Educação física escolar e conteúdos: uma análise comparativa
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3500 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar os conteúdos da Educação Física Escolar e sua importância na opinião de alunos e ex-alunos. Foram entrevistados quatro Sujeitos, divididos em dois Grupos: Grupo 1, com dois indivíduos entre 13 e 15 anos, que fazem Educação Física atualmente e Grupo 2, com dois indivíduos entre 42 e 45 anos, que fizeram Educação Física por volta dos anos 70. Metodologia. Os resultados obtidos no Grupo 1 demonstram que tinham como conteúdo prioritário o futebol e as modalidades esportivas tradicionais, que queriam conteúdos diversificados e/ou diferentes e alegam que a Educação Física não teve importância nenhuma, mas que gostavam das aulas, pois era um momento diferente, ou seja, de “lazer”. Já os resultados do Grupo 2 mostram que os indivíduos vivenciaram uma Educação Física tradicional, davam grande importância aos conteúdos, carregavam consigo boas lembranças das aulas, fizeram muitos amigos, aprenderam alguns jogos, desenvolveram habilidades motoras e atitudes de amizade e de respeito. Logo, essa análise das duas gerações nos permite perceber que, independente do conteúdo, o que faz a Educação Física significativa é a postura compromissada do profissional em relação ao desenvolvimento de seus alunos de maneira integral. |
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