AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaqueline Bonfim de Souza Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Simone Sandri, Isaura Monica Souza Zanardini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329
Resumo: The main objective of this paper is to analyze the relationship between large-scale evaluation and school management in some schools of the Cascavel / Paraná Municipal Public School. The methodology is qualitative and the primary sources are: Pedagogical Political Project of the Schools, School Management Plan and School Contraturnal Projects; interviews with principals and pedagogical coordinators. As secondary sources, we use references such asAfonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), among others. One of the trends identified in the research is the search of schools to achieve, maintain and expand the results announced by the Basic Education Development Index, from the perspective of the managerial perspective, while announcing in their documents their intentions for democratic management and evaluation diagnosis. 
id UEM-11_dbdd6c143b3edc2d50eef0aec9dade82
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/54329
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR Avaliação em Larga Escala. Gestão Escolar. Organização do Trabalho Pedagógico.The main objective of this paper is to analyze the relationship between large-scale evaluation and school management in some schools of the Cascavel / Paraná Municipal Public School. The methodology is qualitative and the primary sources are: Pedagogical Political Project of the Schools, School Management Plan and School Contraturnal Projects; interviews with principals and pedagogical coordinators. As secondary sources, we use references such asAfonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), among others. One of the trends identified in the research is the search of schools to achieve, maintain and expand the results announced by the Basic Education Development Index, from the perspective of the managerial perspective, while announcing in their documents their intentions for democratic management and evaluation diagnosis. El objetivo principal de este trabajo es analizar la relación entre la evaluación a gran escala y la gestión escolar en algunas escuelas de la Escuela Pública Municipal de Cascavel / Paraná. La metodología es cualitativa y las fuentes principales son: Proyecto político pedagógico de las escuelas, Plan de gestión escolar y Proyectos escolares contraturnos; entrevistas con directores y coordinadores pedagógicos. Como fuentes secundarias, usamos referencias como  Afonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), entre otros. Una de las tendencias identificadas en la investigación es la búsqueda de escuelas para lograr, mantener y expandir los resultados anunciados por el Índice de Desarrollo de Educación Básica, desde la perspectiva de la gestión, al tiempo que anuncia en sus documentos sus intenciones de gestión y evaluación democráticas diagnóstico. O principal objetivo deste artigo é analisar a relação entre a avaliação em larga escala e a gestão escolar em algumas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/Paraná. A metodologia é qualitativa e as fontes primárias, são as seguintes: Projeto Político Pedagógico das Escolas, Plano de Gestão Escolar e Projetos de Contraturno Escolar; entrevistas com diretores e coordenadores pedagógicos. Como fontes secundárias, utilizamos referências como: Afonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), entre outros. Uma das tendências identificadas na pesquisa, é a busca das escolas em atingir, manter e ampliar os resultados anunciados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, sob a ótica da perspectiva gerencial, sem deixar de anunciar nos seus documentos suas intenções pela gestão democrática e avaliação diagnóstica. Universidade Estadual de Maringá2020-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5432910.4025/tpe.v23i1.54329Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 1 (2020); 89-1092237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329/751375150490Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJaqueline Bonfim de Souza LimaSimone SandriIsaura Monica Souza Zanardini2021-12-18T03:09:57Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/54329Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:41.867315Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
title AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
spellingShingle AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
Jaqueline Bonfim de Souza Lima
Avaliação em Larga Escala. Gestão Escolar. Organização do Trabalho Pedagógico.
title_short AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
title_full AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
title_fullStr AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
title_sort AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
author Jaqueline Bonfim de Souza Lima
author_facet Jaqueline Bonfim de Souza Lima
Simone Sandri
Isaura Monica Souza Zanardini
author_role author
author2 Simone Sandri
Isaura Monica Souza Zanardini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaqueline Bonfim de Souza Lima
Simone Sandri
Isaura Monica Souza Zanardini
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em Larga Escala. Gestão Escolar. Organização do Trabalho Pedagógico.
topic Avaliação em Larga Escala. Gestão Escolar. Organização do Trabalho Pedagógico.
description The main objective of this paper is to analyze the relationship between large-scale evaluation and school management in some schools of the Cascavel / Paraná Municipal Public School. The methodology is qualitative and the primary sources are: Pedagogical Political Project of the Schools, School Management Plan and School Contraturnal Projects; interviews with principals and pedagogical coordinators. As secondary sources, we use references such asAfonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), among others. One of the trends identified in the research is the search of schools to achieve, maintain and expand the results announced by the Basic Education Development Index, from the perspective of the managerial perspective, while announcing in their documents their intentions for democratic management and evaluation diagnosis. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329
10.4025/tpe.v23i1.54329
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v23i1.54329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329/751375150490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 1 (2020); 89-109
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207158235889664