Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kravtsov, Oleg
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431
Resumo: O autor analisa o fenômeno do comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural. Parte da hipótese de que, por trás do comportamento divergente, há certa realidade psicológica que se apresenta como a única fonte de desvio de comportamento. No artigo, são analisados três aspectos do comportamento divergente, tendo por base a teoria histórico-cultural. O primeiro está ligado à fonte desse comportamento. O autor a enxerga na especificidade do desenvolvimento psíquico da personalidade e da esfera volitiva da pessoa. O segundo aspecto guarda relação com a estrutura complexa do fenômeno do comportamento divergente. Do ponto de vista do autor, o comportamento divergente, assim como o defeito, tem manifestações secundárias e terciárias que guardam relação com a influência do meio social. O terceiro aspecto de compreensão do comportamento divergente está relacionado à concepção de socialização. O autor indica que, no âmbito da abordagem histórico-cultural, esse conceito estrutura-se de modo diferente, quando comparado com a ciência psicológica tradicional. Porém, é exatamente assim que a socialização pode explicar o caráter e a essência do comportamento divergente.Palavras-chave: Comportamento divergente. Socialização. Desvio social.
id UEM-11_f5e25adfe3c59ff37ca78ed9b50cf4f0
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/47431
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-culturalO autor analisa o fenômeno do comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural. Parte da hipótese de que, por trás do comportamento divergente, há certa realidade psicológica que se apresenta como a única fonte de desvio de comportamento. No artigo, são analisados três aspectos do comportamento divergente, tendo por base a teoria histórico-cultural. O primeiro está ligado à fonte desse comportamento. O autor a enxerga na especificidade do desenvolvimento psíquico da personalidade e da esfera volitiva da pessoa. O segundo aspecto guarda relação com a estrutura complexa do fenômeno do comportamento divergente. Do ponto de vista do autor, o comportamento divergente, assim como o defeito, tem manifestações secundárias e terciárias que guardam relação com a influência do meio social. O terceiro aspecto de compreensão do comportamento divergente está relacionado à concepção de socialização. O autor indica que, no âmbito da abordagem histórico-cultural, esse conceito estrutura-se de modo diferente, quando comparado com a ciência psicológica tradicional. Porém, é exatamente assim que a socialização pode explicar o caráter e a essência do comportamento divergente.Palavras-chave: Comportamento divergente. Socialização. Desvio social.Universidade Estadual de Maringá2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4743110.4025/tpe.v22i1.47431Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 64-722237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431/pdf_1Kravtsov, Oleginfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:38:18Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47431Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:39.748013Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural
title Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural
spellingShingle Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural
Kravtsov, Oleg
title_short Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural
title_full Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural
title_fullStr Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural
title_full_unstemmed Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural
title_sort Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural
author Kravtsov, Oleg
author_facet Kravtsov, Oleg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kravtsov, Oleg
description O autor analisa o fenômeno do comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural. Parte da hipótese de que, por trás do comportamento divergente, há certa realidade psicológica que se apresenta como a única fonte de desvio de comportamento. No artigo, são analisados três aspectos do comportamento divergente, tendo por base a teoria histórico-cultural. O primeiro está ligado à fonte desse comportamento. O autor a enxerga na especificidade do desenvolvimento psíquico da personalidade e da esfera volitiva da pessoa. O segundo aspecto guarda relação com a estrutura complexa do fenômeno do comportamento divergente. Do ponto de vista do autor, o comportamento divergente, assim como o defeito, tem manifestações secundárias e terciárias que guardam relação com a influência do meio social. O terceiro aspecto de compreensão do comportamento divergente está relacionado à concepção de socialização. O autor indica que, no âmbito da abordagem histórico-cultural, esse conceito estrutura-se de modo diferente, quando comparado com a ciência psicológica tradicional. Porém, é exatamente assim que a socialização pode explicar o caráter e a essência do comportamento divergente.Palavras-chave: Comportamento divergente. Socialização. Desvio social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431
10.4025/tpe.v22i1.47431
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v22i1.47431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 64-72
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157823799296