Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Verônica Freitas dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Aline Oliveira, Mello, André da Silva, Schneider, Omar, Ferreira Neto, Amarílio, Santos, Wagner dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566
Resumo: Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.
id UEM-9_d0f0e4f04320877f53bb717575d27a5f
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/23566
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do alunoEducação FísicaRelação com o saberNarrativa discenteEnsino MédioEducação Físicanarração.Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa do tipo narrativa.application/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566Journal of Physical Education; Vol 25 No 4 (2014); 539-553Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 4 (2014); 539-553Journal of Physical Education; v. 25 n. 4 (2014); 539-5532448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566/14383Santos, Verônica Freitas dosVieira, Aline OliveiraMello, André da SilvaSchneider, OmarFerreira Neto, AmarílioSantos, Wagner dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/23566Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:06Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
spellingShingle Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
Santos, Verônica Freitas dos
Educação Física
Relação com o saber
Narrativa discente
Ensino Médio
Educação Física
narração.
title_short Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title_full Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title_fullStr Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title_full_unstemmed Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
title_sort Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno
author Santos, Verônica Freitas dos
author_facet Santos, Verônica Freitas dos
Vieira, Aline Oliveira
Mello, André da Silva
Schneider, Omar
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
author_role author
author2 Vieira, Aline Oliveira
Mello, André da Silva
Schneider, Omar
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Verônica Freitas dos
Vieira, Aline Oliveira
Mello, André da Silva
Schneider, Omar
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Relação com o saber
Narrativa discente
Ensino Médio
Educação Física
narração.
topic Educação Física
Relação com o saber
Narrativa discente
Ensino Médio
Educação Física
narração.
description Objetiva compreender a relação que alunos e alunas estabelecem com os saberes nas aulas de Educação Física. O pressuposto teórico-metodológico utilizado foi o da narrativa autobiográfica. Tem como colaboradores treze alunos, quatro meninos e nove meninas, de uma turma de ensino médio. Ao tomar como referência a lógica escolar, os alunos apresentam dificuldades em considerar a relação que estabelecem com os saberes na Educação Física como aprendizado. Além disso, as críticas não se restringem a essa disciplina, mas estendem-se à própria escola, que parece ter sua lógica de ensino alheia aos desejos e necessidades dos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa do tipo narrativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566/14383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 4 (2014); 539-553
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 4 (2014); 539-553
Journal of Physical Education; v. 25 n. 4 (2014); 539-553
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544211812352