Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiethaeuper, Daniela
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Leonardo Pestillo, Peixoto, Evandro Morais, Balbinotti, Marcos Alencar Abaide, Castillo, Ricardo de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27035
Resumo: Objetivo: testar o modelo tridimensional – Orientação ao Prazer pelo Aprendizado (OPA); Orientação à Dedicação e Entusiasmo (ODE); Orientação à Motivação Circunstancial (OMC) – avaliado pela Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15). Amostra: 707 praticantes regulares de atividades físicas, ambos os sexos, com idades entre 12 e 33 anos. Resultados: as análises fatoriais exploratória (61,1% da variância total do construto) e confirmatória (χ2/gl = 3,99; CFI = 0,97; TLI = 0,96; RMSEA = 0,06; I.C. 90% = 0,05 – 0,07) corroboram a tridimensionalidade e a adequabilidade do modelo testado para avaliar homens e mulheres (invariância). Os indices Alpha, Omega e GLB obtidos (0,70 a 0,89) asseguram sua precisão. Conclusão: o instrumento apresenta satisfatoriamente suas primeiras evidências de validade e estabilidade da estrutura interna, assim como a precisão do modelo teórico de medida. Novos estudos devem testar outras evidências de validade e normas interpretativas da EBMPFA-15.
id UEM-9_22a3e071f98660d09c04002414747e54
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/27035
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisãoValidadePraticantesAtividade FísicaObjetivo: testar o modelo tridimensional – Orientação ao Prazer pelo Aprendizado (OPA); Orientação à Dedicação e Entusiasmo (ODE); Orientação à Motivação Circunstancial (OMC) – avaliado pela Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15). Amostra: 707 praticantes regulares de atividades físicas, ambos os sexos, com idades entre 12 e 33 anos. Resultados: as análises fatoriais exploratória (61,1% da variância total do construto) e confirmatória (χ2/gl = 3,99; CFI = 0,97; TLI = 0,96; RMSEA = 0,06; I.C. 90% = 0,05 – 0,07) corroboram a tridimensionalidade e a adequabilidade do modelo testado para avaliar homens e mulheres (invariância). Os indices Alpha, Omega e GLB obtidos (0,70 a 0,89) asseguram sua precisão. Conclusão: o instrumento apresenta satisfatoriamente suas primeiras evidências de validade e estabilidade da estrutura interna, assim como a precisão do modelo teórico de medida. Novos estudos devem testar outras evidências de validade e normas interpretativas da EBMPFA-15.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27035Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2805Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2805Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-28052448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27035/18837https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27035/18838Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessWiethaeuper, DanielaOliveira, Leonardo PestilloPeixoto, Evandro MoraisBalbinotti, Marcos Alencar AbaideCastillo, Ricardo de Almeida2019-07-17T08:43:04Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/27035Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:04Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão
title Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão
spellingShingle Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão
Wiethaeuper, Daniela
Validade
Praticantes
Atividade Física
title_short Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão
title_full Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão
title_fullStr Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão
title_full_unstemmed Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão
title_sort Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15): evidências de validade com base na estrutura interna e precisão
author Wiethaeuper, Daniela
author_facet Wiethaeuper, Daniela
Oliveira, Leonardo Pestillo
Peixoto, Evandro Morais
Balbinotti, Marcos Alencar Abaide
Castillo, Ricardo de Almeida
author_role author
author2 Oliveira, Leonardo Pestillo
Peixoto, Evandro Morais
Balbinotti, Marcos Alencar Abaide
Castillo, Ricardo de Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiethaeuper, Daniela
Oliveira, Leonardo Pestillo
Peixoto, Evandro Morais
Balbinotti, Marcos Alencar Abaide
Castillo, Ricardo de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Validade
Praticantes
Atividade Física
topic Validade
Praticantes
Atividade Física
description Objetivo: testar o modelo tridimensional – Orientação ao Prazer pelo Aprendizado (OPA); Orientação à Dedicação e Entusiasmo (ODE); Orientação à Motivação Circunstancial (OMC) – avaliado pela Escala Balbinotti de Motivação de Perspectiva Futura para Atletas (EBMPFA-15). Amostra: 707 praticantes regulares de atividades físicas, ambos os sexos, com idades entre 12 e 33 anos. Resultados: as análises fatoriais exploratória (61,1% da variância total do construto) e confirmatória (χ2/gl = 3,99; CFI = 0,97; TLI = 0,96; RMSEA = 0,06; I.C. 90% = 0,05 – 0,07) corroboram a tridimensionalidade e a adequabilidade do modelo testado para avaliar homens e mulheres (invariância). Os indices Alpha, Omega e GLB obtidos (0,70 a 0,89) asseguram sua precisão. Conclusão: o instrumento apresenta satisfatoriamente suas primeiras evidências de validade e estabilidade da estrutura interna, assim como a precisão do modelo teórico de medida. Novos estudos devem testar outras evidências de validade e normas interpretativas da EBMPFA-15.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27035
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27035
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27035/18837
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27035/18838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 28 No 1 (2017); e-2805
Journal of Physical Education; Vol. 28 Núm. 1 (2017); e-2805
Journal of Physical Education; v. 28 n. 1 (2017); e-2805
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544306184192