O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Celia Cence
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585667
Resumo: Orientador: Angela B. Kleiman
id UNICAMP-30_11b7729426dfc1386c071f2e66a62e5f
oai_identifier_str oai::125813
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervençãoPsicolinguísticaLeituraIntervenção socialMetacogniçãoOrientador: Angela B. KleimanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho teve como enfoque principal a leitura escolar, pois sempre nos preocupou o seu desenvolvimento precário, tendo como conseqüência leitores com uma série de deficiências no que tange à recepção de textos escritos. Por sua vez, a leitura sem objetivos claros e sem um respaldo teórico vai se tornando cada vez mais em uma atividade sem o significado que deveria ter. Tendo como base esses pressupostos, organizamos nosso trabalho voltado para uma intervenção nas aulas de leitura a fim de verificarmos os efeitos de uma diretriz pedagógica alternativa, baseada em princípios psicolingüísticos. Durante seis meses, com um encontro semanal de quatro aulas cada um, desenvolvemos nossa pesquisa, cujo objetivo central era o desenvolvimento de aspectos cognitivos relacionados à leitura, destacando as estratégias metacognitivas. Estiveram envolvidos em nossa pesquisa alunos da classe média alta, da 58 série, de uma escola particular de Uberlândia, que apresentavam claros e variados problemas de leitura. Podemos dizer que obtivemos resultados animadores. No decorrer das aulas, os alunos demonstraram pelo seu comportamento e na participação das aulas a superação que muitos problemas. Tornaram-se mais confiantes e sobretudo, mais conscientes na seqüência das atividades. O interesse pela leitura foi despertado e acentuou-se à medida que a leitura se tornou significativa para eles. A evidência dessa mudança é revelada através da análise da interação na sala de aula, dos procedimentos pedagógicos desencadeados e das entrevistas com os participantes. Destacamos que o trabalho formativo do leitor é possível, a fim de evitarmos que a "crise de leitura" que ora presenciamos recrudesça ainda maisAbstract: The main focus of this study has been on school reading since its, precarious development has always worried uso This has caused a series of deficiences concerning the acceptance of written texts. Reading without clear goals and whithout a theorical support is becoming an activity whithout the necessary significance that it shoud have. 8ased on these assumptions, we have conducted our study to reading in the classroom in order .to verify the effects of an alternative pedagogical direction inspired on psycholinguistic principies. For six months, with a weekly meeting of four classes, we developed our study the main objective of which was the development of cognitive aspects related to reading, emphasizing the metacognitive strategies. Upper-midldle-class students from the fifth grade of a private school in Uberlandia were chosen for this study. They showed clear and different reading problems. We can say that we obtained stimulating results. During class time, thestudents showed through their behavior. and their class participation that they have overcome various problems. They became more confident and, above ali, ,more conscious in the sequence of actvities. The interest for reading was awakened and it grew as the reading.became meaningful to them. The proof of this change was revealed through the analysis of interaction in the classroom, the pedagogical procedures developed and the interviews with the participants. It is evident that ali the work involving the formation of a reader is possible, and is necessary in order to avoid the increase of the "reading crisis" that were observed.MestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Kleiman, Angela, 1945-Terzi, Sylvia BuenoCardoso, Silvia Helena BarbiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Maria Celia Cence19971997-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf177f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585667LOPES, Maria Celia Cence. O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau: uma proposta de intervenção. 1997. 177f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585667. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/125813porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:43:09Zoai::125813Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:43:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervenção
title O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervenção
spellingShingle O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervenção
Lopes, Maria Celia Cence
Psicolinguística
Leitura
Intervenção social
Metacognição
title_short O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervenção
title_full O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervenção
title_fullStr O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervenção
title_sort O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau : uma proposta de intervenção
author Lopes, Maria Celia Cence
author_facet Lopes, Maria Celia Cence
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela, 1945-
Terzi, Sylvia Bueno
Cardoso, Silvia Helena Barbi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Celia Cence
dc.subject.por.fl_str_mv Psicolinguística
Leitura
Intervenção social
Metacognição
topic Psicolinguística
Leitura
Intervenção social
Metacognição
description Orientador: Angela B. Kleiman
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585667
LOPES, Maria Celia Cence. O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau: uma proposta de intervenção. 1997. 177f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585667. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LOPES, Maria Celia Cence. O uso de estrategias cognitivas e metacognitivas no ensino/aprendizagem da leitura no 1o. grau: uma proposta de intervenção. 1997. 177f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585667. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1585667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/125813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
177f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188806979485696