A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbrana, Roberta Aline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunha, Marcus Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46124
Resumo: Este trabalho analisa as relações teóricas entre Jean-Jacques Rousseau e John Dewey por meio dos referenciais da Sofística, cujas contribuições filosóficas e educacionais têm sido revistas em divergência com a interpretação oriunda de Platão. A análise permite situar os dois autores na tradição discursiva retórica, da qual deriva uma forma discursiva elaborada em resposta a situações conflituosas denominadas situações retóricas. Essa forma discursiva é caracterizada pelo uso de decorum e kairós, os quais operam conjuntamente para examinar a origem e o desenvolvimento de atuais visando propor o rompimento com a situação vigente. Assim, Rousseau e Dewey podem ser associados à pedagogia que utiliza essa forma discursiva, a pedagogia retórica, cuja meta é formar o indivíduo para atuar como cidadão, privilegiando o seu potencial criativo para elaborar consensos voltados à deliberação e à ação em momentos críticos da vida social. O trabalho é finalizado com a apresentação da forma discursiva típica de todo discurso retórico, a antilógica, a qual se identifica em ambos os pensadores.
id UEM-11_698b7a6e3d8db2ade80ac288996e0419
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/46124
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John DeweyJean-Jacques RousseauJohn DeweyRetóricaTeorias PedagógicasEste trabalho analisa as relações teóricas entre Jean-Jacques Rousseau e John Dewey por meio dos referenciais da Sofística, cujas contribuições filosóficas e educacionais têm sido revistas em divergência com a interpretação oriunda de Platão. A análise permite situar os dois autores na tradição discursiva retórica, da qual deriva uma forma discursiva elaborada em resposta a situações conflituosas denominadas situações retóricas. Essa forma discursiva é caracterizada pelo uso de decorum e kairós, os quais operam conjuntamente para examinar a origem e o desenvolvimento de atuais visando propor o rompimento com a situação vigente. Assim, Rousseau e Dewey podem ser associados à pedagogia que utiliza essa forma discursiva, a pedagogia retórica, cuja meta é formar o indivíduo para atuar como cidadão, privilegiando o seu potencial criativo para elaborar consensos voltados à deliberação e à ação em momentos críticos da vida social. O trabalho é finalizado com a apresentação da forma discursiva típica de todo discurso retórico, a antilógica, a qual se identifica em ambos os pensadores.Universidade Estadual de Maringá2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4612410.4025/tpe.v22i2.46124Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 23-402237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46124/pdf_1Sbrana, Roberta AlineCunha, Marcus Viniciusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:32:29Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/46124Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:38.868558Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey
title A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey
spellingShingle A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey
Sbrana, Roberta Aline
Jean-Jacques Rousseau
John Dewey
Retórica
Teorias Pedagógicas
title_short A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey
title_full A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey
title_fullStr A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey
title_full_unstemmed A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey
title_sort A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey
author Sbrana, Roberta Aline
author_facet Sbrana, Roberta Aline
Cunha, Marcus Vinicius
author_role author
author2 Cunha, Marcus Vinicius
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sbrana, Roberta Aline
Cunha, Marcus Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Jean-Jacques Rousseau
John Dewey
Retórica
Teorias Pedagógicas
topic Jean-Jacques Rousseau
John Dewey
Retórica
Teorias Pedagógicas
description Este trabalho analisa as relações teóricas entre Jean-Jacques Rousseau e John Dewey por meio dos referenciais da Sofística, cujas contribuições filosóficas e educacionais têm sido revistas em divergência com a interpretação oriunda de Platão. A análise permite situar os dois autores na tradição discursiva retórica, da qual deriva uma forma discursiva elaborada em resposta a situações conflituosas denominadas situações retóricas. Essa forma discursiva é caracterizada pelo uso de decorum e kairós, os quais operam conjuntamente para examinar a origem e o desenvolvimento de atuais visando propor o rompimento com a situação vigente. Assim, Rousseau e Dewey podem ser associados à pedagogia que utiliza essa forma discursiva, a pedagogia retórica, cuja meta é formar o indivíduo para atuar como cidadão, privilegiando o seu potencial criativo para elaborar consensos voltados à deliberação e à ação em momentos críticos da vida social. O trabalho é finalizado com a apresentação da forma discursiva típica de todo discurso retórico, a antilógica, a qual se identifica em ambos os pensadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46124
10.4025/tpe.v22i2.46124
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46124
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v22i2.46124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46124/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 23-40
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157799682048