ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christo, Maria Marilei Soistak
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Resende, Luis Maurício Martins de, Klein, Angela Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647
Resumo: O objetivo do estudo foi levantar produções científicas a nível internacional que se relacionavam ao ensino-aprendizagem na universidade. O estudo abrangeu o período de 1996 a 2016, a partir das bases de dados Web of Science, Science Direct, Scopus e Scielo, por meio das palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Processo ensino-aprendizagem, Universidade e Graduação. Foram selecionadas 173 artigos, dos quais 41 foram posteriormente selecionados a partir do Methodi Ordinatio. Os achados relataram temas como práticas de ensino e tecnologias aplicadas na universidade, que o maior número de artigos relevantes estão nos últimos 5 anos (70% das obras selecionadas), predominando publicações em periódicos na área de educação e ensino. Entende-se que o processo ensino-aprendizagem é um fator muito importante no contexto educacional, assim como práticas que possam contribuir para sua reflexão e possíveis adequações. 
id UEM-11_fa50580dd9dd14a5ca123f6a011b52d1
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/37647
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)Ensino-aprendizagemUniversidaderevisão sistematizada.ensinoO objetivo do estudo foi levantar produções científicas a nível internacional que se relacionavam ao ensino-aprendizagem na universidade. O estudo abrangeu o período de 1996 a 2016, a partir das bases de dados Web of Science, Science Direct, Scopus e Scielo, por meio das palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Processo ensino-aprendizagem, Universidade e Graduação. Foram selecionadas 173 artigos, dos quais 41 foram posteriormente selecionados a partir do Methodi Ordinatio. Os achados relataram temas como práticas de ensino e tecnologias aplicadas na universidade, que o maior número de artigos relevantes estão nos últimos 5 anos (70% das obras selecionadas), predominando publicações em periódicos na área de educação e ensino. Entende-se que o processo ensino-aprendizagem é um fator muito importante no contexto educacional, assim como práticas que possam contribuir para sua reflexão e possíveis adequações. Universidade Estadual de Maringá2018-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3764710.4025/tpe.v20i2.37647Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 45-562237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647/pdfChristo, Maria Marilei SoistakResende, Luis Maurício Martins deKlein, Angela Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T10:58:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/37647Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:35.063832Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)
title ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)
spellingShingle ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)
Christo, Maria Marilei Soistak
Ensino-aprendizagem
Universidade
revisão sistematizada.
ensino
title_short ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)
title_full ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)
title_fullStr ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)
title_full_unstemmed ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)
title_sort ENSINO-APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE: UMA REVISÃO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS (1996-2016)
author Christo, Maria Marilei Soistak
author_facet Christo, Maria Marilei Soistak
Resende, Luis Maurício Martins de
Klein, Angela Inês
author_role author
author2 Resende, Luis Maurício Martins de
Klein, Angela Inês
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Christo, Maria Marilei Soistak
Resende, Luis Maurício Martins de
Klein, Angela Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Universidade
revisão sistematizada.
ensino
topic Ensino-aprendizagem
Universidade
revisão sistematizada.
ensino
description O objetivo do estudo foi levantar produções científicas a nível internacional que se relacionavam ao ensino-aprendizagem na universidade. O estudo abrangeu o período de 1996 a 2016, a partir das bases de dados Web of Science, Science Direct, Scopus e Scielo, por meio das palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Processo ensino-aprendizagem, Universidade e Graduação. Foram selecionadas 173 artigos, dos quais 41 foram posteriormente selecionados a partir do Methodi Ordinatio. Os achados relataram temas como práticas de ensino e tecnologias aplicadas na universidade, que o maior número de artigos relevantes estão nos últimos 5 anos (70% das obras selecionadas), predominando publicações em periódicos na área de educação e ensino. Entende-se que o processo ensino-aprendizagem é um fator muito importante no contexto educacional, assim como práticas que possam contribuir para sua reflexão e possíveis adequações. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647
10.4025/tpe.v20i2.37647
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i2.37647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37647/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 2 (2017); 45-56
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157697970176