SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Elieuza Aparecida de, Castro, Rosane Michelli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
DOI: 10.4025/tpe.v21i1.44333
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333
Resumo: Trata-se de discussão elaborada a partir de dissertação de mestrado defendida (AUTOR 1, 2016) com foco no currículo na Educação Infantil com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Nos limites desta exposição, apresentam-se aspectos do estudo teórico, especialmente aqueles referentes ao conceito de currículo e às proposições teórico-científicas sobre a temática. A partir de revisão da literatura em fontes digitais de informação, foram reunidas referências para ampliar os argumentos sobre o objeto investigado. Dos estudos realizados, destacam-se resultados relativos ao papel da escola como lugar de excelência para que cada e toda criança tenha acesso à cultura e seja sujeito de direitos fundamentais ao seu pleno e integral desenvolvimento cultural, o que envolve a formação e o aperfeiçoamento de sua inteligência e personalidade.
id UEM-11_712216b230848425da46fd06bb904d9d
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/44333
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
spelling SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕESEducaçãoCurrículo na Educação InfantilTeoria Histórico-Cultural.Conteúdos da Educação InfantilTrata-se de discussão elaborada a partir de dissertação de mestrado defendida (AUTOR 1, 2016) com foco no currículo na Educação Infantil com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Nos limites desta exposição, apresentam-se aspectos do estudo teórico, especialmente aqueles referentes ao conceito de currículo e às proposições teórico-científicas sobre a temática. A partir de revisão da literatura em fontes digitais de informação, foram reunidas referências para ampliar os argumentos sobre o objeto investigado. Dos estudos realizados, destacam-se resultados relativos ao papel da escola como lugar de excelência para que cada e toda criança tenha acesso à cultura e seja sujeito de direitos fundamentais ao seu pleno e integral desenvolvimento cultural, o que envolve a formação e o aperfeiçoamento de sua inteligência e personalidade.Universidade Estadual de Maringá2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo teóricoapplication/pdfimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4433310.4025/tpe.v21i1.44333Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 15-272237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/751375147623https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/751375147624Akuri, Juliana Guimarães MarcelinoLima, Elieuza Aparecida deCastro, Rosane Michelli deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-23T11:37:28Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/44333Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.915952Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
title SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
spellingShingle SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
Educação
Currículo na Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural.
Conteúdos da Educação Infantil
Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
Educação
Currículo na Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural.
Conteúdos da Educação Infantil
title_short SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
title_full SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
title_fullStr SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
title_full_unstemmed SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
title_sort SOBRE O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: QUESTÕES E REFLEXÕES
author Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
author_facet Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
Lima, Elieuza Aparecida de
Castro, Rosane Michelli de
Lima, Elieuza Aparecida de
Castro, Rosane Michelli de
author_role author
author2 Lima, Elieuza Aparecida de
Castro, Rosane Michelli de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
Lima, Elieuza Aparecida de
Castro, Rosane Michelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo na Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural.
Conteúdos da Educação Infantil
topic Educação
Currículo na Educação Infantil
Teoria Histórico-Cultural.
Conteúdos da Educação Infantil
description Trata-se de discussão elaborada a partir de dissertação de mestrado defendida (AUTOR 1, 2016) com foco no currículo na Educação Infantil com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Nos limites desta exposição, apresentam-se aspectos do estudo teórico, especialmente aqueles referentes ao conceito de currículo e às proposições teórico-científicas sobre a temática. A partir de revisão da literatura em fontes digitais de informação, foram reunidas referências para ampliar os argumentos sobre o objeto investigado. Dos estudos realizados, destacam-se resultados relativos ao papel da escola como lugar de excelência para que cada e toda criança tenha acesso à cultura e seja sujeito de direitos fundamentais ao seu pleno e integral desenvolvimento cultural, o que envolve a formação e o aperfeiçoamento de sua inteligência e personalidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333
10.4025/tpe.v21i1.44333
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v21i1.44333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/pdf
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/751375147623
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44333/751375147624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 21 n. 1 (2018); 15-27
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1822179452710289408
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.4025/tpe.v21i1.44333