Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431 |
Resumo: | O autor analisa o fenômeno do comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural. Parte da hipótese de que, por trás do comportamento divergente, há certa realidade psicológica que se apresenta como a única fonte de desvio de comportamento. No artigo, são analisados três aspectos do comportamento divergente, tendo por base a teoria histórico-cultural. O primeiro está ligado à fonte desse comportamento. O autor a enxerga na especificidade do desenvolvimento psíquico da personalidade e da esfera volitiva da pessoa. O segundo aspecto guarda relação com a estrutura complexa do fenômeno do comportamento divergente. Do ponto de vista do autor, o comportamento divergente, assim como o defeito, tem manifestações secundárias e terciárias que guardam relação com a influência do meio social. O terceiro aspecto de compreensão do comportamento divergente está relacionado à concepção de socialização. O autor indica que, no âmbito da abordagem histórico-cultural, esse conceito estrutura-se de modo diferente, quando comparado com a ciência psicológica tradicional. Porém, é exatamente assim que a socialização pode explicar o caráter e a essência do comportamento divergente.Palavras-chave: Comportamento divergente. Socialização. Desvio social. |
id |
UEM-11_f5e25adfe3c59ff37ca78ed9b50cf4f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/47431 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-culturalO autor analisa o fenômeno do comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural. Parte da hipótese de que, por trás do comportamento divergente, há certa realidade psicológica que se apresenta como a única fonte de desvio de comportamento. No artigo, são analisados três aspectos do comportamento divergente, tendo por base a teoria histórico-cultural. O primeiro está ligado à fonte desse comportamento. O autor a enxerga na especificidade do desenvolvimento psíquico da personalidade e da esfera volitiva da pessoa. O segundo aspecto guarda relação com a estrutura complexa do fenômeno do comportamento divergente. Do ponto de vista do autor, o comportamento divergente, assim como o defeito, tem manifestações secundárias e terciárias que guardam relação com a influência do meio social. O terceiro aspecto de compreensão do comportamento divergente está relacionado à concepção de socialização. O autor indica que, no âmbito da abordagem histórico-cultural, esse conceito estrutura-se de modo diferente, quando comparado com a ciência psicológica tradicional. Porém, é exatamente assim que a socialização pode explicar o caráter e a essência do comportamento divergente.Palavras-chave: Comportamento divergente. Socialização. Desvio social.Universidade Estadual de Maringá2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4743110.4025/tpe.v22i1.47431Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 64-722237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431/pdf_1Kravtsov, Oleginfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:38:18Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47431Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:39.748013Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural |
title |
Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural |
spellingShingle |
Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural Kravtsov, Oleg |
title_short |
Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural |
title_full |
Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural |
title_fullStr |
Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural |
title_sort |
Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural |
author |
Kravtsov, Oleg |
author_facet |
Kravtsov, Oleg |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kravtsov, Oleg |
description |
O autor analisa o fenômeno do comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural. Parte da hipótese de que, por trás do comportamento divergente, há certa realidade psicológica que se apresenta como a única fonte de desvio de comportamento. No artigo, são analisados três aspectos do comportamento divergente, tendo por base a teoria histórico-cultural. O primeiro está ligado à fonte desse comportamento. O autor a enxerga na especificidade do desenvolvimento psíquico da personalidade e da esfera volitiva da pessoa. O segundo aspecto guarda relação com a estrutura complexa do fenômeno do comportamento divergente. Do ponto de vista do autor, o comportamento divergente, assim como o defeito, tem manifestações secundárias e terciárias que guardam relação com a influência do meio social. O terceiro aspecto de compreensão do comportamento divergente está relacionado à concepção de socialização. O autor indica que, no âmbito da abordagem histórico-cultural, esse conceito estrutura-se de modo diferente, quando comparado com a ciência psicológica tradicional. Porém, é exatamente assim que a socialização pode explicar o caráter e a essência do comportamento divergente.Palavras-chave: Comportamento divergente. Socialização. Desvio social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431 10.4025/tpe.v22i1.47431 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v22i1.47431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47431/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 64-72 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157823799296 |