ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorga, Andressa Duarte
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferrari, Melissa, Benedito, Geovanna Santana, Gaddini, Lucas Valeiras, Nakadomari, Giovana Hashimoto, Cardozo, Rejane Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/44761
Resumo: A raiva se enquadra dentre as principais zoonoses com papel importante na saúde pública e animal. É uma doença viral, caracterizadapor um quadro agudo inflamatório no Sistema Nervoso Central e com potencial de acometimento a todos os mamíferos. Segundo o Ministério da Saúde em 2015 ocorreram dois casos de raiva humana no Brasil. No país, o cão é a principal espécie transmissora urbana, embora os morcegos sejam os responsáveis pela manutenção viral no ambiente silvestre e rural. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de animais vacinados contra raiva nos atendimentos do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Maringá no período de 2015 a 2016, bem como verificar se a vacinação mostrou-se atualizada, estabelecendo correlação com a espécie, idade, sexo e ambiente em que vivem.Para tanto foram analisados os prontuários dos pacientes atendidos nos setores de pequenos e grandes animais durante o período referido. Do total de fichas analisadas, 26,2% dos pacientes possuíam a vacinação atualizada, ou seja, o tutor relatou ter vacinado seu animal no último ano, 37,9% dos pacientes apresentavam a vacinação antirrábica desatualizada e 31,3% dos prontuários não possuíam informação referente à vacinação. Diante desses dados pode-se inferir que a conscientização dos tutores sobre a vacinação antirrábica é importante e deve ser realizada.
id UEM-8_d9b4701fe7a7b98f7c9ef6fcf629ea76
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/44761
network_acronym_str UEM-8
network_name_str Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
repository_id_str
spelling ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.raivaImunizaçãozoonoseA raiva se enquadra dentre as principais zoonoses com papel importante na saúde pública e animal. É uma doença viral, caracterizadapor um quadro agudo inflamatório no Sistema Nervoso Central e com potencial de acometimento a todos os mamíferos. Segundo o Ministério da Saúde em 2015 ocorreram dois casos de raiva humana no Brasil. No país, o cão é a principal espécie transmissora urbana, embora os morcegos sejam os responsáveis pela manutenção viral no ambiente silvestre e rural. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de animais vacinados contra raiva nos atendimentos do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Maringá no período de 2015 a 2016, bem como verificar se a vacinação mostrou-se atualizada, estabelecendo correlação com a espécie, idade, sexo e ambiente em que vivem.Para tanto foram analisados os prontuários dos pacientes atendidos nos setores de pequenos e grandes animais durante o período referido. Do total de fichas analisadas, 26,2% dos pacientes possuíam a vacinação atualizada, ou seja, o tutor relatou ter vacinado seu animal no último ano, 37,9% dos pacientes apresentavam a vacinação antirrábica desatualizada e 31,3% dos prontuários não possuíam informação referente à vacinação. Diante desses dados pode-se inferir que a conscientização dos tutores sobre a vacinação antirrábica é importante e deve ser realizada.EDUEM - Universidade Estadual de Maringá2019-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo retrospectivoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/4476110.4025/revcivet.v6i2.44761Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública; v. 6 n. 2 (2019); 359-3702358-4610reponame:Revista de Ciência Veterinária e Saúde Públicainstname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/44761/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Ciência Veterinária e Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLorga, Andressa DuarteFerrari, MelissaBenedito, Geovanna SantanaGaddini, Lucas ValeirasNakadomari, Giovana HashimotoCardozo, Rejane Machado2020-10-15T17:15:57Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/44761Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/PUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/oaipaulomarcusso@gmail.com || periodicos@uem.br2358-46102358-4610opendoar:2020-10-15T17:15:57Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.
title ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.
spellingShingle ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.
Lorga, Andressa Duarte
raiva
Imunização
zoonose
title_short ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.
title_full ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.
title_fullStr ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.
title_full_unstemmed ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.
title_sort ESTUDO RETROSPECTIVO: LEVANTAMENTO DOS ANIMAIS ATENDIDOS EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO QUE POSSUEM VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - PERÍODO DE 2015 A 2016.
author Lorga, Andressa Duarte
author_facet Lorga, Andressa Duarte
Ferrari, Melissa
Benedito, Geovanna Santana
Gaddini, Lucas Valeiras
Nakadomari, Giovana Hashimoto
Cardozo, Rejane Machado
author_role author
author2 Ferrari, Melissa
Benedito, Geovanna Santana
Gaddini, Lucas Valeiras
Nakadomari, Giovana Hashimoto
Cardozo, Rejane Machado
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorga, Andressa Duarte
Ferrari, Melissa
Benedito, Geovanna Santana
Gaddini, Lucas Valeiras
Nakadomari, Giovana Hashimoto
Cardozo, Rejane Machado
dc.subject.por.fl_str_mv raiva
Imunização
zoonose
topic raiva
Imunização
zoonose
description A raiva se enquadra dentre as principais zoonoses com papel importante na saúde pública e animal. É uma doença viral, caracterizadapor um quadro agudo inflamatório no Sistema Nervoso Central e com potencial de acometimento a todos os mamíferos. Segundo o Ministério da Saúde em 2015 ocorreram dois casos de raiva humana no Brasil. No país, o cão é a principal espécie transmissora urbana, embora os morcegos sejam os responsáveis pela manutenção viral no ambiente silvestre e rural. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de animais vacinados contra raiva nos atendimentos do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Maringá no período de 2015 a 2016, bem como verificar se a vacinação mostrou-se atualizada, estabelecendo correlação com a espécie, idade, sexo e ambiente em que vivem.Para tanto foram analisados os prontuários dos pacientes atendidos nos setores de pequenos e grandes animais durante o período referido. Do total de fichas analisadas, 26,2% dos pacientes possuíam a vacinação atualizada, ou seja, o tutor relatou ter vacinado seu animal no último ano, 37,9% dos pacientes apresentavam a vacinação antirrábica desatualizada e 31,3% dos prontuários não possuíam informação referente à vacinação. Diante desses dados pode-se inferir que a conscientização dos tutores sobre a vacinação antirrábica é importante e deve ser realizada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
estudo retrospectivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/44761
10.4025/revcivet.v6i2.44761
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/44761
identifier_str_mv 10.4025/revcivet.v6i2.44761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/44761/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEM - Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv EDUEM - Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública; v. 6 n. 2 (2019); 359-370
2358-4610
reponame:Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
collection Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv paulomarcusso@gmail.com || periodicos@uem.br
_version_ 1754650113519648768