PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100059 |
Resumo: | RESUMOO estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney. Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se, que no geral estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre as disciplinas prática de ensino I e II. |
id |
UEM-4_33145f52d3324e626f33cba06676b2d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832015000100059 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIOCompetência ProfissionalFormação ProfissionalEducação FísicaRESUMOO estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney. Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se, que no geral estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre as disciplinas prática de ensino I e II.Universidade Estadual de Maringá 2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100059Revista da Educação Física / UEM v.26 n.1 2015reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v26i1.21835info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Vandressa TeixeiraFolle,AlexandraFarias,Gelcemar OliveiraNazario,Patrik Felipepor2015-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832015000100059Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-09-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO |
title |
PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO |
spellingShingle |
PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO Ribeiro,Vandressa Teixeira Competência Profissional Formação Profissional Educação Física |
title_short |
PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO |
title_full |
PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO |
title_fullStr |
PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO |
title_full_unstemmed |
PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO |
title_sort |
PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO |
author |
Ribeiro,Vandressa Teixeira |
author_facet |
Ribeiro,Vandressa Teixeira Folle,Alexandra Farias,Gelcemar Oliveira Nazario,Patrik Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Folle,Alexandra Farias,Gelcemar Oliveira Nazario,Patrik Felipe |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Vandressa Teixeira Folle,Alexandra Farias,Gelcemar Oliveira Nazario,Patrik Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Profissional Formação Profissional Educação Física |
topic |
Competência Profissional Formação Profissional Educação Física |
description |
RESUMOO estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney. Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se, que no geral estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre as disciplinas prática de ensino I e II. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100059 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v26i1.21835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.26 n.1 2015 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317486332542976 |