Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Effting, Aline
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197085
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_fc99647d0d4d575402667531e65d8693
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197085
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?Educação Infantilavaliação em larga escalaavaliação de contextoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa busca analisar algumas das iniciativas de avaliação em larga escala da Educação Infantil (EI) em construção no Brasil. Para isso apresentamos a atual configuração da avaliação em larga escala da Educação Básica, evidenciado algumas de suas implicações. Discorremos sobre os diferentes níveis de avaliação – avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação das redes de ensino – e mostramos a possibilidade de articulação entre eles. Apresentamos algumas das iniciativas de avaliação em larga escala da EI implementadas no Brasil, que focalizam suas análises no desempenho cognitivo e socioemocional das crianças e contrapusemos com a experiência italiana de avaliação de contexto. Por fim, analisamos dois documentos que propõem alternativas para avaliação da Educação Infantil no Brasil. Esse estudo teve como base uma pesquisa bibliográfica, baseada em Bondioli (2014); Cipollone (2014); Freitas (2014); Sousa (2014) e uma pesquisa documental assentada nos seguintes materiais: Educação Infantil: subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação (BRASIL, 2012); Contribuições para a política nacional: A avaliação em Educação Infantil a partir da Avaliação de Contexto (BRASIL, 2015). A análise possibilitou constatar que os documentos dão corpo a uma proposta de avaliação em larga escala que considera as especificidades da EI, pois está pautada em uma diversidade de elementos característicos e constitutivos da primeira etapa da Educação Básica. Aponta para uma perspectiva de avaliação diferenciada daquela desenvolvida pelo SAEB, pautada no desempenho, aplicada às demais etapas da Educação Básica no país. Por essa razão, ou seja, por requerer uma lógica diferenciada das experiências em andamento e por implicar no envolvimento de um contingente expressivo de sujeitos em muitas instâncias e órgãos para sua efetivação vemos, especialmente no cenário político atual, poucas chances de implantação da proposta.Florianópolis, SCDurli, ZenildeUniversidade Federal de Santa CatarinaEffting, Aline2019-07-03T12:27:39Z2019-07-03T12:27:39Z2016-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197085info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-03T12:27:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197085Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-03T12:27:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?
title Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?
spellingShingle Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?
Effting, Aline
Educação Infantil
avaliação em larga escala
avaliação de contexto
title_short Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?
title_full Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?
title_fullStr Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?
title_full_unstemmed Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?
title_sort Avaliação em larga escala da Educação Infantil: para que e para quem?
author Effting, Aline
author_facet Effting, Aline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Durli, Zenilde
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Effting, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
avaliação em larga escala
avaliação de contexto
topic Educação Infantil
avaliação em larga escala
avaliação de contexto
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10
2019-07-03T12:27:39Z
2019-07-03T12:27:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197085
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651887096889344