A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende,Rui
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima,Ricardo Jorge Franco, Albuquerque,Alberto Aires da Cruz, Benites,Larissa Cerignoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000400001
Resumo: Os professores orientadores, chamados Professores Cooperantes (PC), dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e dos conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo é compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC, no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contato com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato de o currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo, apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.
id UEM-4_de7682315492e9e72feef2445080e033
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832013000400001
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantesEducação FísicaProfessor CooperanteEstudante EstagiárioOs professores orientadores, chamados Professores Cooperantes (PC), dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e dos conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo é compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC, no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contato com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato de o currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo, apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.Universidade Estadual de Maringá 2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000400001Revista da Educação Física / UEM v.24 n.4 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v24.4.21351info:eu-repo/semantics/openAccessResende,RuiLima,Ricardo Jorge FrancoAlbuquerque,Alberto Aires da CruzBenites,Larissa Cerignonipor2015-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000400001Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-06-23T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
title A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
spellingShingle A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
Resende,Rui
Educação Física
Professor Cooperante
Estudante Estagiário
title_short A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
title_full A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
title_fullStr A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
title_full_unstemmed A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
title_sort A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
author Resende,Rui
author_facet Resende,Rui
Lima,Ricardo Jorge Franco
Albuquerque,Alberto Aires da Cruz
Benites,Larissa Cerignoni
author_role author
author2 Lima,Ricardo Jorge Franco
Albuquerque,Alberto Aires da Cruz
Benites,Larissa Cerignoni
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende,Rui
Lima,Ricardo Jorge Franco
Albuquerque,Alberto Aires da Cruz
Benites,Larissa Cerignoni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Professor Cooperante
Estudante Estagiário
topic Educação Física
Professor Cooperante
Estudante Estagiário
description Os professores orientadores, chamados Professores Cooperantes (PC), dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e dos conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo é compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC, no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contato com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato de o currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo, apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000400001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000400001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v24.4.21351
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.24 n.4 2013
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485884801024