REPRESENTAÇÕES SOBRE ARRANJOS FAMILIARES EM LIVROS DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouvêa, Angélica Gomes da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vieira, Jose Jairo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/37837
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender as representações sobre os arranjos familiares presentes nos seis livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático, para o ano de 2015. Para tanto, foi realizada análise acerca da apresentação das categorias família, gênero e sexualidade nos livros e, sobretudo, de suas representações. As principais referências utilizadas foram Apple e Bourdieu. As análises evidenciaram que os livros, de uma forma geral, se aproximam ao apresentarem conceitos e categorias em consonância com os recentes debates sobre diversidade, tal como relações homoafetivas e homossexualidade. Do mesmo modo, os livros excedem as menções de famílias tradicionais baseadas na padronização heteronormativa, consideradas unicamente as presenças da mãe e do pai.
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