A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é examinar o significado da ideia de L. S. Vigotski de que o conhecimento é um meio cultural de desenvolvimento e as repercussões dessa ideia para a organização do ensino de matemática. Admitindo-se que se ensina não matemática, mas com a matemática, são examinadas criticamente algumas possibilidades de resposta à pergunta sobre o que se ensina ao aluno quando a matemática é entendida como um meio e não uma finalidade do ensino. Em seguida, são destacadas algumas conclusões psicológicas e pedagógicas ligadas à organização do processo de ensino de matemática, quando este campo do saber é compreendido como meio cultural de que o professor lança mão para ensinar.Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Pedagogia. Ensino da matemática. |
id |
UEM-11_5621554cd150a14b341ed558b8bc6ecd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/47428 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de MatemáticaO objetivo do presente artigo é examinar o significado da ideia de L. S. Vigotski de que o conhecimento é um meio cultural de desenvolvimento e as repercussões dessa ideia para a organização do ensino de matemática. Admitindo-se que se ensina não matemática, mas com a matemática, são examinadas criticamente algumas possibilidades de resposta à pergunta sobre o que se ensina ao aluno quando a matemática é entendida como um meio e não uma finalidade do ensino. Em seguida, são destacadas algumas conclusões psicológicas e pedagógicas ligadas à organização do processo de ensino de matemática, quando este campo do saber é compreendido como meio cultural de que o professor lança mão para ensinar.Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Pedagogia. Ensino da matemática.Universidade Estadual de Maringá2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4742810.4025/tpe.v22i1.47428Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 44-492237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428/pdf_1Kravtsov, Lev Guennadievitchinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:39:11Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47428Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:39.632462Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática |
title |
A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática |
spellingShingle |
A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática Kravtsov, Lev Guennadievitch |
title_short |
A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática |
title_full |
A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática |
title_fullStr |
A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática |
title_full_unstemmed |
A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática |
title_sort |
A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática |
author |
Kravtsov, Lev Guennadievitch |
author_facet |
Kravtsov, Lev Guennadievitch |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kravtsov, Lev Guennadievitch |
description |
O objetivo do presente artigo é examinar o significado da ideia de L. S. Vigotski de que o conhecimento é um meio cultural de desenvolvimento e as repercussões dessa ideia para a organização do ensino de matemática. Admitindo-se que se ensina não matemática, mas com a matemática, são examinadas criticamente algumas possibilidades de resposta à pergunta sobre o que se ensina ao aluno quando a matemática é entendida como um meio e não uma finalidade do ensino. Em seguida, são destacadas algumas conclusões psicológicas e pedagógicas ligadas à organização do processo de ensino de matemática, quando este campo do saber é compreendido como meio cultural de que o professor lança mão para ensinar.Palavras-chave: Teoria histórico-cultural. Pedagogia. Ensino da matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428 10.4025/tpe.v22i1.47428 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v22i1.47428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47428/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 1 (2019); 44-49 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157820653568 |