Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ardengue, Mariana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Luciana, Nunhes, Pollyana Mayara, Vieira, José Luiz Lopes, Avelar, Ademar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47028
Resumo: O objetivo do estudo foi verificar a influência da força de preensão manual (FPM) na competência motora (CM) e qualidade da escrita (QE) de crianças em processo de aprendizagem da escrita. Participaram do estudo 61 escolares de 05 a 07 anos matriculadas no primeiro ano escolar. Para mensurar FPM utilizou-se um dinamômetro de mão e para avaliar a CM utilizou-se o teste de Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency, Second Edition BOT-2 nas dimensões Precisão Motora Fina (PMF), Integração Motora Fina (IMF), Destreza manual (DM) e Coordenação Bilateral (CB). A avaliação da QE foi feita pelos professores. Para a análise estatística utilizou-se ANOVA one-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM. ANOVA two-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM e sexo. De forma geral, a FPM mostrou-se maior (p<0,05) em ambas as mãos dos meninos (direita =8,1±1,0kg; esquerda=7,8±1,3kg) comparados com as meninas (direita =6,8±0,9kg; esquerda =6,6±1,3kg). Quando separados em tercis dos níveis de FPM, independente do sexo, a CM foi maior nas crianças de mais alta força. Quando foram divididas pela mediana da força e com base no sexo, os meninos de alta força (acima da mediana) foram superiores aos meninos de baixa força (p<0,01) e que as meninas, independe do nível de força (p<0,05). Nenhum efeito foi encontrado na QE. Os resultados sugerem que em crianças em aprendizagem da escrita, a FPM parece impactar a CM, favorecendo os meninos com alta força, porém a QE parece não ser influenciada pela força, independente do sexo.  
id UEM-9_081f7de3b0b91b60a70d50b5642f2d3a
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/47028
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning processRelação da força de preensão manual, a competência motora e a qualidade da escrita de crianças em processo de aprendizagem e escritaDesenvolvimento infantil. Destreza motora. Escrita manual. O objetivo do estudo foi verificar a influência da força de preensão manual (FPM) na competência motora (CM) e qualidade da escrita (QE) de crianças em processo de aprendizagem da escrita. Participaram do estudo 61 escolares de 05 a 07 anos matriculadas no primeiro ano escolar. Para mensurar FPM utilizou-se um dinamômetro de mão e para avaliar a CM utilizou-se o teste de Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency, Second Edition BOT-2 nas dimensões Precisão Motora Fina (PMF), Integração Motora Fina (IMF), Destreza manual (DM) e Coordenação Bilateral (CB). A avaliação da QE foi feita pelos professores. Para a análise estatística utilizou-se ANOVA one-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM. ANOVA two-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM e sexo. De forma geral, a FPM mostrou-se maior (p<0,05) em ambas as mãos dos meninos (direita =8,1±1,0kg; esquerda=7,8±1,3kg) comparados com as meninas (direita =6,8±0,9kg; esquerda =6,6±1,3kg). Quando separados em tercis dos níveis de FPM, independente do sexo, a CM foi maior nas crianças de mais alta força. Quando foram divididas pela mediana da força e com base no sexo, os meninos de alta força (acima da mediana) foram superiores aos meninos de baixa força (p<0,01) e que as meninas, independe do nível de força (p<0,05). Nenhum efeito foi encontrado na QE. Os resultados sugerem que em crianças em aprendizagem da escrita, a FPM parece impactar a CM, favorecendo os meninos com alta força, porém a QE parece não ser influenciada pela força, independente do sexo.  Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47028Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3070Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3070Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30702448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47028/751375149027Ardengue, MarianaFerreira, LucianaNunhes, Pollyana MayaraVieira, José Luiz LopesAvelar, Ademarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-05T17:03:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/47028Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2021-11-05T17:03:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process
Relação da força de preensão manual, a competência motora e a qualidade da escrita de crianças em processo de aprendizagem e escrita
title Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process
spellingShingle Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process
Ardengue, Mariana
Desenvolvimento infantil. Destreza motora. Escrita manual.
title_short Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process
title_full Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process
title_fullStr Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process
title_full_unstemmed Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process
title_sort Relationship of handgrip strength to motor competence and writing quality of children in the writing learning process
author Ardengue, Mariana
author_facet Ardengue, Mariana
Ferreira, Luciana
Nunhes, Pollyana Mayara
Vieira, José Luiz Lopes
Avelar, Ademar
author_role author
author2 Ferreira, Luciana
Nunhes, Pollyana Mayara
Vieira, José Luiz Lopes
Avelar, Ademar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ardengue, Mariana
Ferreira, Luciana
Nunhes, Pollyana Mayara
Vieira, José Luiz Lopes
Avelar, Ademar
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil. Destreza motora. Escrita manual.
topic Desenvolvimento infantil. Destreza motora. Escrita manual.
description O objetivo do estudo foi verificar a influência da força de preensão manual (FPM) na competência motora (CM) e qualidade da escrita (QE) de crianças em processo de aprendizagem da escrita. Participaram do estudo 61 escolares de 05 a 07 anos matriculadas no primeiro ano escolar. Para mensurar FPM utilizou-se um dinamômetro de mão e para avaliar a CM utilizou-se o teste de Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency, Second Edition BOT-2 nas dimensões Precisão Motora Fina (PMF), Integração Motora Fina (IMF), Destreza manual (DM) e Coordenação Bilateral (CB). A avaliação da QE foi feita pelos professores. Para a análise estatística utilizou-se ANOVA one-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM. ANOVA two-way para comparar a CM e QE de acordo com a FPM e sexo. De forma geral, a FPM mostrou-se maior (p<0,05) em ambas as mãos dos meninos (direita =8,1±1,0kg; esquerda=7,8±1,3kg) comparados com as meninas (direita =6,8±0,9kg; esquerda =6,6±1,3kg). Quando separados em tercis dos níveis de FPM, independente do sexo, a CM foi maior nas crianças de mais alta força. Quando foram divididas pela mediana da força e com base no sexo, os meninos de alta força (acima da mediana) foram superiores aos meninos de baixa força (p<0,01) e que as meninas, independe do nível de força (p<0,05). Nenhum efeito foi encontrado na QE. Os resultados sugerem que em crianças em aprendizagem da escrita, a FPM parece impactar a CM, favorecendo os meninos com alta força, porém a QE parece não ser influenciada pela força, independente do sexo.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47028
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47028/751375149027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3070
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3070
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3070
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732546030043136