PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Vandressa Teixeira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Folle,Alexandra, Farias,Gelcemar Oliveira, Nazario,Patrik Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100059
Resumo: RESUMOO estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney. Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se, que no geral estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre as disciplinas prática de ensino I e II.
id UEM-4_33145f52d3324e626f33cba06676b2d2
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832015000100059
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIOCompetência ProfissionalFormação ProfissionalEducação FísicaRESUMOO estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney. Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se, que no geral estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre as disciplinas prática de ensino I e II.Universidade Estadual de Maringá 2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100059Revista da Educação Física / UEM v.26 n.1 2015reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v26i1.21835info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Vandressa TeixeiraFolle,AlexandraFarias,Gelcemar OliveiraNazario,Patrik Felipepor2015-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832015000100059Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-09-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO
title PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO
spellingShingle PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO
Ribeiro,Vandressa Teixeira
Competência Profissional
Formação Profissional
Educação Física
title_short PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO
title_full PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO
title_fullStr PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO
title_full_unstemmed PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO
title_sort PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO
author Ribeiro,Vandressa Teixeira
author_facet Ribeiro,Vandressa Teixeira
Folle,Alexandra
Farias,Gelcemar Oliveira
Nazario,Patrik Felipe
author_role author
author2 Folle,Alexandra
Farias,Gelcemar Oliveira
Nazario,Patrik Felipe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Vandressa Teixeira
Folle,Alexandra
Farias,Gelcemar Oliveira
Nazario,Patrik Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Profissional
Formação Profissional
Educação Física
topic Competência Profissional
Formação Profissional
Educação Física
description RESUMOO estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney. Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se, que no geral estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre as disciplinas prática de ensino I e II.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100059
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v26i1.21835
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.26 n.1 2015
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317486332542976