A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/310 |
Resumo: | O estudo investigou a não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II. A partir de uma investigação de natureza qualitativa, foi possível afirmar que a parcela de alunos que se recusa a participar das aulas adere à prática regular de atividades físico-esportivas em ambientes extraescolares como em academias, clubes e nos bairros onde residem. Dentre os motivos, encontram-se a falta de materiais pedagógicos e estruturais na escola, repertório pouco variado dos conteúdos trabalhados e, ainda, a indiferença por parte do professor diante do quadro apresentado. Já os alunos que participam acabam por assumir o protagonismo nas atividades físico-esportivas, fator esse que tem propiciado a segregação pelos mais habilidosos e conflitos relacionados à categoria gênero. |
id |
USF_28ce93f76d027610e11d96051fc08848 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/310 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental IIEscolaEducação FísicaNão participação discente.O estudo investigou a não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II. A partir de uma investigação de natureza qualitativa, foi possível afirmar que a parcela de alunos que se recusa a participar das aulas adere à prática regular de atividades físico-esportivas em ambientes extraescolares como em academias, clubes e nos bairros onde residem. Dentre os motivos, encontram-se a falta de materiais pedagógicos e estruturais na escola, repertório pouco variado dos conteúdos trabalhados e, ainda, a indiferença por parte do professor diante do quadro apresentado. Já os alunos que participam acabam por assumir o protagonismo nas atividades físico-esportivas, fator esse que tem propiciado a segregação pelos mais habilidosos e conflitos relacionados à categoria gênero.Universidade São Francisco2017-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/31010.24933/horizontes.v35i2.310Horizontes; v. 35 n. 2 (2017); 98-1072317-109X0103-770610.24933/horizontes.v35i2reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/310/224https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/310/455Paixão, Jairo AntônioOliveira, Otávio Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:43Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/310Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:00.835467Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II |
title |
A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II |
spellingShingle |
A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II Paixão, Jairo Antônio Escola Educação Física Não participação discente. |
title_short |
A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II |
title_full |
A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II |
title_fullStr |
A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II |
title_sort |
A não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II |
author |
Paixão, Jairo Antônio |
author_facet |
Paixão, Jairo Antônio Oliveira, Otávio Soares |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Otávio Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Jairo Antônio Oliveira, Otávio Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Educação Física Não participação discente. |
topic |
Escola Educação Física Não participação discente. |
description |
O estudo investigou a não participação nas aulas de Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental II. A partir de uma investigação de natureza qualitativa, foi possível afirmar que a parcela de alunos que se recusa a participar das aulas adere à prática regular de atividades físico-esportivas em ambientes extraescolares como em academias, clubes e nos bairros onde residem. Dentre os motivos, encontram-se a falta de materiais pedagógicos e estruturais na escola, repertório pouco variado dos conteúdos trabalhados e, ainda, a indiferença por parte do professor diante do quadro apresentado. Já os alunos que participam acabam por assumir o protagonismo nas atividades físico-esportivas, fator esse que tem propiciado a segregação pelos mais habilidosos e conflitos relacionados à categoria gênero. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/310 10.24933/horizontes.v35i2.310 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/310 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v35i2.310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/310/224 https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/310/455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 35 n. 2 (2017); 98-107 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v35i2 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051438999797760 |