Influência de uma intervenção utilizando a prática variada e em blocos no desempenho das habilidades de controle de objetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Van Keulen, Guilherme Eugênio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Benda, Rodolfo Novellino, Ugrinowitsch, Herbert, Valentini, Nádia Cristina, Krebs, Ruy Jornada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25795
Resumo: Baseado no Efeito da Interferência Contextual (EIC), investigou-se a influência de uma intervenção motora no desempenho das habilidades de controle de objetos. Participaram 60 crianças de seis e sete anos, alocadas em três grupos: prática randômica (GR), prática em blocos (GB), grupo controle (GC). As habilidades foram testadas com o Test of Gross Motor Development - 2 (TGMD-2). O delineamento experimental incluiu os períodos: pré-teste, sessões práticas (12), pós-teste. Da intervenção participaram, GR e GB. A análise descritiva demonstrou desempenho adequado das crianças, conforme o TGMD-2. No pós-teste, o teste de Kruskal-Wallis detectou diferença significativa entre grupos. O teste de Mann-Whitney indicou que GR foi superior a GB. Na análise intragrupos o teste de Wilcoxon mostrou melhora significativa em GR (p = 0,0004) e GB (p = 0,004). Concluímos que a intervenção melhorou o desempenho motor das habilidades de controle de objetos, e GR apresentou o melhor desempenho no pós-teste.
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