PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes, Fernanda Cassioli
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, Adolorata Aparecida Bianco, Rodrigues, Tercília de Oliveira, dos Santos, Gislaine Raquel, Meirelles-Bartoli, Raphaella Brabosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/28686
Resumo: Devido ao apoio e à colaboração que os professores, efetivamente, podem oferecer na disseminação de conhecimentos sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde, idealizou-se o presente estudo. O objetivo foi elaborar e desenvolver um curso semipresencial abordando questões de suma importância para a manutenção da saúde pública, capacitando os professores a atuarem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos sobre as principais zoonoses urbanas e a guarda responsável de animais de estimação. A primeira fase deste projeto já foi concluída, como um trabalho piloto, disponibilizado a 17 professores da rede de ensino fundamental de duas escolas públicas do Município de Jaboticabal/SP, mostrando bons resultados, com o empenho e dedicação dos docentes em transmitir seus conhecimentos aos alunos. A capacitação didática resultou em diversas atividades realizadas dentro e fora das salas de aula, como portfólios, elaboração de murais, cartilhas, cartazes e folhetos, cruzadinhas, anúncios em jornal local, paródias musicais, peças de teatro, passeatas e palestras à comunidade. Evidencia-se a importância de projetos continuados, ampliados ao maior número possível de professores, visando à possibilidade de transferência e construção de conhecimentos aos escolares e, em consequência, a toda a comunidade.
id UEM-8_0816a099eb8da4cbb3a186cadb8c67d6
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/28686
network_acronym_str UEM-8
network_name_str Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDEAprendizagemConhecimentoEducação em saúdeDevido ao apoio e à colaboração que os professores, efetivamente, podem oferecer na disseminação de conhecimentos sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde, idealizou-se o presente estudo. O objetivo foi elaborar e desenvolver um curso semipresencial abordando questões de suma importância para a manutenção da saúde pública, capacitando os professores a atuarem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos sobre as principais zoonoses urbanas e a guarda responsável de animais de estimação. A primeira fase deste projeto já foi concluída, como um trabalho piloto, disponibilizado a 17 professores da rede de ensino fundamental de duas escolas públicas do Município de Jaboticabal/SP, mostrando bons resultados, com o empenho e dedicação dos docentes em transmitir seus conhecimentos aos alunos. A capacitação didática resultou em diversas atividades realizadas dentro e fora das salas de aula, como portfólios, elaboração de murais, cartilhas, cartazes e folhetos, cruzadinhas, anúncios em jornal local, paródias musicais, peças de teatro, passeatas e palestras à comunidade. Evidencia-se a importância de projetos continuados, ampliados ao maior número possível de professores, visando à possibilidade de transferência e construção de conhecimentos aos escolares e, em consequência, a toda a comunidade.EDUEM - Universidade Estadual de Maringá2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/2868610.4025/revcivet.v2i2.28686Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública; v. 2 n. 2 (2015); 78-862358-4610reponame:Revista de Ciência Veterinária e Saúde Públicainstname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/28686/pdfCopyright (c) 2016 Revista de Ciência Veterinária e Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Fernanda CassioliCarvalho, Adolorata Aparecida BiancoRodrigues, Tercília de Oliveirados Santos, Gislaine RaquelMeirelles-Bartoli, Raphaella Brabosa2018-06-27T08:33:47Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/28686Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/PUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/oaipaulomarcusso@gmail.com || periodicos@uem.br2358-46102358-4610opendoar:2018-06-27T08:33:47Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE
title PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE
spellingShingle PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE
de Moraes, Fernanda Cassioli
Aprendizagem
Conhecimento
Educação em saúde
title_short PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE
title_full PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE
title_fullStr PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE
title_full_unstemmed PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE
title_sort PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM SAÚDE
author de Moraes, Fernanda Cassioli
author_facet de Moraes, Fernanda Cassioli
Carvalho, Adolorata Aparecida Bianco
Rodrigues, Tercília de Oliveira
dos Santos, Gislaine Raquel
Meirelles-Bartoli, Raphaella Brabosa
author_role author
author2 Carvalho, Adolorata Aparecida Bianco
Rodrigues, Tercília de Oliveira
dos Santos, Gislaine Raquel
Meirelles-Bartoli, Raphaella Brabosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes, Fernanda Cassioli
Carvalho, Adolorata Aparecida Bianco
Rodrigues, Tercília de Oliveira
dos Santos, Gislaine Raquel
Meirelles-Bartoli, Raphaella Brabosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Conhecimento
Educação em saúde
topic Aprendizagem
Conhecimento
Educação em saúde
description Devido ao apoio e à colaboração que os professores, efetivamente, podem oferecer na disseminação de conhecimentos sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde, idealizou-se o presente estudo. O objetivo foi elaborar e desenvolver um curso semipresencial abordando questões de suma importância para a manutenção da saúde pública, capacitando os professores a atuarem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos sobre as principais zoonoses urbanas e a guarda responsável de animais de estimação. A primeira fase deste projeto já foi concluída, como um trabalho piloto, disponibilizado a 17 professores da rede de ensino fundamental de duas escolas públicas do Município de Jaboticabal/SP, mostrando bons resultados, com o empenho e dedicação dos docentes em transmitir seus conhecimentos aos alunos. A capacitação didática resultou em diversas atividades realizadas dentro e fora das salas de aula, como portfólios, elaboração de murais, cartilhas, cartazes e folhetos, cruzadinhas, anúncios em jornal local, paródias musicais, peças de teatro, passeatas e palestras à comunidade. Evidencia-se a importância de projetos continuados, ampliados ao maior número possível de professores, visando à possibilidade de transferência e construção de conhecimentos aos escolares e, em consequência, a toda a comunidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/28686
10.4025/revcivet.v2i2.28686
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/28686
identifier_str_mv 10.4025/revcivet.v2i2.28686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/28686/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEM - Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv EDUEM - Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública; v. 2 n. 2 (2015); 78-86
2358-4610
reponame:Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
collection Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv paulomarcusso@gmail.com || periodicos@uem.br
_version_ 1754650112400818176