A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a prática do planejamento educacional na Educação Física em escolas públicas municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 12 professores de Educação Física, de ambos os municípios, participaram como sujeitos do estudo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores. Os resultados encontrados demonstram que a prática cultural do planejamento escolar tem avançado, porém permanece associada a fatores de regulação, como o cumprimento formal de tarefas junto à instituição. Apontamos para a necessidade de amadurecimento desta prática, que deve ocorrer de maneira coletiva e ter como fundamento as percepções pedagógicas. |
id |
UEM-9_1c156075e4f1d70dc971e8efa22a3a21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/30193 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamentoPlanejamento. Educação física. Métodos.O presente estudo tem como objetivo analisar a prática do planejamento educacional na Educação Física em escolas públicas municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 12 professores de Educação Física, de ambos os municípios, participaram como sujeitos do estudo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores. Os resultados encontrados demonstram que a prática cultural do planejamento escolar tem avançado, porém permanece associada a fatores de regulação, como o cumprimento formal de tarefas junto à instituição. Apontamos para a necessidade de amadurecimento desta prática, que deve ocorrer de maneira coletiva e ter como fundamento as percepções pedagógicas.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2748Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2748Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27482448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193/18008Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marcia Regina SousaMillen Neto, Alvaro RegoParente, Maria Larissy da CruzAraujo, João Gabriel EugênioSousa, Cleyton Batista deMoura, Diego Luz2019-07-17T08:42:56Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/30193Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:56Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento |
title |
A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento |
spellingShingle |
A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento Lopes, Marcia Regina Sousa Planejamento. Educação física. Métodos. |
title_short |
A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento |
title_full |
A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento |
title_fullStr |
A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento |
title_full_unstemmed |
A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento |
title_sort |
A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento |
author |
Lopes, Marcia Regina Sousa |
author_facet |
Lopes, Marcia Regina Sousa Millen Neto, Alvaro Rego Parente, Maria Larissy da Cruz Araujo, João Gabriel Eugênio Sousa, Cleyton Batista de Moura, Diego Luz |
author_role |
author |
author2 |
Millen Neto, Alvaro Rego Parente, Maria Larissy da Cruz Araujo, João Gabriel Eugênio Sousa, Cleyton Batista de Moura, Diego Luz |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Marcia Regina Sousa Millen Neto, Alvaro Rego Parente, Maria Larissy da Cruz Araujo, João Gabriel Eugênio Sousa, Cleyton Batista de Moura, Diego Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento. Educação física. Métodos. |
topic |
Planejamento. Educação física. Métodos. |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar a prática do planejamento educacional na Educação Física em escolas públicas municipais de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 12 professores de Educação Física, de ambos os municípios, participaram como sujeitos do estudo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores. Os resultados encontrados demonstram que a prática cultural do planejamento escolar tem avançado, porém permanece associada a fatores de regulação, como o cumprimento formal de tarefas junto à instituição. Apontamos para a necessidade de amadurecimento desta prática, que deve ocorrer de maneira coletiva e ter como fundamento as percepções pedagógicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193/18008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2748 Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2748 Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2748 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544658505728 |