A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21351 |
Resumo: | Os professores orientadores, chamados de Professores Cooperantes (PC) dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo foi compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contacto com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato do currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE. |
id |
UEM-9_453760ec95439063c07821dbd1eecbfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21351 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantesEducação FísicaProfessor CooperanteEstudante EstagiárioFormação de professoresOs professores orientadores, chamados de Professores Cooperantes (PC) dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo foi compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contacto com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato do currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21351Journal of Physical Education; Vol 24 No 4 (2013); 519-533Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 4 (2013); 519-533Journal of Physical Education; v. 24 n. 4 (2013); 519-5332448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21351/12990Resende, RuiFranco Lima, RicardoAires da Cruz Albuquerque, AlbertoBenites, Larissa Cerignoniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:29Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21351Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:29Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
spellingShingle |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes Resende, Rui Educação Física Professor Cooperante Estudante Estagiário Formação de professores |
title_short |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title_full |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title_fullStr |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title_full_unstemmed |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
title_sort |
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes |
author |
Resende, Rui |
author_facet |
Resende, Rui Franco Lima, Ricardo Aires da Cruz Albuquerque, Alberto Benites, Larissa Cerignoni |
author_role |
author |
author2 |
Franco Lima, Ricardo Aires da Cruz Albuquerque, Alberto Benites, Larissa Cerignoni |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Rui Franco Lima, Ricardo Aires da Cruz Albuquerque, Alberto Benites, Larissa Cerignoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Professor Cooperante Estudante Estagiário Formação de professores |
topic |
Educação Física Professor Cooperante Estudante Estagiário Formação de professores |
description |
Os professores orientadores, chamados de Professores Cooperantes (PC) dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo foi compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contacto com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato do currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21351 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21351/12990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 24 No 4 (2013); 519-533 Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 4 (2013); 519-533 Journal of Physical Education; v. 24 n. 4 (2013); 519-533 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543863685120 |