A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcia Regina Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Millen Neto, Alvaro Rego, Parente, Maria Larissy da Cruz, Araujo, João Gabriel Eugênio, Sousa, Cleyton Batista de, Moura, Diego Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a prática do planejamento educacional na Educação Física em escolas públicas municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 12 professores de Educação Física, de ambos os municípios, participaram como sujeitos do estudo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores. Os resultados encontrados demonstram que a prática cultural do planejamento escolar tem avançado, porém permanece associada a fatores de regulação, como o cumprimento formal de tarefas junto à instituição. Apontamos para a necessidade de amadurecimento desta prática, que deve ocorrer de maneira coletiva e ter como fundamento as percepções pedagógicas.
id UEM-9_1c156075e4f1d70dc971e8efa22a3a21
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/30193
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamentoPlanejamento. Educação física. Métodos.O presente estudo tem como objetivo analisar a prática do planejamento educacional na Educação Física em escolas públicas municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 12 professores de Educação Física, de ambos os municípios, participaram como sujeitos do estudo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores. Os resultados encontrados demonstram que a prática cultural do planejamento escolar tem avançado, porém permanece associada a fatores de regulação, como o cumprimento formal de tarefas junto à instituição. Apontamos para a necessidade de amadurecimento desta prática, que deve ocorrer de maneira coletiva e ter como fundamento as percepções pedagógicas.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2748Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2748Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27482448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193/18008Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marcia Regina SousaMillen Neto, Alvaro RegoParente, Maria Larissy da CruzAraujo, João Gabriel EugênioSousa, Cleyton Batista deMoura, Diego Luz2019-07-17T08:42:56Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/30193Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:56Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento
title A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento
spellingShingle A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento
Lopes, Marcia Regina Sousa
Planejamento. Educação física. Métodos.
title_short A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento
title_full A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento
title_fullStr A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento
title_full_unstemmed A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento
title_sort A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento
author Lopes, Marcia Regina Sousa
author_facet Lopes, Marcia Regina Sousa
Millen Neto, Alvaro Rego
Parente, Maria Larissy da Cruz
Araujo, João Gabriel Eugênio
Sousa, Cleyton Batista de
Moura, Diego Luz
author_role author
author2 Millen Neto, Alvaro Rego
Parente, Maria Larissy da Cruz
Araujo, João Gabriel Eugênio
Sousa, Cleyton Batista de
Moura, Diego Luz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marcia Regina Sousa
Millen Neto, Alvaro Rego
Parente, Maria Larissy da Cruz
Araujo, João Gabriel Eugênio
Sousa, Cleyton Batista de
Moura, Diego Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento. Educação física. Métodos.
topic Planejamento. Educação física. Métodos.
description O presente estudo tem como objetivo analisar a prática do planejamento educacional na Educação Física em escolas públicas municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 12 professores de Educação Física, de ambos os municípios, participaram como sujeitos do estudo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores. Os resultados encontrados demonstram que a prática cultural do planejamento escolar tem avançado, porém permanece associada a fatores de regulação, como o cumprimento formal de tarefas junto à instituição. Apontamos para a necessidade de amadurecimento desta prática, que deve ocorrer de maneira coletiva e ter como fundamento as percepções pedagógicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193/18008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2748
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2748
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2748
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544658505728