ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi levantar produções científicas a nível internacional que se relacionavam ao ensino-aprendizagem na universidade. O estudo abrangeu o período de 1996 a 2016, a partir das bases de dados Web of Science, Science Direct, Scopus e Scielo, por meio das palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Processo ensino-aprendizagem, Universidade e Graduação. Foram selecionadas 173 artigos, dos quais 41 foram posteriormente selecionados a partir do Methodi Ordinatio. Os achados relataram temas como práticas de ensino e tecnologias aplicadas na universidade, que o maior número de artigos relevantes estão nos últimos 5 anos (70% das obras selecionadas), predominando publicações em periódicos na área de educação e ensino. Entende-se que o processo ensino-aprendizagem é um fator muito importante no contexto educacional, assim como práticas que possam contribuir para sua reflexão e possíveis adequações. |
id |
UEM-11_fa50580dd9dd14a5ca123f6a011b52d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/37647 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)Ensino-aprendizagemUniversidaderevisão sistematizada.ensinoO objetivo do estudo foi levantar produções científicas a nível internacional que se relacionavam ao ensino-aprendizagem na universidade. O estudo abrangeu o período de 1996 a 2016, a partir das bases de dados Web of Science, Science Direct, Scopus e Scielo, por meio das palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Processo ensino-aprendizagem, Universidade e Graduação. Foram selecionadas 173 artigos, dos quais 41 foram posteriormente selecionados a partir do Methodi Ordinatio. Os achados relataram temas como práticas de ensino e tecnologias aplicadas na universidade, que o maior número de artigos relevantes estão nos últimos 5 anos (70% das obras selecionadas), predominando publicações em periódicos na área de educação e ensino. Entende-se que o processo ensino-aprendizagem é um fator muito importante no contexto educacional, assim como práticas que possam contribuir para sua reflexão e possíveis adequações. Universidade Estadual de Maringá2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3764710.4025/tpe.v20i2.37647Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 45-562237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647/pdfChristo, Maria Marilei SoistakResende, Luis Maurício Martins deKlein, Angela Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T10:58:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/37647Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.063832Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016) |
title |
ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016) |
spellingShingle |
ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016) Christo, Maria Marilei Soistak Ensino-aprendizagem Universidade revisão sistematizada. ensino |
title_short |
ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016) |
title_full |
ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016) |
title_fullStr |
ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016) |
title_full_unstemmed |
ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016) |
title_sort |
ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016) |
author |
Christo, Maria Marilei Soistak |
author_facet |
Christo, Maria Marilei Soistak Resende, Luis Maurício Martins de Klein, Angela Inês |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Luis Maurício Martins de Klein, Angela Inês |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Christo, Maria Marilei Soistak Resende, Luis Maurício Martins de Klein, Angela Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Universidade revisão sistematizada. ensino |
topic |
Ensino-aprendizagem Universidade revisão sistematizada. ensino |
description |
O objetivo do estudo foi levantar produções científicas a nível internacional que se relacionavam ao ensino-aprendizagem na universidade. O estudo abrangeu o período de 1996 a 2016, a partir das bases de dados Web of Science, Science Direct, Scopus e Scielo, por meio das palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Processo ensino-aprendizagem, Universidade e Graduação. Foram selecionadas 173 artigos, dos quais 41 foram posteriormente selecionados a partir do Methodi Ordinatio. Os achados relataram temas como práticas de ensino e tecnologias aplicadas na universidade, que o maior número de artigos relevantes estão nos últimos 5 anos (70% das obras selecionadas), predominando publicações em periódicos na área de educação e ensino. Entende-se que o processo ensino-aprendizagem é um fator muito importante no contexto educacional, assim como práticas que possam contribuir para sua reflexão e possíveis adequações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647 10.4025/tpe.v20i2.37647 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v20i2.37647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 45-56 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157697970176 |