OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Osborne, Renata, Fetzner, Andréa Rosana, Faria Junior, Alfredo Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774
Resumo: A Educação Física Escolar tem se configurado como uma área de saber ampla e polissêmica, gerando por um lado uma riqueza de possibilidades e por outro uma dificuldade de abordá-la na escola. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa bibliográfica realizada como parte da dissertação intitulada “A construção social dos conteúdos da Educação Física Escolar: análise de uma proposta curricular pública”, defendida em 2015. O objetivo deste artigo consiste em apresentar o que foi discutido sobre os conteúdos da educação física escolar no cenário acadêmico entre janeiro de 2008 e setembro de 2013 em oito periódicos pesquisados. Após a análise dos dados podemos dizer que os conteúdos de Educação Física ainda carecem de sistematização na escola, e o conteúdo mais desenvolvido é o esporte, o que os autores criticam ao defenderem o desenvolvimento de conteúdos que têm sido trabalhados em segundo plano tais como as lutas, atividades alternativas e expressivas. Concluímos que o professor deve refletir criticamente sobre os possíveis conteúdos a serem desenvolvidos no contexto escolar, considerando os interesses, características e necessidades de seus alunos.
id CP2-1_53a2adf0bd822520b3f7e7a8377d8604
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1774
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARConteúdosEducação Física EscolarCurrículoA Educação Física Escolar tem se configurado como uma área de saber ampla e polissêmica, gerando por um lado uma riqueza de possibilidades e por outro uma dificuldade de abordá-la na escola. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa bibliográfica realizada como parte da dissertação intitulada “A construção social dos conteúdos da Educação Física Escolar: análise de uma proposta curricular pública”, defendida em 2015. O objetivo deste artigo consiste em apresentar o que foi discutido sobre os conteúdos da educação física escolar no cenário acadêmico entre janeiro de 2008 e setembro de 2013 em oito periódicos pesquisados. Após a análise dos dados podemos dizer que os conteúdos de Educação Física ainda carecem de sistematização na escola, e o conteúdo mais desenvolvido é o esporte, o que os autores criticam ao defenderem o desenvolvimento de conteúdos que têm sido trabalhados em segundo plano tais como as lutas, atividades alternativas e expressivas. Concluímos que o professor deve refletir criticamente sobre os possíveis conteúdos a serem desenvolvidos no contexto escolar, considerando os interesses, características e necessidades de seus alunos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica;application/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 2-232525-591610.33025/tefe.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774/pdf_6Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva deOsborne, RenataFetzner, Andréa RosanaFaria Junior, Alfredo Gomes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T18:57:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1774Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-08-23T18:57:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de
Conteúdos
Educação Física Escolar
Currículo
title_short OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de
author_facet Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de
Osborne, Renata
Fetzner, Andréa Rosana
Faria Junior, Alfredo Gomes de
author_role author
author2 Osborne, Renata
Fetzner, Andréa Rosana
Faria Junior, Alfredo Gomes de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho Junior, Arlindo Fernando Paiva de
Osborne, Renata
Fetzner, Andréa Rosana
Faria Junior, Alfredo Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Conteúdos
Educação Física Escolar
Currículo
topic Conteúdos
Educação Física Escolar
Currículo
description A Educação Física Escolar tem se configurado como uma área de saber ampla e polissêmica, gerando por um lado uma riqueza de possibilidades e por outro uma dificuldade de abordá-la na escola. Este estudo apresenta um recorte da pesquisa bibliográfica realizada como parte da dissertação intitulada “A construção social dos conteúdos da Educação Física Escolar: análise de uma proposta curricular pública”, defendida em 2015. O objetivo deste artigo consiste em apresentar o que foi discutido sobre os conteúdos da educação física escolar no cenário acadêmico entre janeiro de 2008 e setembro de 2013 em oito periódicos pesquisados. Após a análise dos dados podemos dizer que os conteúdos de Educação Física ainda carecem de sistematização na escola, e o conteúdo mais desenvolvido é o esporte, o que os autores criticam ao defenderem o desenvolvimento de conteúdos que têm sido trabalhados em segundo plano tais como as lutas, atividades alternativas e expressivas. Concluímos que o professor deve refletir criticamente sobre os possíveis conteúdos a serem desenvolvidos no contexto escolar, considerando os interesses, características e necessidades de seus alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1774/pdf_6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 2-23
2525-5916
10.33025/tefe.v4i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178379776000