A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleinubing,Neusa Dendena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Saraiva,Maria do Carmo, Francischi,Vanessa Gertrudes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100008
Resumo: Esse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou "ousadias" relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer.
id UEM-4_43e13a9511c694d9ee00ab25013b0d90
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832013000100008
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimentoDançaGêneroEducação física escolarEsse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou "ousadias" relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer.Universidade Estadual de Maringá 2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100008Revista da Educação Física / UEM v.24 n.1 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v24.1.15459info:eu-repo/semantics/openAccessKleinubing,Neusa DendenaSaraiva,Maria do CarmoFrancischi,Vanessa Gertrudespor2013-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000100008Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2013-08-20T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
title A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
spellingShingle A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
Kleinubing,Neusa Dendena
Dança
Gênero
Educação física escolar
title_short A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
title_full A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
title_fullStr A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
title_full_unstemmed A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
title_sort A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento
author Kleinubing,Neusa Dendena
author_facet Kleinubing,Neusa Dendena
Saraiva,Maria do Carmo
Francischi,Vanessa Gertrudes
author_role author
author2 Saraiva,Maria do Carmo
Francischi,Vanessa Gertrudes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleinubing,Neusa Dendena
Saraiva,Maria do Carmo
Francischi,Vanessa Gertrudes
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Gênero
Educação física escolar
topic Dança
Gênero
Educação física escolar
description Esse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou "ousadias" relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v24.1.15459
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.24 n.1 2013
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485828177920