O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426 |
Resumo: | No presente artigo, examina-se, brevemente, a crise por que passava a Psicologia à época em que L. S. Vigotski viveu e construiu sua obra científica. Ela é identificada como a crise que envolvia a definição do próprio objeto de estudo da Psicologia. As diversas tentativas realizadas com o intuito de definir o objeto dessa nova ciência que emergia geraram inúmeras visões, por vezes até antagônicas. Essa multiplicidade de visões, identificadas como diferentes escolas de pensamento a respeito da Psicologia, acabou por transformá-la numa pseudociência, vazia de seu próprio conteúdo. Foi em meio a essa crise que Vigotski formulou e apresentou uma nova e revolucionária visão teórica que rompeu com o reducionismo então vigente. São aqui apresentadas, resumidamente, suas principais ideias e fundamentos acerca do que seria o objeto da Psicologia e sua indissociável relação com o método que utiliza.Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. L.S. Vigotski. Objeto e método de estudo. |
id |
UEM-11_e4b80d981d40216edb80c5524fda89a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/47426 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O objeto e o método da psicologia histórico-culturalNo presente artigo, examina-se, brevemente, a crise por que passava a Psicologia à época em que L. S. Vigotski viveu e construiu sua obra científica. Ela é identificada como a crise que envolvia a definição do próprio objeto de estudo da Psicologia. As diversas tentativas realizadas com o intuito de definir o objeto dessa nova ciência que emergia geraram inúmeras visões, por vezes até antagônicas. Essa multiplicidade de visões, identificadas como diferentes escolas de pensamento a respeito da Psicologia, acabou por transformá-la numa pseudociência, vazia de seu próprio conteúdo. Foi em meio a essa crise que Vigotski formulou e apresentou uma nova e revolucionária visão teórica que rompeu com o reducionismo então vigente. São aqui apresentadas, resumidamente, suas principais ideias e fundamentos acerca do que seria o objeto da Psicologia e sua indissociável relação com o método que utiliza.Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. L.S. Vigotski. Objeto e método de estudo.Universidade Estadual de Maringá2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4742610.4025/tpe.v22i1.47426Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 25-312237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426/pdf_1Kravtsov, G. G.Kravtsova, E. E.info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:40:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47426Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:39.526575Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O objeto e o método da psicologia histórico-cultural |
title |
O objeto e o método da psicologia histórico-cultural |
spellingShingle |
O objeto e o método da psicologia histórico-cultural Kravtsov, G. G. |
title_short |
O objeto e o método da psicologia histórico-cultural |
title_full |
O objeto e o método da psicologia histórico-cultural |
title_fullStr |
O objeto e o método da psicologia histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
O objeto e o método da psicologia histórico-cultural |
title_sort |
O objeto e o método da psicologia histórico-cultural |
author |
Kravtsov, G. G. |
author_facet |
Kravtsov, G. G. Kravtsova, E. E. |
author_role |
author |
author2 |
Kravtsova, E. E. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kravtsov, G. G. Kravtsova, E. E. |
description |
No presente artigo, examina-se, brevemente, a crise por que passava a Psicologia à época em que L. S. Vigotski viveu e construiu sua obra científica. Ela é identificada como a crise que envolvia a definição do próprio objeto de estudo da Psicologia. As diversas tentativas realizadas com o intuito de definir o objeto dessa nova ciência que emergia geraram inúmeras visões, por vezes até antagônicas. Essa multiplicidade de visões, identificadas como diferentes escolas de pensamento a respeito da Psicologia, acabou por transformá-la numa pseudociência, vazia de seu próprio conteúdo. Foi em meio a essa crise que Vigotski formulou e apresentou uma nova e revolucionária visão teórica que rompeu com o reducionismo então vigente. São aqui apresentadas, resumidamente, suas principais ideias e fundamentos acerca do que seria o objeto da Psicologia e sua indissociável relação com o método que utiliza.Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. L.S. Vigotski. Objeto e método de estudo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426 10.4025/tpe.v22i1.47426 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v22i1.47426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 25-31 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157818556416 |