Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001 |
Resumo: | Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções. |
id |
UTFPR-13_037cc89b2c9f4456f06d221a3a710df8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/16001 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de químicaArticulation between problem solving and experimentation guided by problematized experimental activity (PEA): a proposal for chemistry teachingEducação; Ensino de CiênciasEnsino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas.Science Teaching; Problematized Experimental Activity; Problem SolvingAceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções.It is accepted that the investigative dimension related to the field of Natural Sciences can be qualified through the use of strategies that permeate the proposition of problem situations, or Problem Solving, and that experimental activities show adherence to this theme, especially when related or originated by problematizations. Through this article, a didactic-pedagogical proposal is presented based on the association between the methodologies of Problem Solving and experimentation, interfaced by the Problematized Experimental Activity (PEA). Such research is of a Qualitative nature and, considering the organization of information and the production of new theoretical-methodological emergences, it also encompasses elements of Bibliographic Research. It is considered that the assertion developed is capable of generating autonomy and criticality to the students, providing, among other procedural-cognitive aspects, the construction of hypotheses, aiming at the (re)solution of the proposed problems, as well as the scientific argumentation based on these solutions and/or resolutions.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva da Silva, André LuísVivian, Marcelo FonsecaJappe Goi, Mara ElisângelaDel Pino, José Cláudio2023-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoInvestigação pedagógicaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1600110.3895/actio.v8n1.16001ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-222525-892310.3895/actio.v8n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRengporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9512https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9513https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16001/2805Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T19:29:40Zoai:periodicos.utfpr:article/16001Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-04-26T19:29:40Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química Articulation between problem solving and experimentation guided by problematized experimental activity (PEA): a proposal for chemistry teaching |
title |
Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química |
spellingShingle |
Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química Silva da Silva, André Luís Educação; Ensino de Ciências Ensino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas. Science Teaching; Problematized Experimental Activity; Problem Solving |
title_short |
Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química |
title_full |
Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química |
title_fullStr |
Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química |
title_full_unstemmed |
Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química |
title_sort |
Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química |
author |
Silva da Silva, André Luís |
author_facet |
Silva da Silva, André Luís Vivian, Marcelo Fonseca Jappe Goi, Mara Elisângela Del Pino, José Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Vivian, Marcelo Fonseca Jappe Goi, Mara Elisângela Del Pino, José Cláudio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva da Silva, André Luís Vivian, Marcelo Fonseca Jappe Goi, Mara Elisângela Del Pino, José Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino de Ciências Ensino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas. Science Teaching; Problematized Experimental Activity; Problem Solving |
topic |
Educação; Ensino de Ciências Ensino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas. Science Teaching; Problematized Experimental Activity; Problem Solving |
description |
Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Investigação pedagógica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001 10.3895/actio.v8n1.16001 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v8n1.16001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9512 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9513 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16001/2805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v8n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983237496832 |