Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Verônica Freitas dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira,Aline Oliveira, Mello,André da Silva, Schneider,Omar, Ferreira Neto,Amarílio, Santos,Wagner dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000400539
Resumo: Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.
id UEM-4_5e4088906a72c58fba8c40b8ccb0c3ea
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832014000400539
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do alunoEducação FísicaRelação com o saberNarrativa discenteObjetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.Universidade Estadual de Maringá 2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000400539Revista da Educação Física / UEM v.25 n.4 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i3.23566info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Verônica Freitas dosVieira,Aline OliveiraMello,André da SilvaSchneider,OmarFerreira Neto,AmarílioSantos,Wagner dospor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000400539Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-11-24T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
spellingShingle Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
Santos,Verônica Freitas dos
Educação Física
Relação com o saber
Narrativa discente
title_short Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title_full Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title_fullStr Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title_full_unstemmed Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title_sort Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
author Santos,Verônica Freitas dos
author_facet Santos,Verônica Freitas dos
Vieira,Aline Oliveira
Mello,André da Silva
Schneider,Omar
Ferreira Neto,Amarílio
Santos,Wagner dos
author_role author
author2 Vieira,Aline Oliveira
Mello,André da Silva
Schneider,Omar
Ferreira Neto,Amarílio
Santos,Wagner dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Verônica Freitas dos
Vieira,Aline Oliveira
Mello,André da Silva
Schneider,Omar
Ferreira Neto,Amarílio
Santos,Wagner dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Relação com o saber
Narrativa discente
topic Educação Física
Relação com o saber
Narrativa discente
description Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000400539
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000400539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v25i3.23566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.25 n.4 2014
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317486302134272