente conduzimos rotineiramente, sem muita ciência, para assim podermos contribuir para odesenvolvimento de nossas crianças. Como resultado desta discussão, concluímos que, no universo daprática pedagógica na Educação Infantil, existem inúmeras possibilidades de conduzirmos o trabalhodocente de modo a propiciar experiências mais significativas às crianças, sendo necessária uma reflexãoconstante, por parte do professor, a respeito do desenvolvimento das atividades, a fim de poder avaliá-lase perceber outras possibilidades de encaminhamento que até então não eram consideradas ou pensadascomo alternativas positivas.
id UEM-11_5b29c8b03eff030b1e18cecb60e85194
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25485
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e consideraçõesEducação InfantilPrática pedagógicaCotidiano escolarO presente trabalho constitui a tese de doutorado e tem como propósito discutir aspectos da práticapedagógica na Educação Infantil a partir de uma pesquisa de campo, realizada durante o ano letivo de2007, em um Centro Municipal de Educação Infantil de um município do Noroeste do Paraná. Nessapesquisa, observamos, ora de forma ativa, ora de forma passiva, a prática pedagógica de um pré I, pré II epré III em duas fases distintas. Pela delimitação deste artigo, escolhemos discutir apenas as observaçõesrealizadas no pré III, que era uma turma de período integral. Nesta discussão, faremos consideraçõessobre as atividades desenvolvidas pelas professoras, mostrando algumas possibilidades que enriqueceriamas propostas dessas professoras, articulando com ideias defendidas por autores que dão suporte para umaanálise fundamentada da prática pedagógica na Educação Infantil. O propósito não é esgotar as discussõessobre os temas explanados, mas mostrar que podemos desenvolver, de diversas maneiras, as atividadesque normalmente conduzimos rotineiramente, sem muita ciência, para assim podermos contribuir para odesenvolvimento de nossas crianças. Como resultado desta discussão, concluímos que, no universo daprática pedagógica na Educação Infantil, existem inúmeras possibilidades de conduzirmos o trabalhodocente de modo a propiciar experiências mais significativas às crianças, sendo necessária uma reflexãoconstante, por parte do professor, a respeito do desenvolvimento das atividades, a fim de poder avaliá-lase perceber outras possibilidades de encaminhamento que até então não eram consideradas ou pensadascomo alternativas positivas.Universidade Estadual de Maringá2014-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/2548510.4025/tpe.v15i3.25485Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 23-342237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25485/pdf_29Saitio, Heloisa Toshie Irieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-27T17:21:08Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25485Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:28.051796Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
title A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
spellingShingle A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
Saitio, Heloisa Toshie Irie
Educação Infantil
Prática pedagógica
Cotidiano escolar
title_short A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
title_full A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
title_fullStr A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
title_full_unstemmed A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
title_sort A prática pedagógica na educação infantil: algumas observações e considerações
author Saitio, Heloisa Toshie Irie
author_facet Saitio, Heloisa Toshie Irie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saitio, Heloisa Toshie Irie
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Prática pedagógica
Cotidiano escolar
topic Educação Infantil
Prática pedagógica
Cotidiano escolar
description O presente trabalho constitui a tese de doutorado e tem como propósito discutir aspectos da práticapedagógica na Educação Infantil a partir de uma pesquisa de campo, realizada durante o ano letivo de2007, em um Centro Municipal de Educação Infantil de um município do Noroeste do Paraná. Nessapesquisa, observamos, ora de forma ativa, ora de forma passiva, a prática pedagógica de um pré I, pré II epré III em duas fases distintas. Pela delimitação deste artigo, escolhemos discutir apenas as observaçõesrealizadas no pré III, que era uma turma de período integral. Nesta discussão, faremos consideraçõessobre as atividades desenvolvidas pelas professoras, mostrando algumas possibilidades que enriqueceriamas propostas dessas professoras, articulando com ideias defendidas por autores que dão suporte para umaanálise fundamentada da prática pedagógica na Educação Infantil. O propósito não é esgotar as discussõessobre os temas explanados, mas mostrar que podemos desenvolver, de diversas maneiras, as atividadesque normalmente conduzimos rotineiramente, sem muita ciência, para assim podermos contribuir para odesenvolvimento de nossas crianças. Como resultado desta discussão, concluímos que, no universo daprática pedagógica na Educação Infantil, existem inúmeras possibilidades de conduzirmos o trabalhodocente de modo a propiciar experiências mais significativas às crianças, sendo necessária uma reflexãoconstante, por parte do professor, a respeito do desenvolvimento das atividades, a fim de poder avaliá-lase perceber outras possibilidades de encaminhamento que até então não eram consideradas ou pensadascomo alternativas positivas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25485
10.4025/tpe.v15i3.25485
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25485
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v15i3.25485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25485/pdf_29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 15 n. 3 (2012); 23-34
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207156624228352