OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774 |
Resumo: | A Educação Física Escolar tem se configurado como uma área de saber ampla e polissêmica, gerando por um lado uma riqueza de possibilidades e por outro uma dificuldade de abordá-la na escola. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa bibliográfica realizada como parte da dissertação intitulada “A construção social dos conteúdos da Educação Física Escolar: análise de uma proposta curricular pública”, defendida em 2015. O objetivo deste artigo consiste em apresentar o que foi discutido sobre os conteúdos da educação física escolar no cenário acadêmico entre janeiro de 2008 e setembro de 2013 em oito periódicos pesquisados. Após a análise dos dados podemos dizer que os conteúdos de Educação Física ainda carecem de sistematização na escola, e o conteúdo mais desenvolvido é o esporte, o que os autores criticam ao defenderem o desenvolvimento de conteúdos que têm sido trabalhados em segundo plano tais como as lutas, atividades alternativas e expressivas. Concluímos que o professor deve refletir criticamente sobre os possíveis conteúdos a serem desenvolvidos no contexto escolar, considerando os interesses, características e necessidades de seus alunos. |
id |
CP2-1_53a2adf0bd822520b3f7e7a8377d8604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1774 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARConteúdosEducação Física EscolarCurrículoA Educação Física Escolar tem se configurado como uma área de saber ampla e polissêmica, gerando por um lado uma riqueza de possibilidades e por outro uma dificuldade de abordá-la na escola. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa bibliográfica realizada como parte da dissertação intitulada “A construção social dos conteúdos da Educação Física Escolar: análise de uma proposta curricular pública”, defendida em 2015. O objetivo deste artigo consiste em apresentar o que foi discutido sobre os conteúdos da educação física escolar no cenário acadêmico entre janeiro de 2008 e setembro de 2013 em oito periódicos pesquisados. Após a análise dos dados podemos dizer que os conteúdos de Educação Física ainda carecem de sistematização na escola, e o conteúdo mais desenvolvido é o esporte, o que os autores criticam ao defenderem o desenvolvimento de conteúdos que têm sido trabalhados em segundo plano tais como as lutas, atividades alternativas e expressivas. Concluímos que o professor deve refletir criticamente sobre os possíveis conteúdos a serem desenvolvidos no contexto escolar, considerando os interesses, características e necessidades de seus alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica;application/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 2-232525-591610.33025/tefe.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774/pdf_6Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva deOsborne, RenataFetzner, Andréa RosanaFaria Junior, Alfredo Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T18:57:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1774Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-08-23T18:57:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de Conteúdos Educação Física Escolar Currículo |
title_short |
OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de |
author_facet |
Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de Osborne, Renata Fetzner, Andréa Rosana Faria Junior, Alfredo Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Osborne, Renata Fetzner, Andréa Rosana Faria Junior, Alfredo Gomes de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de Osborne, Renata Fetzner, Andréa Rosana Faria Junior, Alfredo Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conteúdos Educação Física Escolar Currículo |
topic |
Conteúdos Educação Física Escolar Currículo |
description |
A Educação Física Escolar tem se configurado como uma área de saber ampla e polissêmica, gerando por um lado uma riqueza de possibilidades e por outro uma dificuldade de abordá-la na escola. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa bibliográfica realizada como parte da dissertação intitulada “A construção social dos conteúdos da Educação Física Escolar: análise de uma proposta curricular pública”, defendida em 2015. O objetivo deste artigo consiste em apresentar o que foi discutido sobre os conteúdos da educação física escolar no cenário acadêmico entre janeiro de 2008 e setembro de 2013 em oito periódicos pesquisados. Após a análise dos dados podemos dizer que os conteúdos de Educação Física ainda carecem de sistematização na escola, e o conteúdo mais desenvolvido é o esporte, o que os autores criticam ao defenderem o desenvolvimento de conteúdos que têm sido trabalhados em segundo plano tais como as lutas, atividades alternativas e expressivas. Concluímos que o professor deve refletir criticamente sobre os possíveis conteúdos a serem desenvolvidos no contexto escolar, considerando os interesses, características e necessidades de seus alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774/pdf_6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 2-23 2525-5916 10.33025/tefe.v4i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178379776000 |