Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000300002 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar as relações de predição entre o Suporte Parental (SP) e as estratégias de enfrentamento (ICE), mediadas pela motivação autodeterminada. Participaram do estudo 126 atletas de futebol de campo com idades entre 13 e 20 anos, de um clube de futebol de campo do Paraná. Os instrumentos utilizados foram: Escala de motivação para o esporte, Inventário de habilidades atléticas de coping, Escala de suporte parental. Para análise estatística, utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais. Os resultados evidenciaram bom ajuste do modelo proposto e trajetórias significativas entre todas as variáveis. O SP influenciou forte e positivamente a motivação intrínseca (MI) e média e negativamente a motivação extrínseca (ME). O ICE foi predito positivamente pela MI e negativamente pela ME. Conclui-se que a motivação autodeterminada é determinante para o suporte parental predizer as capacidades psicológicas de enfrentamento no contexto do futebol de campo. |
id |
UEM-4_74c045e6634dcc8fc47e8d6a0bf33b82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832013000300002 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturaisMotivaçãoRelações pais-filhoAtletasFutebolEste estudo tem como objetivo investigar as relações de predição entre o Suporte Parental (SP) e as estratégias de enfrentamento (ICE), mediadas pela motivação autodeterminada. Participaram do estudo 126 atletas de futebol de campo com idades entre 13 e 20 anos, de um clube de futebol de campo do Paraná. Os instrumentos utilizados foram: Escala de motivação para o esporte, Inventário de habilidades atléticas de coping, Escala de suporte parental. Para análise estatística, utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais. Os resultados evidenciaram bom ajuste do modelo proposto e trajetórias significativas entre todas as variáveis. O SP influenciou forte e positivamente a motivação intrínseca (MI) e média e negativamente a motivação extrínseca (ME). O ICE foi predito positivamente pela MI e negativamente pela ME. Conclui-se que a motivação autodeterminada é determinante para o suporte parental predizer as capacidades psicológicas de enfrentamento no contexto do futebol de campo.Universidade Estadual de Maringá 2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000300002Revista da Educação Física / UEM v.24 n.3 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v23.3.17016info:eu-repo/semantics/openAccessVissoci,João Ricardo NickenigNascimento Junior,José Roberto Andrade doOliveira,Leonardo Pestillo deVieira,José Luiz LopesVieira,Lenamar Fioresepor2014-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000300002Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2014-06-02T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais |
title |
Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais |
spellingShingle |
Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais Vissoci,João Ricardo Nickenig Motivação Relações pais-filho Atletas Futebol |
title_short |
Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais |
title_full |
Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais |
title_fullStr |
Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais |
title_full_unstemmed |
Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais |
title_sort |
Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais |
author |
Vissoci,João Ricardo Nickenig |
author_facet |
Vissoci,João Ricardo Nickenig Nascimento Junior,José Roberto Andrade do Oliveira,Leonardo Pestillo de Vieira,José Luiz Lopes Vieira,Lenamar Fiorese |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento Junior,José Roberto Andrade do Oliveira,Leonardo Pestillo de Vieira,José Luiz Lopes Vieira,Lenamar Fiorese |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vissoci,João Ricardo Nickenig Nascimento Junior,José Roberto Andrade do Oliveira,Leonardo Pestillo de Vieira,José Luiz Lopes Vieira,Lenamar Fiorese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Relações pais-filho Atletas Futebol |
topic |
Motivação Relações pais-filho Atletas Futebol |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar as relações de predição entre o Suporte Parental (SP) e as estratégias de enfrentamento (ICE), mediadas pela motivação autodeterminada. Participaram do estudo 126 atletas de futebol de campo com idades entre 13 e 20 anos, de um clube de futebol de campo do Paraná. Os instrumentos utilizados foram: Escala de motivação para o esporte, Inventário de habilidades atléticas de coping, Escala de suporte parental. Para análise estatística, utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais. Os resultados evidenciaram bom ajuste do modelo proposto e trajetórias significativas entre todas as variáveis. O SP influenciou forte e positivamente a motivação intrínseca (MI) e média e negativamente a motivação extrínseca (ME). O ICE foi predito positivamente pela MI e negativamente pela ME. Conclui-se que a motivação autodeterminada é determinante para o suporte parental predizer as capacidades psicológicas de enfrentamento no contexto do futebol de campo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000300002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v23.3.17016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.24 n.3 2013 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485864878080 |