AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329 |
Resumo: | The main objective of this paper is to analyze the relationship between large-scale evaluation and school management in some schools of the Cascavel / Paraná Municipal Public School. The methodology is qualitative and the primary sources are: Pedagogical Political Project of the Schools, School Management Plan and School Contraturnal Projects; interviews with principals and pedagogical coordinators. As secondary sources, we use references such asAfonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), among others. One of the trends identified in the research is the search of schools to achieve, maintain and expand the results announced by the Basic Education Development Index, from the perspective of the managerial perspective, while announcing in their documents their intentions for democratic management and evaluation diagnosis. |
id |
UEM-11_dbdd6c143b3edc2d50eef0aec9dade82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/54329 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR Avaliação em Larga Escala. Gestão Escolar. Organização do Trabalho Pedagógico.The main objective of this paper is to analyze the relationship between large-scale evaluation and school management in some schools of the Cascavel / Paraná Municipal Public School. The methodology is qualitative and the primary sources are: Pedagogical Political Project of the Schools, School Management Plan and School Contraturnal Projects; interviews with principals and pedagogical coordinators. As secondary sources, we use references such asAfonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), among others. One of the trends identified in the research is the search of schools to achieve, maintain and expand the results announced by the Basic Education Development Index, from the perspective of the managerial perspective, while announcing in their documents their intentions for democratic management and evaluation diagnosis. El objetivo principal de este trabajo es analizar la relación entre la evaluación a gran escala y la gestión escolar en algunas escuelas de la Escuela Pública Municipal de Cascavel / Paraná. La metodología es cualitativa y las fuentes principales son: Proyecto político pedagógico de las escuelas, Plan de gestión escolar y Proyectos escolares contraturnos; entrevistas con directores y coordinadores pedagógicos. Como fuentes secundarias, usamos referencias como Afonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), entre otros. Una de las tendencias identificadas en la investigación es la búsqueda de escuelas para lograr, mantener y expandir los resultados anunciados por el Índice de Desarrollo de Educación Básica, desde la perspectiva de la gestión, al tiempo que anuncia en sus documentos sus intenciones de gestión y evaluación democráticas diagnóstico. O principal objetivo deste artigo é analisar a relação entre a avaliação em larga escala e a gestão escolar em algumas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/Paraná. A metodologia é qualitativa e as fontes primárias, são as seguintes: Projeto Político Pedagógico das Escolas, Plano de Gestão Escolar e Projetos de Contraturno Escolar; entrevistas com diretores e coordenadores pedagógicos. Como fontes secundárias, utilizamos referências como: Afonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), entre outros. Uma das tendências identificadas na pesquisa, é a busca das escolas em atingir, manter e ampliar os resultados anunciados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, sob a ótica da perspectiva gerencial, sem deixar de anunciar nos seus documentos suas intenções pela gestão democrática e avaliação diagnóstica. Universidade Estadual de Maringá2020-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5432910.4025/tpe.v23i1.54329Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 1 (2020); 89-1092237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329/751375150490Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJaqueline Bonfim de Souza LimaSimone SandriIsaura Monica Souza Zanardini2021-12-18T03:09:57Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/54329Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:41.867315Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR |
title |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR Jaqueline Bonfim de Souza Lima Avaliação em Larga Escala. Gestão Escolar. Organização do Trabalho Pedagógico. |
title_short |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR |
title_full |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR |
title_sort |
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR |
author |
Jaqueline Bonfim de Souza Lima |
author_facet |
Jaqueline Bonfim de Souza Lima Simone Sandri Isaura Monica Souza Zanardini |
author_role |
author |
author2 |
Simone Sandri Isaura Monica Souza Zanardini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaqueline Bonfim de Souza Lima Simone Sandri Isaura Monica Souza Zanardini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação em Larga Escala. Gestão Escolar. Organização do Trabalho Pedagógico. |
topic |
Avaliação em Larga Escala. Gestão Escolar. Organização do Trabalho Pedagógico. |
description |
The main objective of this paper is to analyze the relationship between large-scale evaluation and school management in some schools of the Cascavel / Paraná Municipal Public School. The methodology is qualitative and the primary sources are: Pedagogical Political Project of the Schools, School Management Plan and School Contraturnal Projects; interviews with principals and pedagogical coordinators. As secondary sources, we use references such asAfonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), among others. One of the trends identified in the research is the search of schools to achieve, maintain and expand the results announced by the Basic Education Development Index, from the perspective of the managerial perspective, while announcing in their documents their intentions for democratic management and evaluation diagnosis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329 10.4025/tpe.v23i1.54329 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v23i1.54329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/54329/751375150490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 23 n. 1 (2020); 89-109 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207158235889664 |