Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizani,Juliana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barbosa-Rinaldi,Ieda Parra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100095
Resumo: Esta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos. Os dados, coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos, de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos, contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias.
id UEM-4_987f6552bd2a2268681c67f044aa8757
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832014000100095
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bachareladoFormaçãoEducação físicaCurrículoEsta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos. Os dados, coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos, de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos, contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias.Universidade Estadual de Maringá 2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100095Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i1.21634info:eu-repo/semantics/openAccessPizani,JulianaBarbosa-Rinaldi,Ieda Parrapor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000100095Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
spellingShingle Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
Pizani,Juliana
Formação
Educação física
Currículo
title_short Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title_full Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title_fullStr Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title_full_unstemmed Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title_sort Organização curricular dos cursos de Educação Física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
author Pizani,Juliana
author_facet Pizani,Juliana
Barbosa-Rinaldi,Ieda Parra
author_role author
author2 Barbosa-Rinaldi,Ieda Parra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizani,Juliana
Barbosa-Rinaldi,Ieda Parra
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Educação física
Currículo
topic Formação
Educação física
Currículo
description Esta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos. Os dados, coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos, de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos, contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100095
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v25i1.21634
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485919404032