SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
DOI: | 10.4025/tpe.v21i1.44333 |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333 |
Resumo: | Trata-se de discussão elaborada a partir de dissertação de mestrado defendida (AUTOR 1, 2016) com foco no currículo na Educação Infantil com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Nos limites desta exposição, apresentam-se aspectos do estudo teórico, especialmente aqueles referentes ao conceito de currículo e às proposições teórico-científicas sobre a temática. A partir de revisão da literatura em fontes digitais de informação, foram reunidas referências para ampliar os argumentos sobre o objeto investigado. Dos estudos realizados, destacam-se resultados relativos ao papel da escola como lugar de excelência para que cada e toda criança tenha acesso à cultura e seja sujeito de direitos fundamentais ao seu pleno e integral desenvolvimento cultural, o que envolve a formação e o aperfeiçoamento de sua inteligência e personalidade. |
id |
UEM-11_712216b230848425da46fd06bb904d9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/44333 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
spelling |
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕESEducaçãoCurrículo na Educação InfantilTeoria Histórico-Cultural.Conteúdos da Educação InfantilTrata-se de discussão elaborada a partir de dissertação de mestrado defendida (AUTOR 1, 2016) com foco no currículo na Educação Infantil com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Nos limites desta exposição, apresentam-se aspectos do estudo teórico, especialmente aqueles referentes ao conceito de currículo e às proposições teórico-científicas sobre a temática. A partir de revisão da literatura em fontes digitais de informação, foram reunidas referências para ampliar os argumentos sobre o objeto investigado. Dos estudos realizados, destacam-se resultados relativos ao papel da escola como lugar de excelência para que cada e toda criança tenha acesso à cultura e seja sujeito de direitos fundamentais ao seu pleno e integral desenvolvimento cultural, o que envolve a formação e o aperfeiçoamento de sua inteligência e personalidade.Universidade Estadual de Maringá2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo teóricoapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4433310.4025/tpe.v21i1.44333Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 15-272237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/751375147623https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/751375147624Akuri, Juliana Guimarães MarcelinoLima, Elieuza Aparecida deCastro, Rosane Michelli deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T11:37:28Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/44333Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.915952Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES |
title |
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES |
spellingShingle |
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES Akuri, Juliana Guimarães Marcelino Educação Currículo na Educação Infantil Teoria Histórico-Cultural. Conteúdos da Educação Infantil Akuri, Juliana Guimarães Marcelino Educação Currículo na Educação Infantil Teoria Histórico-Cultural. Conteúdos da Educação Infantil |
title_short |
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES |
title_full |
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES |
title_fullStr |
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES |
title_sort |
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES |
author |
Akuri, Juliana Guimarães Marcelino |
author_facet |
Akuri, Juliana Guimarães Marcelino Akuri, Juliana Guimarães Marcelino Lima, Elieuza Aparecida de Castro, Rosane Michelli de Lima, Elieuza Aparecida de Castro, Rosane Michelli de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Elieuza Aparecida de Castro, Rosane Michelli de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Akuri, Juliana Guimarães Marcelino Lima, Elieuza Aparecida de Castro, Rosane Michelli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículo na Educação Infantil Teoria Histórico-Cultural. Conteúdos da Educação Infantil |
topic |
Educação Currículo na Educação Infantil Teoria Histórico-Cultural. Conteúdos da Educação Infantil |
description |
Trata-se de discussão elaborada a partir de dissertação de mestrado defendida (AUTOR 1, 2016) com foco no currículo na Educação Infantil com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Nos limites desta exposição, apresentam-se aspectos do estudo teórico, especialmente aqueles referentes ao conceito de currículo e às proposições teórico-científicas sobre a temática. A partir de revisão da literatura em fontes digitais de informação, foram reunidas referências para ampliar os argumentos sobre o objeto investigado. Dos estudos realizados, destacam-se resultados relativos ao papel da escola como lugar de excelência para que cada e toda criança tenha acesso à cultura e seja sujeito de direitos fundamentais ao seu pleno e integral desenvolvimento cultural, o que envolve a formação e o aperfeiçoamento de sua inteligência e personalidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333 10.4025/tpe.v21i1.44333 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v21i1.44333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/pdf https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/751375147623 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/751375147624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 15-27 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1822179452710289408 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4025/tpe.v21i1.44333 |