O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisângela Rovaris Nesi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Michel Corci Batista, Natália Neves Macedo Deimling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vitruvian Cogitationes
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66277
Resumo: This article presents considerations about the National Professional Master's Degree in Physics Teaching within the scope of a continuing training program in exercise, bringing references on the educational products developed in the five Poles of Paraná.in the voice of its graduates. This is a qualitative study that brings descriptive document analysis and semi-structured interview with the analysis, interpretation of data and constitution of results. Among the relevant aspects, this work highlights the MNPEF as a specific proposal for Physics teachers that points out about the program and the importance of the educational product as part of the training process and the return of the teacher as a researcher.
id UEM-13_42816aa808e46e304698a911eee5266c
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/66277
network_acronym_str UEM-13
network_name_str Vitruvian Cogitationes
repository_id_str
spelling O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁTeacher TrainingContinuing TrainingProfessional Master'sPhysics TeachingEducational ProductFormación DocenteFormación ContinuaMáster ProfesionalEnseñanza de la FísicaProducto educativoFormação de Professores.Formação ContinuadaMestrado ProfissionalEnsino de FísicaProduto EducacionalThis article presents considerations about the National Professional Master's Degree in Physics Teaching within the scope of a continuing training program in exercise, bringing references on the educational products developed in the five Poles of Paraná.in the voice of its graduates. This is a qualitative study that brings descriptive document analysis and semi-structured interview with the analysis, interpretation of data and constitution of results. Among the relevant aspects, this work highlights the MNPEF as a specific proposal for Physics teachers that points out about the program and the importance of the educational product as part of the training process and the return of the teacher as a researcher.Este artículo presenta consideraciones sobre la Maestría Nacional Profesional en Enseñanza de la Física en el ámbito de un programa de formación continua en el ejercicio, acercando referencias sobre los productos educativos desarrollados en los cinco polos de Paraná. en la voz de sus egresados. Se trata de un estudio cualitativo que trae análisis descriptivo de documentos y entrevista semiestructurada con análisis, interpretación de datos y constitución de resultados. Entre los aspectos relevantes, este trabajo destaca el MNPEF como una propuesta específica para profesores de Física que apunta sobre el programa y la importancia del producto educativo como parte del proceso de formación y retorno del profesor como investigador.O presente artigo traz considerações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no âmbito de um programa de formação continuada em exercício trazendo referenciais sobre os produtos educacionais elaborados nos cinco Polos paranaenses na voz de seus egressos. Trata-se de um estudo qualitativo que traz a análise documental descritiva e entrevista semiestruturada com a análise, interpretação dos dados e constituição dos resultados. Dentre os aspectos relevantes, este trabalho evidencia o MNPEF como uma proposta específica para professores de Física que pontua a sobre o programa e a importância do produto educacional como parte do processo formativo e o retorno do professor como pesquisador.Eduem2022-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/6627710.4025/rvc.v3i2.66277Vitruvian Cogitationes; v. 3 n. 2 (2022); 181-1902675-9616reponame:Vitruvian Cogitationesinstname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66277/751375155131Copyright (c) 2022 Revista Vitruvian Cogitationesinfo:eu-repo/semantics/openAccessElisângela Rovaris NesiMichel Corci BatistaNatália Neves Macedo Deimling2023-06-29T17:51:50Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/66277Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationesPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/oairvc@uem.br2675-96162675-9616opendoar:2023-06-29T17:51:50Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁ
title O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁ
spellingShingle O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁ
Elisângela Rovaris Nesi
Teacher Training
Continuing Training
Professional Master's
Physics Teaching
Educational Product
Formación Docente
Formación Continua
Máster Profesional
Enseñanza de la Física
Producto educativo
Formação de Professores.
Formação Continuada
Mestrado Profissional
Ensino de Física
Produto Educacional
title_short O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁ
title_full O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁ
title_fullStr O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁ
title_full_unstemmed O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁ
title_sort O MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA E CONCEPÇOES DO PRODUTO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DOS EGRESSOS DOS POLOS DO PARANÁ
author Elisângela Rovaris Nesi
author_facet Elisângela Rovaris Nesi
Michel Corci Batista
Natália Neves Macedo Deimling
author_role author
author2 Michel Corci Batista
Natália Neves Macedo Deimling
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elisângela Rovaris Nesi
Michel Corci Batista
Natália Neves Macedo Deimling
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher Training
Continuing Training
Professional Master's
Physics Teaching
Educational Product
Formación Docente
Formación Continua
Máster Profesional
Enseñanza de la Física
Producto educativo
Formação de Professores.
Formação Continuada
Mestrado Profissional
Ensino de Física
Produto Educacional
topic Teacher Training
Continuing Training
Professional Master's
Physics Teaching
Educational Product
Formación Docente
Formación Continua
Máster Profesional
Enseñanza de la Física
Producto educativo
Formação de Professores.
Formação Continuada
Mestrado Profissional
Ensino de Física
Produto Educacional
description This article presents considerations about the National Professional Master's Degree in Physics Teaching within the scope of a continuing training program in exercise, bringing references on the educational products developed in the five Poles of Paraná.in the voice of its graduates. This is a qualitative study that brings descriptive document analysis and semi-structured interview with the analysis, interpretation of data and constitution of results. Among the relevant aspects, this work highlights the MNPEF as a specific proposal for Physics teachers that points out about the program and the importance of the educational product as part of the training process and the return of the teacher as a researcher.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66277
10.4025/rvc.v3i2.66277
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66277
identifier_str_mv 10.4025/rvc.v3i2.66277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66277/751375155131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Vitruvian Cogitationes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Vitruvian Cogitationes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Eduem
publisher.none.fl_str_mv Eduem
dc.source.none.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes; v. 3 n. 2 (2022); 181-190
2675-9616
reponame:Vitruvian Cogitationes
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Vitruvian Cogitationes
collection Vitruvian Cogitationes
repository.name.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv rvc@uem.br
_version_ 1799316979298861056