A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100008 |
Resumo: | Esse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou "ousadias" relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer. |
id |
UEM-4_43e13a9511c694d9ee00ab25013b0d90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832013000100008 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimentoDançaGêneroEducação física escolarEsse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou "ousadias" relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer.Universidade Estadual de Maringá 2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100008Revista da Educação Física / UEM v.24 n.1 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v24.1.15459info:eu-repo/semantics/openAccessKleinubing,Neusa DendenaSaraiva,Maria do CarmoFrancischi,Vanessa Gertrudespor2013-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000100008Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-08-20T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento |
title |
A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento |
spellingShingle |
A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento Kleinubing,Neusa Dendena Dança Gênero Educação física escolar |
title_short |
A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento |
title_full |
A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento |
title_fullStr |
A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento |
title_full_unstemmed |
A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento |
title_sort |
A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento |
author |
Kleinubing,Neusa Dendena |
author_facet |
Kleinubing,Neusa Dendena Saraiva,Maria do Carmo Francischi,Vanessa Gertrudes |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva,Maria do Carmo Francischi,Vanessa Gertrudes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kleinubing,Neusa Dendena Saraiva,Maria do Carmo Francischi,Vanessa Gertrudes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Gênero Educação física escolar |
topic |
Dança Gênero Educação física escolar |
description |
Esse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou "ousadias" relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v24.1.15459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.24 n.1 2013 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485828177920 |