ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Groff da Silva, Bárbara Virgínia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hass da Silva, Eduardo Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/56085
Resumo: This article analyzes Identity Diaries written by students of a popular prevestibular class of Porto Alegre (RS) between 2015 and 2016. After reading and transcribing, key words were constructed for the analysis of the writings. This work focuses on the sections marked as gender. Some of these writings presented aspects related to feminism, political minorities, considerations about choices of higher education courses with a predominantly male or female audience, etc. Thus, through the narratives written by individuals themselves, seeks out understand and analyze the life trajectories of these young students, their reasons for prioritizing studies and aiming for approval in higher education institutions. Keywords: Popular prevestibular class; youth, genre.
id UEM-11_ca1fb86b3f3aad86a78838921961abb5
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/56085
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃOcursinho popular; juventudes; gêneroThis article analyzes Identity Diaries written by students of a popular prevestibular class of Porto Alegre (RS) between 2015 and 2016. After reading and transcribing, key words were constructed for the analysis of the writings. This work focuses on the sections marked as gender. Some of these writings presented aspects related to feminism, political minorities, considerations about choices of higher education courses with a predominantly male or female audience, etc. Thus, through the narratives written by individuals themselves, seeks out understand and analyze the life trajectories of these young students, their reasons for prioritizing studies and aiming for approval in higher education institutions. Keywords: Popular prevestibular class; youth, genre.Este artículo analiza los Diarios de Identidad elaborados por estudiantes de un preparatório popular de acceso preuniversitaria en Porto Alegre (RS) entre 2015 y 2016. Después de leer y transcribir, se construyeron palabras clave para el análisis de los escritos. Este trabajo se centra en los tramos demarcados como género. Algunos de estos escritos presentaron aspectos relacionados con el feminismo, las minorias políticas, reflexiones sobre la elección de cursos de educación superior con un público mayoritariamente masculino o femenino, etc. Así, a través de los informes redactados por los propios individuos, buscamos comprender y analizar las trayectorias de vida de estos jóvenes estudiantes, sus razones para priorizar estudios y aspirar a la aprobación en las instituciones de educación superior. Palabras clave: curso preparatório popular de acceso universitária; juventude; género.Este artigo analisa Diários Identitários elaborados por estudantes de um cursinho pré-vestibular popular de Porto Alegre (RS) entre 2015 e 2016. Após a leitura e transcrição, construiu-se palavras-chave para a análise dos escritos. Esse trabalho enfoca os trechos demarcados como gênero. Algumas dessas escritas apresentaram aspectos relacionados ao feminismo, minorias políticas, ponderações sobre escolhas de cursos superiores com um público majoritariamente masculino ou feminino, etc. Dessa forma, através dos relatos escritos pelos próprios indivíduos, busca-se compreender e analisar as trajetórias de vida desses jovens estudantes, seus motivos de priorizarem os estudos e almejarem a aprovação em instituições de ensino superior. Palavras-chave: cursinho popular; juventudes; gênero.Universidade Estadual de Maringá2021-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontexto artigoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5608510.4025/tpe.v24i1.56085Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 1 (2021); 58-772237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/56085/751375152307Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGroff da Silva, Bárbara VirgíniaHass da Silva, Eduardo Cristiano2021-12-18T03:05:59Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/56085Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:42.233231Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO
title ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO
spellingShingle ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO
Groff da Silva, Bárbara Virgínia
cursinho popular; juventudes; gênero
title_short ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO
title_full ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO
title_fullStr ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO
title_full_unstemmed ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO
title_sort ESCRITAS DE SI, GÊNERO E CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: OLHARES PARA AS JUVENTUDES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES DE FORMAÇÃO
author Groff da Silva, Bárbara Virgínia
author_facet Groff da Silva, Bárbara Virgínia
Hass da Silva, Eduardo Cristiano
author_role author
author2 Hass da Silva, Eduardo Cristiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Groff da Silva, Bárbara Virgínia
Hass da Silva, Eduardo Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv cursinho popular; juventudes; gênero
topic cursinho popular; juventudes; gênero
description This article analyzes Identity Diaries written by students of a popular prevestibular class of Porto Alegre (RS) between 2015 and 2016. After reading and transcribing, key words were constructed for the analysis of the writings. This work focuses on the sections marked as gender. Some of these writings presented aspects related to feminism, political minorities, considerations about choices of higher education courses with a predominantly male or female audience, etc. Thus, through the narratives written by individuals themselves, seeks out understand and analyze the life trajectories of these young students, their reasons for prioritizing studies and aiming for approval in higher education institutions. Keywords: Popular prevestibular class; youth, genre.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/56085
10.4025/tpe.v24i1.56085
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/56085
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v24i1.56085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/56085/751375152307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 24 n. 1 (2021); 58-77
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158251618304