DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcello
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva da Silva, André Luís, Oliveira Portugal, Khalil, Mota Polito, Antony Marco, Leopoldino da Silva Filho, Olavo, Corci Batista, Michel, Guimarães Maciel, Felippe, Lessa do Couto, Roberto Vinícios, dos Santos, Osmair Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vitruvian Cogitationes
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70784
Resumo: In this essay, we adopt experimentation as a didactic-pedagogical strategy in science education and analyze the theoretical and methodological elements that can be integrated by it. In particular, we approach the main aspects of Teaching by Inquiry and Problem Solving and their interrelationships and possible amalgams in the construction of a Problematized Experimental Approach (PEA). We specifically present the strategies defined for the two approaches and present the mentioned articulation strategies.
id UEM-13_0a3d678043e3caab1ad5af52de1b6ebb
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/70784
network_acronym_str UEM-13
network_name_str Vitruvian Cogitationes
repository_id_str
spelling DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOSTeaching by InquiryProblem SolvingProblematized Experimental ApproachEnseñanza Basada en la InvestigaciónSolución de ProblemasEnfoque Experimental ProblematizadoEnsino por InvestigaçãoResolução de ProblemasAbordagem Experimental ProblematizadaIn this essay, we adopt experimentation as a didactic-pedagogical strategy in science education and analyze the theoretical and methodological elements that can be integrated by it. In particular, we approach the main aspects of Teaching by Inquiry and Problem Solving and their interrelationships and possible amalgams in the construction of a Problematized Experimental Approach (PEA). We specifically present the strategies defined for the two approaches and present the mentioned articulation strategies. En este trabajo, adoptamos la experimentación como estrategia didáctico-pedagógica en la educación de las ciencias y analizamos los elementos teóricos y metodológicos que pueden ser integrados por ella. En particular, abordamos los principales supuestos de la Enseñanza Basada en la Investigación y la Resolución de Problemas y sus interrelaciones y posibles fusiones en la construcción de un Enfoque Experimental Problematizado (EEP). Precisamente abordamos la inteligibilidad de los supuestos sobre los que se configuran estas dos estrategias y también presentamos ejemplos concretos para articular las estrategias antes mencionadas.Neste trabalho, adotamos a experimentação como estratégia didático-pedagógica na educação em ciências e analisamos os elementos teóricos e metodológicos que podem ser por ela integrados. Em particular, abordamos os principais pressupostos do Ensino por Investigação e da Resolução de Problemas e suas inter-relações e possíveis amálgamas na construção de uma Abordagem Experimental Problematizada (AEP). Abordamos, precisamente, a inteligibilidade dos pressupostos sobre os quais estão configuradas essas duas estratégias e apresentamos, ainda, exemplos concretos para articular as estratégias referidas.Eduem2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/7078410.4025/rvc.v4i3.70784Vitruvian Cogitationes; v. 4 n. extra (2023): número extra; 10-222675-9616reponame:Vitruvian Cogitationesinstname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70784/751375157050Copyright (c) 2023 Revista Vitruvian Cogitationesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marcello Silva da Silva, André Luís Oliveira Portugal, Khalil Mota Polito, Antony MarcoLeopoldino da Silva Filho, Olavo Corci Batista, Michel Guimarães Maciel, Felippe Lessa do Couto, Roberto Vinícios dos Santos, Osmair Carlos 2023-12-21T22:57:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/70784Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationesPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/oairvc@uem.br2675-96162675-9616opendoar:2023-12-21T22:57:55Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOS
title DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOS
spellingShingle DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOS
Ferreira, Marcello
Teaching by Inquiry
Problem Solving
Problematized Experimental Approach
Enseñanza Basada en la Investigación
Solución de Problemas
Enfoque Experimental Problematizado
Ensino por Investigação
Resolução de Problemas
Abordagem Experimental Problematizada
title_short DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOS
title_full DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOS
title_fullStr DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOS
title_full_unstemmed DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOS
title_sort DA CONCEPÇÃO DE INVESTIGAÇÃO À ADOÇÃO DE UM PROBLEMA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ASPECTOS METODOLÓGICOS
author Ferreira, Marcello
author_facet Ferreira, Marcello
Silva da Silva, André Luís
Oliveira Portugal, Khalil
Mota Polito, Antony Marco
Leopoldino da Silva Filho, Olavo
Corci Batista, Michel
Guimarães Maciel, Felippe
Lessa do Couto, Roberto Vinícios
dos Santos, Osmair Carlos
author_role author
author2 Silva da Silva, André Luís
Oliveira Portugal, Khalil
Mota Polito, Antony Marco
Leopoldino da Silva Filho, Olavo
Corci Batista, Michel
Guimarães Maciel, Felippe
Lessa do Couto, Roberto Vinícios
dos Santos, Osmair Carlos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcello
Silva da Silva, André Luís
Oliveira Portugal, Khalil
Mota Polito, Antony Marco
Leopoldino da Silva Filho, Olavo
Corci Batista, Michel
Guimarães Maciel, Felippe
Lessa do Couto, Roberto Vinícios
dos Santos, Osmair Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching by Inquiry
Problem Solving
Problematized Experimental Approach
Enseñanza Basada en la Investigación
Solución de Problemas
Enfoque Experimental Problematizado
Ensino por Investigação
Resolução de Problemas
Abordagem Experimental Problematizada
topic Teaching by Inquiry
Problem Solving
Problematized Experimental Approach
Enseñanza Basada en la Investigación
Solución de Problemas
Enfoque Experimental Problematizado
Ensino por Investigação
Resolução de Problemas
Abordagem Experimental Problematizada
description In this essay, we adopt experimentation as a didactic-pedagogical strategy in science education and analyze the theoretical and methodological elements that can be integrated by it. In particular, we approach the main aspects of Teaching by Inquiry and Problem Solving and their interrelationships and possible amalgams in the construction of a Problematized Experimental Approach (PEA). We specifically present the strategies defined for the two approaches and present the mentioned articulation strategies.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70784
10.4025/rvc.v4i3.70784
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70784
identifier_str_mv 10.4025/rvc.v4i3.70784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70784/751375157050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Vitruvian Cogitationes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Vitruvian Cogitationes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Eduem
publisher.none.fl_str_mv Eduem
dc.source.none.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes; v. 4 n. extra (2023): número extra; 10-22
2675-9616
reponame:Vitruvian Cogitationes
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Vitruvian Cogitationes
collection Vitruvian Cogitationes
repository.name.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv rvc@uem.br
_version_ 1799316979497041920