A Pedagogia Retórica em Jean-Jacques Rousseau e John Dewey
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46124 |
Resumo: | Este trabalho analisa as relações teóricas entre Jean-Jacques Rousseau e John Dewey por meio dos referenciais da Sofística, cujas contribuições filosóficas e educacionais têm sido revistas em divergência com a interpretação oriunda de Platão. A análise permite situar os dois autores na tradição discursiva retórica, da qual deriva uma forma discursiva elaborada em resposta a situações conflituosas denominadas situações retóricas. Essa forma discursiva é caracterizada pelo uso de decorum e kairós, os quais operam conjuntamente para examinar a origem e o desenvolvimento de atuais visando propor o rompimento com a situação vigente. Assim, Rousseau e Dewey podem ser associados à pedagogia que utiliza essa forma discursiva, a pedagogia retórica, cuja meta é formar o indivíduo para atuar como cidadão, privilegiando o seu potencial criativo para elaborar consensos voltados à deliberação e à ação em momentos críticos da vida social. O trabalho é finalizado com a apresentação da forma discursiva típica de todo discurso retórico, a antilógica, a qual se identifica em ambos os pensadores. |
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