O objeto e o método da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kravtsov, G. G.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kravtsova, E. E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426
Resumo: No presente artigo, examina-se, brevemente, a crise por que passava a Psicologia à época em que L. S. Vigotski viveu e construiu sua obra científica. Ela é identificada como a crise que envolvia a definição do próprio objeto de estudo da Psicologia. As diversas tentativas realizadas com o intuito de definir o objeto dessa nova ciência que emergia geraram inúmeras visões, por vezes até antagônicas. Essa multiplicidade de visões, identificadas como diferentes escolas de pensamento a respeito da Psicologia, acabou por transformá-la numa pseudociência, vazia de seu próprio conteúdo. Foi em meio a essa crise que Vigotski formulou e apresentou uma nova e revolucionária visão teórica que rompeu com o reducionismo então vigente. São aqui apresentadas, resumidamente, suas principais ideias e fundamentos acerca do que seria o objeto da Psicologia e sua indissociável relação com o método que utiliza.Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. L.S. Vigotski. Objeto e método de estudo.
id UEM-11_e4b80d981d40216edb80c5524fda89a6
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/47426
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling O objeto e o método da psicologia histórico-culturalNo presente artigo, examina-se, brevemente, a crise por que passava a Psicologia à época em que L. S. Vigotski viveu e construiu sua obra científica. Ela é identificada como a crise que envolvia a definição do próprio objeto de estudo da Psicologia. As diversas tentativas realizadas com o intuito de definir o objeto dessa nova ciência que emergia geraram inúmeras visões, por vezes até antagônicas. Essa multiplicidade de visões, identificadas como diferentes escolas de pensamento a respeito da Psicologia, acabou por transformá-la numa pseudociência, vazia de seu próprio conteúdo. Foi em meio a essa crise que Vigotski formulou e apresentou uma nova e revolucionária visão teórica que rompeu com o reducionismo então vigente. São aqui apresentadas, resumidamente, suas principais ideias e fundamentos acerca do que seria o objeto da Psicologia e sua indissociável relação com o método que utiliza.Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. L.S. Vigotski. Objeto e método de estudo.Universidade Estadual de Maringá2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4742610.4025/tpe.v22i1.47426Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 25-312237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426/pdf_1Kravtsov, G. G.Kravtsova, E. E.info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:40:05Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47426Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:39.526575Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
title O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
spellingShingle O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
Kravtsov, G. G.
title_short O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
title_full O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
title_fullStr O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
title_sort O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
author Kravtsov, G. G.
author_facet Kravtsov, G. G.
Kravtsova, E. E.
author_role author
author2 Kravtsova, E. E.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kravtsov, G. G.
Kravtsova, E. E.
description No presente artigo, examina-se, brevemente, a crise por que passava a Psicologia à época em que L. S. Vigotski viveu e construiu sua obra científica. Ela é identificada como a crise que envolvia a definição do próprio objeto de estudo da Psicologia. As diversas tentativas realizadas com o intuito de definir o objeto dessa nova ciência que emergia geraram inúmeras visões, por vezes até antagônicas. Essa multiplicidade de visões, identificadas como diferentes escolas de pensamento a respeito da Psicologia, acabou por transformá-la numa pseudociência, vazia de seu próprio conteúdo. Foi em meio a essa crise que Vigotski formulou e apresentou uma nova e revolucionária visão teórica que rompeu com o reducionismo então vigente. São aqui apresentadas, resumidamente, suas principais ideias e fundamentos acerca do que seria o objeto da Psicologia e sua indissociável relação com o método que utiliza.Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. L.S. Vigotski. Objeto e método de estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426
10.4025/tpe.v22i1.47426
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v22i1.47426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47426/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 25-31
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157818556416