Legislação e currículo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física: na produção do conhecimento.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) |
Texto Completo: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4051 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo compreender a atuação do profissional de Educação Física enquanto professor na área de Bacharelado e na Licenciatura, tomando como base a natação/esportes com a intenção de evidenciar o esvaziamento dos direitos dos trabalhadores e dos espaços destinados à atuação dos egressos dos referidos cursos no mercado de trabalho. A pesquisa também possui como objetivos específicos: Identificar a produção do conhecimento sob o prisma da legislação desde a criação do curso e sua divisão, além de questões subjacentes e analisar na produção do conhecimento na área de Educação Física as diferenças entre os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado, tomando como base a natação/esportes aquáticos. Deste modo, foi realizada uma revisão de literatura seguida de uma análise de conteúdo amparada em Bardin (1988) nos permitindo concluir que as justificativas para a separação curricular a partir dos conteúdos das disciplinas de natação não são suficientes para fomentar um discurso em defesa da manutenção dos currículos da maneira como se encontram atualmente, sendo necessária a reunificação do curso em uma licenciatura única e ampliada. |
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Legislação e currículo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física: na produção do conhecimento.Educação FísicaEnsino superiorCurrículosBachareladoLicenciaturaPrática profissionalNataçãoO presente trabalho tem como principal objetivo compreender a atuação do profissional de Educação Física enquanto professor na área de Bacharelado e na Licenciatura, tomando como base a natação/esportes com a intenção de evidenciar o esvaziamento dos direitos dos trabalhadores e dos espaços destinados à atuação dos egressos dos referidos cursos no mercado de trabalho. A pesquisa também possui como objetivos específicos: Identificar a produção do conhecimento sob o prisma da legislação desde a criação do curso e sua divisão, além de questões subjacentes e analisar na produção do conhecimento na área de Educação Física as diferenças entre os currículos dos cursos de licenciatura e bacharelado, tomando como base a natação/esportes aquáticos. Deste modo, foi realizada uma revisão de literatura seguida de uma análise de conteúdo amparada em Bardin (1988) nos permitindo concluir que as justificativas para a separação curricular a partir dos conteúdos das disciplinas de natação não são suficientes para fomentar um discurso em defesa da manutenção dos currículos da maneira como se encontram atualmente, sendo necessária a reunificação do curso em uma licenciatura única e ampliada.The main objective of the present work is to understand the performance of the Physical Education professional as a teacher in the area of Bachelor and Teaching, based on swimming/sports with the intention of highlighting the emptying of workers' rights and spaces intended for the performance of workers. graduates of these courses in the labor market. The research also has as specific objectives: To identify the production of knowledge under the prism of the legislation since the creation of the course and its division, in addition to underlying issues and to analyze in the production of knowledge in the area of Physical Education the differences between the curricula of the courses of degree and bachelor's degree, based on swimming/water sports. In this way, a literature review was carried out followed by a content analysis supported by Bardin (1988) allowing us to conclude that the justifications for the curricular separation from the contents of the swimming disciplines are not enough to promote a speech in defense of the maintenance of the curricula as they are currently, requiring the reunification of the course in a single and expanded degree.BrasilLindoso, Rosangela Cely Brancohttp://lattes.cnpq.br/4612542376472861http://lattes.cnpq.br/3076590717855221Albuquerque, Paulo Alberto Lima de2023-03-02T17:19:25Z2023-03-02T17:19:25Z2022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/pdfAlbuquerque, Paulo Alberto Lima de. Legislação e currículo dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física: na produção do conhecimento. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4051porAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-03-02T17:19:41Zoai:dspace:123456789/4051Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-03-02T17:19:41Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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