Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anacleto, Francis Natally de Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos, Silva, Gustavo da Motta, Ferreira, Janaína da Silva, Henrique, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813
Resumo: Inicia-se o estudo com as seguintes problemáticas: Existe estabilidade nos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários nas várias aulas? Ou seja, é possível dizer que existe um perfil típico de cada estagiário?; Quais as características dos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários de Educação Física? O desing metodológico é qualiquantitativo, de natureza descritiva, onde os instrumentos e técnicas objetivam identificar e analisar os processos de pensamento no planejamento de ensino. A amostra é constituída por 20 estagiários de Educação Física. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada. Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS 21, onde se verificou a estabilidade das informações coletadas em relação às três entrevistas pré-aula pelo One Sample T-Test. Foram apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento comuns aos respectivos perfis de estagiários identificados pela Cluster Analysis. Os resultados possibilitaram identificar quatro perfis de professores estagiários, com características típicas e atípicas segundo a literatura referendada.
id UEM-9_9fbc9f01afcddab316bc6e84e96dec32
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/36813
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiáriosDecisões de Planejamento. Professores Estagiários. Educação Física.Inicia-se o estudo com as seguintes problemáticas: Existe estabilidade nos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários nas várias aulas? Ou seja, é possível dizer que existe um perfil típico de cada estagiário?; Quais as características dos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários de Educação Física? O desing metodológico é qualiquantitativo, de natureza descritiva, onde os instrumentos e técnicas objetivam identificar e analisar os processos de pensamento no planejamento de ensino. A amostra é constituída por 20 estagiários de Educação Física. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada. Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS 21, onde se verificou a estabilidade das informações coletadas em relação às três entrevistas pré-aula pelo One Sample T-Test. Foram apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento comuns aos respectivos perfis de estagiários identificados pela Cluster Analysis. Os resultados possibilitaram identificar quatro perfis de professores estagiários, com características típicas e atípicas segundo a literatura referendada.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3681310.4025/jphyseduc.v29i1.2947Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2947Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2947Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29472448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813/751375137815https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813/751375137816Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnacleto, Francis Natally de AlmeidaJanuário, Carlos Alberto Serrão dos SantosSilva, Gustavo da MottaFerreira, Janaína da SilvaHenrique, José2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/36813Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários
title Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários
spellingShingle Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários
Anacleto, Francis Natally de Almeida
Decisões de Planejamento. Professores Estagiários. Educação Física.
title_short Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários
title_full Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários
title_fullStr Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários
title_full_unstemmed Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários
title_sort Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários
author Anacleto, Francis Natally de Almeida
author_facet Anacleto, Francis Natally de Almeida
Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Silva, Gustavo da Motta
Ferreira, Janaína da Silva
Henrique, José
author_role author
author2 Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Silva, Gustavo da Motta
Ferreira, Janaína da Silva
Henrique, José
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anacleto, Francis Natally de Almeida
Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Silva, Gustavo da Motta
Ferreira, Janaína da Silva
Henrique, José
dc.subject.por.fl_str_mv Decisões de Planejamento. Professores Estagiários. Educação Física.
topic Decisões de Planejamento. Professores Estagiários. Educação Física.
description Inicia-se o estudo com as seguintes problemáticas: Existe estabilidade nos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários nas várias aulas? Ou seja, é possível dizer que existe um perfil típico de cada estagiário?; Quais as características dos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários de Educação Física? O desing metodológico é qualiquantitativo, de natureza descritiva, onde os instrumentos e técnicas objetivam identificar e analisar os processos de pensamento no planejamento de ensino. A amostra é constituída por 20 estagiários de Educação Física. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada. Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS 21, onde se verificou a estabilidade das informações coletadas em relação às três entrevistas pré-aula pelo One Sample T-Test. Foram apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento comuns aos respectivos perfis de estagiários identificados pela Cluster Analysis. Os resultados possibilitaram identificar quatro perfis de professores estagiários, com características típicas e atípicas segundo a literatura referendada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813
10.4025/jphyseduc.v29i1.2947
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2947
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813/751375137815
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813/751375137816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2947
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2947
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2947
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545103101952