Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000400539 |
Resumo: | Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes. |
id |
UEM-4_5e4088906a72c58fba8c40b8ccb0c3ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832014000400539 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do alunoEducação FísicaRelação com o saberNarrativa discenteObjetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.Universidade Estadual de Maringá 2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000400539Revista da Educação Física / UEM v.25 n.4 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i3.23566info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Verônica Freitas dosVieira,Aline OliveiraMello,André da SilvaSchneider,OmarFerreira Neto,AmarílioSantos,Wagner dospor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000400539Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-11-24T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
spellingShingle |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno Santos,Verônica Freitas dos Educação Física Relação com o saber Narrativa discente |
title_short |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title_full |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title_fullStr |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title_full_unstemmed |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
title_sort |
Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno |
author |
Santos,Verônica Freitas dos |
author_facet |
Santos,Verônica Freitas dos Vieira,Aline Oliveira Mello,André da Silva Schneider,Omar Ferreira Neto,Amarílio Santos,Wagner dos |
author_role |
author |
author2 |
Vieira,Aline Oliveira Mello,André da Silva Schneider,Omar Ferreira Neto,Amarílio Santos,Wagner dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Verônica Freitas dos Vieira,Aline Oliveira Mello,André da Silva Schneider,Omar Ferreira Neto,Amarílio Santos,Wagner dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Relação com o saber Narrativa discente |
topic |
Educação Física Relação com o saber Narrativa discente |
description |
Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000400539 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000400539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v25i3.23566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.25 n.4 2014 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317486302134272 |