Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josie Agatha Parrilha da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Anderson Pedro Laurindo, Elemar Kleber Favreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vitruvian Cogitationes
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63673
Resumo: O presente Número Temático da revista Vitruvian Cogitationes abre-se para umconjunto de textos apresentados durante o evento IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência /7th International Meeting on Art-Science - Imagens do Brasil. Os trabalhos aqui publicadosforam escolhidos após avaliação duplo-cego e constituem uma grande síntese do eventorealizado num ano atípico, marcado pelos quase dois anos de pandemia que aflige o Brasil etodo o planeta.Os Workshops iniciaram-se no ano de 2009, com as comemorações mundiais do Anoda Astronomia, em virtude do aniversário dos 400 anos da invenção do telescópio, aprimoradopor Galileo Galilei. Os Workshops contam com a colaboração consorciada de três Instituiçõese Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências: PCM (UniversidadeEstadual de Maringá), PPEGECEM (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e PPGECT(Universidade Tecnológica Federal do paraná, campus de Ponta Grossa). De lá para cá, noveedições nacionais e sete internacionais foram realizadas para a discussão inter e transdisciplinarda área de conhecimento ARTE-CIÊNCIA.Em 2021, o evento abordou novamente um tema transversal comemorando obicentenário de Jean-Victor Frond (1821-1881), fotógrafo de nacionalidade francesa queinstalou seu primeiro estúdio no Rio de Janeiro. Desenvolveu um projeto para documentar asterras brasileiras e, apesar de não ter conseguido fotografar todo o pais, publicou, em 1859, oBrésil Pittoresque (“Brazil pitoresco”), com texto de Charles Ribeyrolles. Foi o primeiro livrode fotografia publicado na América Latina, possuindo registros fotográficos da escravidão, davida rural e das paisagens do Rio de Janeiro.A comemoração do bicentenário de Jean-Victor Frond com o tema “Imagens no Brasil”serviu de inspiração para a reflexão sobre as imagens do Brasil de 2021. O evento teve comoprincipal objetivo, desenvolver um workshop de arte-ciência que propiciasse reflexões sobre oconhecimento de forma ampla e plural a partir de atividades de extensão (palestras, mesasredondas, oficinas, mostra de vídeos, mostra de fotografias e trabalhos científicos) e deVitruvian Cogitationes - RVCdivulgação científica que integrem a comunidade acadêmica e a comunidade externa a partir dotema Imagens do Brasil.O evento teve, sobretudo, o objetivo de propiciar uma reflexão sobre a temática imagema partir de diferentes áreas de conhecimento, relacionando pesquisa, ensino e extensão a partirde um referencial teórico-prático inter e transdisciplinar.Foi explorado em alguns trabalhos o tema Imagem e CTS (Ciência-TecnologiaSociedade), contemplando pesquisas que relacionem o universo imagético com o CTS. Outros,contemplam pesquisas que investigam a produção, a criação e o uso de imagens, sejam elasfixas (gravura, pintura, fotografia, etc.) ou em movimento (cinema, televisão, mídiascontemporâneas, etc.), propiciando reflexões sobre a temática central do workshop “Imagensdo Brasil” e, dessa forma, contribuindo para reflexões sobre experiências subjetivas, estéticase políticas que envolvem a imagem.A temática Imagens e Ensino também foi explorada discutindo questões teóricas e/oupráticas sobre a produção, a criação e o uso de imagem em diferentes áreas de conhecimentopara espaços formais e não formais de ensino.Os trabalhos aprovados para o evento foram reavaliados para compor o número especialda revista Vitruvian Cogitationes. A etapa seguinte foi a adequação para a revista. Ao finalforam aprovados catorze trabalhos, distribuídos entre: doze artigos e dois relatos deexperiências.Os artigos são: A imagem fotográfica: usos e aplicações no ensino de História; Açõesevidenciadas na criação de cenas teatrais científicas sobre a Lua mediante a utilização dereferenciais imagéticos; Abordagem fílmica no ensino de Física: um estudo com professores eprofessoras de física da mesorregião do baixo amazonas paraense; Artistas viajantes e a críticaa degradação ambiental brasileira; Leitura de imagem com enfoque CTS: pneus depositados nacosta de Fort Lauderdale de Steve Spring; Leitura de imagem: proposições e o caso de Wall-E;Obras Modernistas e a Botânica: a construção de uma brasilidade e suas possibilidades deensino decolonial; O pensamento complexo e a arte indígena contemporânea: uma leitura daimagem com enfoque CTS no ensino de ciências; “Our Friend The Atom”: uma análiseimagética do livro de comunicação científica da Disney; Representações imagéticas delicenciandos de ciências biológicas sobre a vida extraterrestre: uma leitura de imageminterdisciplinar; Rio: um filme de animação para refletir ciência, tecnologia e sociedade (CTS)no ensino de ciências; Rosto Químico: uma relação entre a arte e a ciência.Os relatos de experiência são: A arte conceitual e a modelagem matemática, uma relaçãointerdisciplinar como forma de ensino-aprendizagem; Relato de uma oficina teórico-prática:representação em perspectiva.Boa leitura!
id UEM-13_a96eee68ed414ffa2bf7bef343bff74e
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/63673
network_acronym_str UEM-13
network_name_str Vitruvian Cogitationes
repository_id_str
spelling EditorialO presente Número Temático da revista Vitruvian Cogitationes abre-se para umconjunto de textos apresentados durante o evento IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência /7th International Meeting on Art-Science - Imagens do Brasil. Os trabalhos aqui publicadosforam escolhidos após avaliação duplo-cego e constituem uma grande síntese do eventorealizado num ano atípico, marcado pelos quase dois anos de pandemia que aflige o Brasil etodo o planeta.Os Workshops iniciaram-se no ano de 2009, com as comemorações mundiais do Anoda Astronomia, em virtude do aniversário dos 400 anos da invenção do telescópio, aprimoradopor Galileo Galilei. Os Workshops contam com a colaboração consorciada de três Instituiçõese Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências: PCM (UniversidadeEstadual de Maringá), PPEGECEM (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e PPGECT(Universidade Tecnológica Federal do paraná, campus de Ponta Grossa). De lá para cá, noveedições nacionais e sete internacionais foram realizadas para a discussão inter e transdisciplinarda área de conhecimento ARTE-CIÊNCIA.Em 2021, o evento abordou novamente um tema transversal comemorando obicentenário de Jean-Victor Frond (1821-1881), fotógrafo de nacionalidade francesa queinstalou seu primeiro estúdio no Rio de Janeiro. Desenvolveu um projeto para documentar asterras brasileiras e, apesar de não ter conseguido fotografar todo o pais, publicou, em 1859, oBrésil Pittoresque (“Brazil pitoresco”), com texto de Charles Ribeyrolles. Foi o primeiro livrode fotografia publicado na América Latina, possuindo registros fotográficos da escravidão, davida rural e das paisagens do Rio de Janeiro.A comemoração do bicentenário de Jean-Victor Frond com o tema “Imagens no Brasil”serviu de inspiração para a reflexão sobre as imagens do Brasil de 2021. O evento teve comoprincipal objetivo, desenvolver um workshop de arte-ciência que propiciasse reflexões sobre oconhecimento de forma ampla e plural a partir de atividades de extensão (palestras, mesasredondas, oficinas, mostra de vídeos, mostra de fotografias e trabalhos científicos) e deVitruvian Cogitationes - RVCdivulgação científica que integrem a comunidade acadêmica e a comunidade externa a partir dotema Imagens do Brasil.O evento teve, sobretudo, o objetivo de propiciar uma reflexão sobre a temática imagema partir de diferentes áreas de conhecimento, relacionando pesquisa, ensino e extensão a partirde um referencial teórico-prático inter e transdisciplinar.Foi explorado em alguns trabalhos o tema Imagem e CTS (Ciência-TecnologiaSociedade), contemplando pesquisas que relacionem o universo imagético com o CTS. Outros,contemplam pesquisas que investigam a produção, a criação e o uso de imagens, sejam elasfixas (gravura, pintura, fotografia, etc.) ou em movimento (cinema, televisão, mídiascontemporâneas, etc.), propiciando reflexões sobre a temática central do workshop “Imagensdo Brasil” e, dessa forma, contribuindo para reflexões sobre experiências subjetivas, estéticase políticas que envolvem a imagem.A temática Imagens e Ensino também foi explorada discutindo questões teóricas e/oupráticas sobre a produção, a criação e o uso de imagem em diferentes áreas de conhecimentopara espaços formais e não formais de ensino.Os trabalhos aprovados para o evento foram reavaliados para compor o número especialda revista Vitruvian Cogitationes. A etapa seguinte foi a adequação para a revista. Ao finalforam aprovados catorze trabalhos, distribuídos entre: doze artigos e dois relatos deexperiências.Os artigos são: A imagem fotográfica: usos e aplicações no ensino de História; Açõesevidenciadas na criação de cenas teatrais científicas sobre a Lua mediante a utilização dereferenciais imagéticos; Abordagem fílmica no ensino de Física: um estudo com professores eprofessoras de física da mesorregião do baixo amazonas paraense; Artistas viajantes e a críticaa degradação ambiental brasileira; Leitura de imagem com enfoque CTS: pneus depositados nacosta de Fort Lauderdale de Steve Spring; Leitura de imagem: proposições e o caso de Wall-E;Obras Modernistas e a Botânica: a construção de uma brasilidade e suas possibilidades deensino decolonial; O pensamento complexo e a arte indígena contemporânea: uma leitura daimagem com enfoque CTS no ensino de ciências; “Our Friend The Atom”: uma análiseimagética do livro de comunicação científica da Disney; Representações imagéticas delicenciandos de ciências biológicas sobre a vida extraterrestre: uma leitura de imageminterdisciplinar; Rio: um filme de animação para refletir ciência, tecnologia e sociedade (CTS)no ensino de ciências; Rosto Químico: uma relação entre a arte e a ciência.Os relatos de experiência são: A arte conceitual e a modelagem matemática, uma relaçãointerdisciplinar como forma de ensino-aprendizagem; Relato de uma oficina teórico-prática:representação em perspectiva.Boa leitura! Eduem2022-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/6367310.4025/rvc.v2i2.63673Vitruvian Cogitationes; v. 2 n. 2 (2021): número temático2675-9616reponame:Vitruvian Cogitationesinstname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63673/751375154226Copyright (c) 2022 Revista Vitruvian Cogitationesinfo:eu-repo/semantics/openAccessJosie Agatha Parrilha da SilvaMarcos Gervânio de Azevedo MeloAnderson Pedro LaurindoElemar Kleber Favreto2023-05-31T12:16:32Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/63673Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationesPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/oairvc@uem.br2675-96162675-9616opendoar:2023-05-31T12:16:32Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial
title Editorial
spellingShingle Editorial
Josie Agatha Parrilha da Silva
title_short Editorial
title_full Editorial
title_fullStr Editorial
title_full_unstemmed Editorial
title_sort Editorial
author Josie Agatha Parrilha da Silva
author_facet Josie Agatha Parrilha da Silva
Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Anderson Pedro Laurindo
Elemar Kleber Favreto
author_role author
author2 Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Anderson Pedro Laurindo
Elemar Kleber Favreto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Josie Agatha Parrilha da Silva
Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Anderson Pedro Laurindo
Elemar Kleber Favreto
description O presente Número Temático da revista Vitruvian Cogitationes abre-se para umconjunto de textos apresentados durante o evento IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência /7th International Meeting on Art-Science - Imagens do Brasil. Os trabalhos aqui publicadosforam escolhidos após avaliação duplo-cego e constituem uma grande síntese do eventorealizado num ano atípico, marcado pelos quase dois anos de pandemia que aflige o Brasil etodo o planeta.Os Workshops iniciaram-se no ano de 2009, com as comemorações mundiais do Anoda Astronomia, em virtude do aniversário dos 400 anos da invenção do telescópio, aprimoradopor Galileo Galilei. Os Workshops contam com a colaboração consorciada de três Instituiçõese Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências: PCM (UniversidadeEstadual de Maringá), PPEGECEM (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e PPGECT(Universidade Tecnológica Federal do paraná, campus de Ponta Grossa). De lá para cá, noveedições nacionais e sete internacionais foram realizadas para a discussão inter e transdisciplinarda área de conhecimento ARTE-CIÊNCIA.Em 2021, o evento abordou novamente um tema transversal comemorando obicentenário de Jean-Victor Frond (1821-1881), fotógrafo de nacionalidade francesa queinstalou seu primeiro estúdio no Rio de Janeiro. Desenvolveu um projeto para documentar asterras brasileiras e, apesar de não ter conseguido fotografar todo o pais, publicou, em 1859, oBrésil Pittoresque (“Brazil pitoresco”), com texto de Charles Ribeyrolles. Foi o primeiro livrode fotografia publicado na América Latina, possuindo registros fotográficos da escravidão, davida rural e das paisagens do Rio de Janeiro.A comemoração do bicentenário de Jean-Victor Frond com o tema “Imagens no Brasil”serviu de inspiração para a reflexão sobre as imagens do Brasil de 2021. O evento teve comoprincipal objetivo, desenvolver um workshop de arte-ciência que propiciasse reflexões sobre oconhecimento de forma ampla e plural a partir de atividades de extensão (palestras, mesasredondas, oficinas, mostra de vídeos, mostra de fotografias e trabalhos científicos) e deVitruvian Cogitationes - RVCdivulgação científica que integrem a comunidade acadêmica e a comunidade externa a partir dotema Imagens do Brasil.O evento teve, sobretudo, o objetivo de propiciar uma reflexão sobre a temática imagema partir de diferentes áreas de conhecimento, relacionando pesquisa, ensino e extensão a partirde um referencial teórico-prático inter e transdisciplinar.Foi explorado em alguns trabalhos o tema Imagem e CTS (Ciência-TecnologiaSociedade), contemplando pesquisas que relacionem o universo imagético com o CTS. Outros,contemplam pesquisas que investigam a produção, a criação e o uso de imagens, sejam elasfixas (gravura, pintura, fotografia, etc.) ou em movimento (cinema, televisão, mídiascontemporâneas, etc.), propiciando reflexões sobre a temática central do workshop “Imagensdo Brasil” e, dessa forma, contribuindo para reflexões sobre experiências subjetivas, estéticase políticas que envolvem a imagem.A temática Imagens e Ensino também foi explorada discutindo questões teóricas e/oupráticas sobre a produção, a criação e o uso de imagem em diferentes áreas de conhecimentopara espaços formais e não formais de ensino.Os trabalhos aprovados para o evento foram reavaliados para compor o número especialda revista Vitruvian Cogitationes. A etapa seguinte foi a adequação para a revista. Ao finalforam aprovados catorze trabalhos, distribuídos entre: doze artigos e dois relatos deexperiências.Os artigos são: A imagem fotográfica: usos e aplicações no ensino de História; Açõesevidenciadas na criação de cenas teatrais científicas sobre a Lua mediante a utilização dereferenciais imagéticos; Abordagem fílmica no ensino de Física: um estudo com professores eprofessoras de física da mesorregião do baixo amazonas paraense; Artistas viajantes e a críticaa degradação ambiental brasileira; Leitura de imagem com enfoque CTS: pneus depositados nacosta de Fort Lauderdale de Steve Spring; Leitura de imagem: proposições e o caso de Wall-E;Obras Modernistas e a Botânica: a construção de uma brasilidade e suas possibilidades deensino decolonial; O pensamento complexo e a arte indígena contemporânea: uma leitura daimagem com enfoque CTS no ensino de ciências; “Our Friend The Atom”: uma análiseimagética do livro de comunicação científica da Disney; Representações imagéticas delicenciandos de ciências biológicas sobre a vida extraterrestre: uma leitura de imageminterdisciplinar; Rio: um filme de animação para refletir ciência, tecnologia e sociedade (CTS)no ensino de ciências; Rosto Químico: uma relação entre a arte e a ciência.Os relatos de experiência são: A arte conceitual e a modelagem matemática, uma relaçãointerdisciplinar como forma de ensino-aprendizagem; Relato de uma oficina teórico-prática:representação em perspectiva.Boa leitura!
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63673
10.4025/rvc.v2i2.63673
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63673
identifier_str_mv 10.4025/rvc.v2i2.63673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/63673/751375154226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Vitruvian Cogitationes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Vitruvian Cogitationes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Eduem
publisher.none.fl_str_mv Eduem
dc.source.none.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes; v. 2 n. 2 (2021): número temático
2675-9616
reponame:Vitruvian Cogitationes
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Vitruvian Cogitationes
collection Vitruvian Cogitationes
repository.name.fl_str_mv Vitruvian Cogitationes - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv rvc@uem.br
_version_ 1799316979214974976