A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000400001 |
Resumo: | Os professores orientadores, chamados Professores Cooperantes (PC), dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e dos conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo é compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC, no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contato com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato de o currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo, apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE. |
id |
UEM-4_de7682315492e9e72feef2445080e033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832013000400001 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantesEducação FísicaProfessor CooperanteEstudante EstagiárioOs professores orientadores, chamados Professores Cooperantes (PC), dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e dos conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo é compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC, no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contato com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato de o currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo, apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.Universidade Estadual de Maringá 2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000400001Revista da Educação Física / UEM v.24 n.4 2013reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v24.4.21351info:eu-repo/semantics/openAccessResende,RuiLima,Ricardo Jorge FrancoAlbuquerque,Alberto Aires da CruzBenites,Larissa Cerignonipor2015-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832013000400001Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-06-23T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
spellingShingle |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes Resende,Rui Educação Física Professor Cooperante Estudante Estagiário |
title_short |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title_full |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title_fullStr |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title_full_unstemmed |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title_sort |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
author |
Resende,Rui |
author_facet |
Resende,Rui Lima,Ricardo Jorge Franco Albuquerque,Alberto Aires da Cruz Benites,Larissa Cerignoni |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Ricardo Jorge Franco Albuquerque,Alberto Aires da Cruz Benites,Larissa Cerignoni |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende,Rui Lima,Ricardo Jorge Franco Albuquerque,Alberto Aires da Cruz Benites,Larissa Cerignoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Professor Cooperante Estudante Estagiário |
topic |
Educação Física Professor Cooperante Estudante Estagiário |
description |
Os professores orientadores, chamados Professores Cooperantes (PC), dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e dos conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo é compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC, no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contato com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato de o currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo, apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000400001 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832013000400001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v24.4.21351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.24 n.4 2013 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485884801024 |