Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vandressa Teixeira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Folle, Alexandra, Farias, Gelcemar Oliveira, Nazario, Patrik Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21835
Resumo: O estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney.  Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se que no geral que estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre o estágio supervisionado I e II.
id UEM-9_e087d45efd4498f02fc1f50a10da66dc
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21835
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágioPreocupação PedagógicaCompetência profissionalEducação Física.Formação inicialO estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney.  Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se que no geral que estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre o estágio supervisionado I e II.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Transversalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21835Journal of Physical Education; Vol 26 No 1 (2015); 59-68Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 1 (2015); 59-68Journal of Physical Education; v. 26 n. 1 (2015); 59-682448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21835/14982Ribeiro, Vandressa TeixeiraFolle, AlexandraFarias, Gelcemar OliveiraNazario, Patrik Felipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:17Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21835Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:17Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio
title Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio
spellingShingle Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio
Ribeiro, Vandressa Teixeira
Preocupação Pedagógica
Competência profissional
Educação Física.
Formação inicial
title_short Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio
title_full Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio
title_fullStr Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio
title_full_unstemmed Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio
title_sort Preocupações pedagógicas e competência profissional de estudantes de educação física em situação de estágio
author Ribeiro, Vandressa Teixeira
author_facet Ribeiro, Vandressa Teixeira
Folle, Alexandra
Farias, Gelcemar Oliveira
Nazario, Patrik Felipe
author_role author
author2 Folle, Alexandra
Farias, Gelcemar Oliveira
Nazario, Patrik Felipe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vandressa Teixeira
Folle, Alexandra
Farias, Gelcemar Oliveira
Nazario, Patrik Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Preocupação Pedagógica
Competência profissional
Educação Física.
Formação inicial
topic Preocupação Pedagógica
Competência profissional
Educação Física.
Formação inicial
description O estudo investigou as preocupações pedagógicas e a percepção de competência profissional de estudantes de Educação Física em situação de estágio. A amostra foi constituída por 42 estagiários de duas Universidades públicas da cidade de Florianópolis (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Escala de Preocupação Pedagógica do Professor e Escala de auto-percepção de competência profissional em Educação Física e Desportos. A análise dos dados foi feita por meio dos testes Shapiro-Wilk, ANOVA, Wilcoxon e Mann-Whitney.  Os resultados revelaram que os estudantes tem preocupações pedagógicas similares e se percebem mais competentes na dimensão habilidade profissional. Conclui-se que no geral que estes estudantes convergem para um mesmo perfil profissional, mas com algumas diferenças entre o estágio supervisionado I e II.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21835
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21835/14982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 26 No 1 (2015); 59-68
Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 1 (2015); 59-68
Journal of Physical Education; v. 26 n. 1 (2015); 59-68
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543882559488