A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes,Milena de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Azevedo,Mario Renato, Kremer,Marina Marques, Hallal,Pedro Curi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100007
Resumo: O objetivo do estudo foi descrever os conteúdos e ações dos professores no contexto da Educação Física Escolar na cidade de Pelotas, RS. Transversal de base escolar, o estudo foi realizado com o total de 240 observações em 68 turmas. O System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT) foi utilizado como instrumento para avaliar as aulas de Educação Física. Observou-se que o "jogo livre" (45,3%) foi a estratégia metodológica mais utilizada nas aulas. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais frequentes, a ação dos professores foi caracterizada como "outras tarefas" e "observando atividades" foi a categoria mais observada. A participação dos professores no contexto das aulas foi baixa e caracterizou-se pela demasiada utilização do "jogo livre". Tal situação precisa ser repensada com urgência, sob pena de os próprios profissionais da área estarem reforçando um quadro de incertezas quanto à contribuição e à importância da Educação Física na escola.
id UEM-4_06bff910286cd2539f7b7e5dc7a46360
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832012000100007
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdosEducação físicaconteúdoscontexto das aulasO objetivo do estudo foi descrever os conteúdos e ações dos professores no contexto da Educação Física Escolar na cidade de Pelotas, RS. Transversal de base escolar, o estudo foi realizado com o total de 240 observações em 68 turmas. O System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT) foi utilizado como instrumento para avaliar as aulas de Educação Física. Observou-se que o "jogo livre" (45,3%) foi a estratégia metodológica mais utilizada nas aulas. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais frequentes, a ação dos professores foi caracterizada como "outras tarefas" e "observando atividades" foi a categoria mais observada. A participação dos professores no contexto das aulas foi baixa e caracterizou-se pela demasiada utilização do "jogo livre". Tal situação precisa ser repensada com urgência, sob pena de os próprios profissionais da área estarem reforçando um quadro de incertezas quanto à contribuição e à importância da Educação Física na escola.Universidade Estadual de Maringá 2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100007Revista da Educação Física / UEM v.23 n.1 2012reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v23i1.12617info:eu-repo/semantics/openAccessFortes,Milena de OliveiraAzevedo,Mario RenatoKremer,Marina MarquesHallal,Pedro Curipor2013-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832012000100007Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-04-16T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos
title A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos
spellingShingle A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos
Fortes,Milena de Oliveira
Educação física
conteúdos
contexto das aulas
title_short A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos
title_full A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos
title_fullStr A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos
title_full_unstemmed A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos
title_sort A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos
author Fortes,Milena de Oliveira
author_facet Fortes,Milena de Oliveira
Azevedo,Mario Renato
Kremer,Marina Marques
Hallal,Pedro Curi
author_role author
author2 Azevedo,Mario Renato
Kremer,Marina Marques
Hallal,Pedro Curi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes,Milena de Oliveira
Azevedo,Mario Renato
Kremer,Marina Marques
Hallal,Pedro Curi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
conteúdos
contexto das aulas
topic Educação física
conteúdos
contexto das aulas
description O objetivo do estudo foi descrever os conteúdos e ações dos professores no contexto da Educação Física Escolar na cidade de Pelotas, RS. Transversal de base escolar, o estudo foi realizado com o total de 240 observações em 68 turmas. O System for Observing Fitness Instruction Time (SOFIT) foi utilizado como instrumento para avaliar as aulas de Educação Física. Observou-se que o "jogo livre" (45,3%) foi a estratégia metodológica mais utilizada nas aulas. Os esportes coletivos foram os conteúdos mais frequentes, a ação dos professores foi caracterizada como "outras tarefas" e "observando atividades" foi a categoria mais observada. A participação dos professores no contexto das aulas foi baixa e caracterizou-se pela demasiada utilização do "jogo livre". Tal situação precisa ser repensada com urgência, sob pena de os próprios profissionais da área estarem reforçando um quadro de incertezas quanto à contribuição e à importância da Educação Física na escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v23i1.12617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.23 n.1 2012
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485477953536