PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Flavia Mendes de Andrade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa, Ezequiel Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/34552
Resumo: O presente artigo discute os eixos juventudes rurais e projetos de vida, relacionando-os em uma pesquisa exploratória realizada com jovens moradores da zona rural de um município pernambucano, no nordeste do Brasil. O objetivo é problematizar as implicações educacionais sobre os projetos de vida de jovens rurais, a partir de uma abordagem histórico cultural. Participaram da pesquisa 80 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Orobó-PE, submetidos a questionários estruturados para os fins da pesquisa. As análises versaram sobre a perspectiva desses jovens para determinadas escolhas futuras e o papel da escola e das mediações da disciplina de química, tomada como exemplo pela relevância no contexto das atividades praticadas em contextos campesinos, nessa tomada de decisão. Os resultados apontam que os jovens rurais do contexto analisado já não identificam na profissão de agricultor uma escolha viável para suas vidas, e indicam a migração para contextos urbanos como necessária à concretização de seus projetos. Percebe-se uma mudança nos significados produzidos e no sentido que os jovens atribuem ao contexto rural em suas trajetórias, as quais se direcionam para a cidade, e para caminhos diferentes dos vividos por seus familiares. A escassez de oferta escolar na zona rural e de políticas públicas para criação de alternativas formativas e recreativas aos jovens parece contribuir com o quadro da migração. Desse modo, atenta-se para o papel da educação nas motivações dos sujeitos, e enfatiza-se a importância de um processo educativo que considere as especificidades do campo.  
id UEM-11_980c2e464758188b4e74ddf127873fd5
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/34552
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHASProjeto de vida. Juventude Rural. Ensino de Química. Educação do Campo.Educação do campoO presente artigo discute os eixos juventudes rurais e projetos de vida, relacionando-os em uma pesquisa exploratória realizada com jovens moradores da zona rural de um município pernambucano, no nordeste do Brasil. O objetivo é problematizar as implicações educacionais sobre os projetos de vida de jovens rurais, a partir de uma abordagem histórico cultural. Participaram da pesquisa 80 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Orobó-PE, submetidos a questionários estruturados para os fins da pesquisa. As análises versaram sobre a perspectiva desses jovens para determinadas escolhas futuras e o papel da escola e das mediações da disciplina de química, tomada como exemplo pela relevância no contexto das atividades praticadas em contextos campesinos, nessa tomada de decisão. Os resultados apontam que os jovens rurais do contexto analisado já não identificam na profissão de agricultor uma escolha viável para suas vidas, e indicam a migração para contextos urbanos como necessária à concretização de seus projetos. Percebe-se uma mudança nos significados produzidos e no sentido que os jovens atribuem ao contexto rural em suas trajetórias, as quais se direcionam para a cidade, e para caminhos diferentes dos vividos por seus familiares. A escassez de oferta escolar na zona rural e de políticas públicas para criação de alternativas formativas e recreativas aos jovens parece contribuir com o quadro da migração. Desse modo, atenta-se para o papel da educação nas motivações dos sujeitos, e enfatiza-se a importância de um processo educativo que considere as especificidades do campo.  Universidade Estadual de Maringá2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3455210.4025/tpe.v20i3.34552Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 117-1302237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/34552/pdfPeres, Flavia Mendes de AndradeBarbosa, Ezequiel Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T14:40:43Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/34552Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:33.317654Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHAS
title PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHAS
spellingShingle PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHAS
Peres, Flavia Mendes de Andrade
Projeto de vida. Juventude Rural. Ensino de Química. Educação do Campo.
Educação do campo
title_short PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHAS
title_full PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHAS
title_fullStr PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHAS
title_full_unstemmed PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHAS
title_sort PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO DE JOVENS RURAIS: IMPLICAÇÕES DO CAMPO EM SUAS ESCOLHAS
author Peres, Flavia Mendes de Andrade
author_facet Peres, Flavia Mendes de Andrade
Barbosa, Ezequiel Alves
author_role author
author2 Barbosa, Ezequiel Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Flavia Mendes de Andrade
Barbosa, Ezequiel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de vida. Juventude Rural. Ensino de Química. Educação do Campo.
Educação do campo
topic Projeto de vida. Juventude Rural. Ensino de Química. Educação do Campo.
Educação do campo
description O presente artigo discute os eixos juventudes rurais e projetos de vida, relacionando-os em uma pesquisa exploratória realizada com jovens moradores da zona rural de um município pernambucano, no nordeste do Brasil. O objetivo é problematizar as implicações educacionais sobre os projetos de vida de jovens rurais, a partir de uma abordagem histórico cultural. Participaram da pesquisa 80 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Orobó-PE, submetidos a questionários estruturados para os fins da pesquisa. As análises versaram sobre a perspectiva desses jovens para determinadas escolhas futuras e o papel da escola e das mediações da disciplina de química, tomada como exemplo pela relevância no contexto das atividades praticadas em contextos campesinos, nessa tomada de decisão. Os resultados apontam que os jovens rurais do contexto analisado já não identificam na profissão de agricultor uma escolha viável para suas vidas, e indicam a migração para contextos urbanos como necessária à concretização de seus projetos. Percebe-se uma mudança nos significados produzidos e no sentido que os jovens atribuem ao contexto rural em suas trajetórias, as quais se direcionam para a cidade, e para caminhos diferentes dos vividos por seus familiares. A escassez de oferta escolar na zona rural e de políticas públicas para criação de alternativas formativas e recreativas aos jovens parece contribuir com o quadro da migração. Desse modo, atenta-se para o papel da educação nas motivações dos sujeitos, e enfatiza-se a importância de um processo educativo que considere as especificidades do campo.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Relato de pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/34552
10.4025/tpe.v20i3.34552
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/34552
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i3.34552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/34552/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 3 (2017); 117-130
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157317337088