Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva da Silva, André Luís
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vivian, Marcelo Fonseca, Jappe Goi, Mara Elisângela, Del Pino, José Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001
Resumo: Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções.
id UTFPR-13_037cc89b2c9f4456f06d221a3a710df8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16001
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de químicaArticulation between problem solving and experimentation guided by problematized experimental activity (PEA): a proposal for chemistry teachingEducação; Ensino de CiênciasEnsino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas.Science Teaching; Problematized Experimental Activity; Problem SolvingAceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções.It is accepted that the investigative dimension related to the field of Natural Sciences can be qualified through the use of strategies that permeate the proposition of problem situations, or Problem Solving, and that experimental activities show adherence to this theme, especially when related or originated by problematizations. Through this article, a didactic-pedagogical proposal is presented based on the association between the methodologies of Problem Solving and experimentation, interfaced by the Problematized Experimental Activity (PEA). Such research is of a Qualitative nature and, considering the organization of information and the production of new theoretical-methodological emergences, it also encompasses elements of Bibliographic Research. It is considered that the assertion developed is capable of generating autonomy and criticality to the students, providing, among other procedural-cognitive aspects, the construction of hypotheses, aiming at the (re)solution of the proposed problems, as well as the scientific argumentation based on these solutions and/or resolutions.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva da Silva, André LuísVivian, Marcelo FonsecaJappe Goi, Mara ElisângelaDel Pino, José Cláudio2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoInvestigação pedagógicaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1600110.3895/actio.v8n1.16001ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-222525-892310.3895/actio.v8n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRengporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9512https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9513https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16001/2805Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T19:29:40Zoai:periodicos.utfpr:article/16001Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-04-26T19:29:40Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
Articulation between problem solving and experimentation guided by problematized experimental activity (PEA): a proposal for chemistry teaching
title Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
spellingShingle Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
Silva da Silva, André Luís
Educação; Ensino de Ciências
Ensino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas.
Science Teaching; Problematized Experimental Activity; Problem Solving
title_short Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
title_full Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
title_fullStr Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
title_full_unstemmed Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
title_sort Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
author Silva da Silva, André Luís
author_facet Silva da Silva, André Luís
Vivian, Marcelo Fonseca
Jappe Goi, Mara Elisângela
Del Pino, José Cláudio
author_role author
author2 Vivian, Marcelo Fonseca
Jappe Goi, Mara Elisângela
Del Pino, José Cláudio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Silva da Silva, André Luís
Vivian, Marcelo Fonseca
Jappe Goi, Mara Elisângela
Del Pino, José Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de Ciências
Ensino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas.
Science Teaching; Problematized Experimental Activity; Problem Solving
topic Educação; Ensino de Ciências
Ensino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas.
Science Teaching; Problematized Experimental Activity; Problem Solving
description Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Investigação pedagógica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001
10.3895/actio.v8n1.16001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001
identifier_str_mv 10.3895/actio.v8n1.16001
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9512
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9513
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16001/2805
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-22
ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-22
2525-8923
10.3895/actio.v8n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983237496832