Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizani, Juliana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634
Resumo: Esta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos.Os dados,coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos,de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos,contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias.
id UEM-9_f173edbe80fedcfdea9f098fb3830136
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21634
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bachareladoformaçãoeducação físicacurrículoeducação físicaEsta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos.Os dados,coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos,de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos,contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa descritivaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 95-108Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 95-108Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 95-1082448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634/13658Pizani, JulianaBarbosa-Rinaldi, Ieda Parrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21634Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
spellingShingle Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
Pizani, Juliana
formação
educação física
currículo
educação física
title_short Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title_full Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title_fullStr Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title_full_unstemmed Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
title_sort Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado
author Pizani, Juliana
author_facet Pizani, Juliana
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
author_role author
author2 Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizani, Juliana
Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra
dc.subject.por.fl_str_mv formação
educação física
currículo
educação física
topic formação
educação física
currículo
educação física
description Esta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos.Os dados,coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos,de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos,contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634/13658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 95-108
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 95-108
Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 95-108
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543869976576