A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbrana, Roberta Aline [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157240
Resumo: Este trabalho compara o discurso filosófico e educacional de Jean-Jacques Rousseau com o de John Dewey com o objetivo de identificar aproximações entre eles, sem desprezar eventuais diferenças, focalizando os temas sociedade, educação e homem. A comparação é feita por meio da análise retórica, metodologia fundamentada na Retórica de Aristóteles e na nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca. A intenção é verificar se Rousseau, assim como Dewey, pode ser qualificado como partidário da tradição discursiva retórica e se a sua proposta educacional expressa os princípios da pedagogia retórica. A introdução discute os significados atribuídos à retórica no decorrer da história, destacando a sua relevância em pesquisas que examinam discursos pedagógicos. Os três primeiros capítulos são dedicados à análise dos três temas nos discursos de Rousseau e de Dewey, apresentando suas estratégias argumentativas e marcos discursivos. Devido à identificação de traços típicos da retórica sofista no discurso de ambos, o quarto capítulo defende a inserção de Rousseau na tradição retórica, como se faz com Dewey, e considera que as suas concepções educacionais têm familiaridade com a pedagogia retórica, tal qual a filosofia educacional deweyana. Nas considerações finais são apresentadas possíveis contribuições desta análise para a educação na atualidade.
id UNSP_64ada77e141cbf370c20f4bf5cd976b2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157240
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise RetóricaThe educational philosophy of John Dewey and Jean-Jacques Rousseau: A comparative study through Rhetorical AnalysisJean-Jacques RousseauJohn DeweyRetóricaEducaçãoFilosofiaRhetoricEducationPhilosophyEste trabalho compara o discurso filosófico e educacional de Jean-Jacques Rousseau com o de John Dewey com o objetivo de identificar aproximações entre eles, sem desprezar eventuais diferenças, focalizando os temas sociedade, educação e homem. A comparação é feita por meio da análise retórica, metodologia fundamentada na Retórica de Aristóteles e na nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca. A intenção é verificar se Rousseau, assim como Dewey, pode ser qualificado como partidário da tradição discursiva retórica e se a sua proposta educacional expressa os princípios da pedagogia retórica. A introdução discute os significados atribuídos à retórica no decorrer da história, destacando a sua relevância em pesquisas que examinam discursos pedagógicos. Os três primeiros capítulos são dedicados à análise dos três temas nos discursos de Rousseau e de Dewey, apresentando suas estratégias argumentativas e marcos discursivos. Devido à identificação de traços típicos da retórica sofista no discurso de ambos, o quarto capítulo defende a inserção de Rousseau na tradição retórica, como se faz com Dewey, e considera que as suas concepções educacionais têm familiaridade com a pedagogia retórica, tal qual a filosofia educacional deweyana. Nas considerações finais são apresentadas possíveis contribuições desta análise para a educação na atualidade.This work compares Jean-Jacques Rousseau's philosophical and educational discourse with John Dewey's in order to identify approximations between them, without neglecting any differences, focusing on the themes of society, education and man. The comparison is made through rhetorical analysis, a methodology based on Aristotle's Rhetoric and the new rhetoric of Perelman and Olbrechts-Tyteca. The intention is to verify whether Rousseau, like Dewey, can be qualified as a partisan of the rhetorical discursive tradition and whether his educational proposal expresses the principles of rhetorical pedagogy. The introduction discusses the meanings attributed to rhetoric throughout history, highlighting its relevance in research that examines pedagogical discourses. The first three chapters are dedicated to the analysis of the three themes in the speeches of Rousseau and Dewey, presenting their argumentative strategies and frameworks. Due to the identification of typical features of sophist rhetoric in their discourse, the fourth chapter argues for Rousseau's insertion into the rhetorical tradition, as is done with Dewey, and considers that his educational conceptions are familiar with rhetorical pedagogy, just as philosophy educational background. In the final considerations are presented possible contributions of this analysis to the education in the present time.Cet article compare le discours philosophique et pédagogique de Jean-Jacques Rousseau à John Dewey afin d'identifier les similitudes entre eux, sans pour autant négliger les différences, en se concentrant sur la société de thèmes, de l'éducation et de l'homme. La comparaison est faite au moyen d'une analyse rhétorique, méthodologie basée sur la Rhétorique d'Aristote et la nouvelle rhétorique de Perelman et Olbrechts-Tyteca. L'intention est de vérifier que Rousseau, ainsi que Dewey, peuvent être qualifiés en tant que partisan de la tradition rhétorique discursive et sa proposition éducative exprime les principes de la pédagogie de la rhétorique. L'introduction présente les significations attribuées à la rhétorique à travers l'histoire, en soulignant sa pertinence dans la recherche portant sur les discours pédagogiques. Les trois premiers chapitres sont consacrés à l'analyse des trois thèmes dans les discours de Rousseau et Dewey, présenter leurs stratégies argumentatives et les étapes de discours. En raison de l'identification des caractéristiques typiques de la rhétorique sophistique dans le discours des deux le quatrième chapitre défend l'inclusion de Rousseau dans la tradition rhétorique, comme cela se fait avec Dewey, et estime que leurs concepts éducatifs sont familiers avec la pédagogie de la rhétorique, comme la philosophie contexte éducatif. Dans les considérations finales sont présentées les contributions possibles de cette analyse à l'éducation dans le temps présentFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2015/07644-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sbrana, Roberta Aline [UNESP]2018-10-04T20:04:47Z2018-10-04T20:04:47Z2018-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15724000090868933004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:10:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica
The educational philosophy of John Dewey and Jean-Jacques Rousseau: A comparative study through Rhetorical Analysis
title A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica
spellingShingle A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica
Sbrana, Roberta Aline [UNESP]
Jean-Jacques Rousseau
John Dewey
Retórica
Educação
Filosofia
Rhetoric
Education
Philosophy
title_short A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica
title_full A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica
title_fullStr A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica
title_full_unstemmed A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica
title_sort A filosofia educacional de John Dewey e Jean-Jacques Rousseau: um estudo comparativo por meio da Análise Retórica
author Sbrana, Roberta Aline [UNESP]
author_facet Sbrana, Roberta Aline [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Marcus Vinicius da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sbrana, Roberta Aline [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Jean-Jacques Rousseau
John Dewey
Retórica
Educação
Filosofia
Rhetoric
Education
Philosophy
topic Jean-Jacques Rousseau
John Dewey
Retórica
Educação
Filosofia
Rhetoric
Education
Philosophy
description Este trabalho compara o discurso filosófico e educacional de Jean-Jacques Rousseau com o de John Dewey com o objetivo de identificar aproximações entre eles, sem desprezar eventuais diferenças, focalizando os temas sociedade, educação e homem. A comparação é feita por meio da análise retórica, metodologia fundamentada na Retórica de Aristóteles e na nova retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca. A intenção é verificar se Rousseau, assim como Dewey, pode ser qualificado como partidário da tradição discursiva retórica e se a sua proposta educacional expressa os princípios da pedagogia retórica. A introdução discute os significados atribuídos à retórica no decorrer da história, destacando a sua relevância em pesquisas que examinam discursos pedagógicos. Os três primeiros capítulos são dedicados à análise dos três temas nos discursos de Rousseau e de Dewey, apresentando suas estratégias argumentativas e marcos discursivos. Devido à identificação de traços típicos da retórica sofista no discurso de ambos, o quarto capítulo defende a inserção de Rousseau na tradição retórica, como se faz com Dewey, e considera que as suas concepções educacionais têm familiaridade com a pedagogia retórica, tal qual a filosofia educacional deweyana. Nas considerações finais são apresentadas possíveis contribuições desta análise para a educação na atualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-04T20:04:47Z
2018-10-04T20:04:47Z
2018-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157240
000908689
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/157240
identifier_str_mv 000908689
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045438210703360