Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
DOI: | 10.4025/jphyseduc.v29i1.2947 |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813 |
Resumo: | Inicia-se o estudo com as seguintes problemáticas: Existe estabilidade nos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários nas várias aulas? Ou seja, é possível dizer que existe um perfil típico de cada estagiário?; Quais as características dos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários de Educação Física? O desing metodológico é qualiquantitativo, de natureza descritiva, onde os instrumentos e técnicas objetivam identificar e analisar os processos de pensamento no planejamento de ensino. A amostra é constituída por 20 estagiários de Educação Física. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada. Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS 21, onde se verificou a estabilidade das informações coletadas em relação às três entrevistas pré-aula pelo One Sample T-Test. Foram apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento comuns aos respectivos perfis de estagiários identificados pela Cluster Analysis. Os resultados possibilitaram identificar quatro perfis de professores estagiários, com características típicas e atípicas segundo a literatura referendada. |
id |
UEM-9_9fbc9f01afcddab316bc6e84e96dec32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/36813 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
spelling |
Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiáriosDecisões de Planejamento. Professores Estagiários. Educação Física.Inicia-se o estudo com as seguintes problemáticas: Existe estabilidade nos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários nas várias aulas? Ou seja, é possível dizer que existe um perfil típico de cada estagiário?; Quais as características dos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários de Educação Física? O desing metodológico é qualiquantitativo, de natureza descritiva, onde os instrumentos e técnicas objetivam identificar e analisar os processos de pensamento no planejamento de ensino. A amostra é constituída por 20 estagiários de Educação Física. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada. Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS 21, onde se verificou a estabilidade das informações coletadas em relação às três entrevistas pré-aula pelo One Sample T-Test. Foram apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento comuns aos respectivos perfis de estagiários identificados pela Cluster Analysis. Os resultados possibilitaram identificar quatro perfis de professores estagiários, com características típicas e atípicas segundo a literatura referendada.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3681310.4025/jphyseduc.v29i1.2947Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2947Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2947Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29472448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813/751375137815https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813/751375137816Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnacleto, Francis Natally de AlmeidaJanuário, Carlos Alberto Serrão dos SantosSilva, Gustavo da MottaFerreira, Janaína da SilvaHenrique, José2019-07-17T08:43:15Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/36813Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:15Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários |
title |
Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários |
spellingShingle |
Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários Anacleto, Francis Natally de Almeida Decisões de Planejamento. Professores Estagiários. Educação Física. Anacleto, Francis Natally de Almeida Decisões de Planejamento. Professores Estagiários. Educação Física. |
title_short |
Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários |
title_full |
Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários |
title_fullStr |
Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários |
title_full_unstemmed |
Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários |
title_sort |
Perfil docente: análise das decisões de planejamento de professores de educação física estagiários |
author |
Anacleto, Francis Natally de Almeida |
author_facet |
Anacleto, Francis Natally de Almeida Anacleto, Francis Natally de Almeida Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos Silva, Gustavo da Motta Ferreira, Janaína da Silva Henrique, José Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos Silva, Gustavo da Motta Ferreira, Janaína da Silva Henrique, José |
author_role |
author |
author2 |
Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos Silva, Gustavo da Motta Ferreira, Janaína da Silva Henrique, José |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anacleto, Francis Natally de Almeida Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos Silva, Gustavo da Motta Ferreira, Janaína da Silva Henrique, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decisões de Planejamento. Professores Estagiários. Educação Física. |
topic |
Decisões de Planejamento. Professores Estagiários. Educação Física. |
description |
Inicia-se o estudo com as seguintes problemáticas: Existe estabilidade nos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários nas várias aulas? Ou seja, é possível dizer que existe um perfil típico de cada estagiário?; Quais as características dos pensamentos e decisões de planejamento dos estagiários de Educação Física? O desing metodológico é qualiquantitativo, de natureza descritiva, onde os instrumentos e técnicas objetivam identificar e analisar os processos de pensamento no planejamento de ensino. A amostra é constituída por 20 estagiários de Educação Física. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista estruturada. Os dados foram tratados com recurso ao programa estatístico SPSS 21, onde se verificou a estabilidade das informações coletadas em relação às três entrevistas pré-aula pelo One Sample T-Test. Foram apresentados em tabelas, objetivando organizar as categorias de pensamento comuns aos respectivos perfis de estagiários identificados pela Cluster Analysis. Os resultados possibilitaram identificar quatro perfis de professores estagiários, com características típicas e atípicas segundo a literatura referendada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813 10.4025/jphyseduc.v29i1.2947 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v29i1.2947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813/751375137815 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/36813/751375137816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2947 Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2947 Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2947 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1822157173577220096 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v29i1.2947 |