Níveis de treinamento das ações técnico-táticas de tenistas infantojuvenis de 12 a 14 anos de idade
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42067 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é comparar os níveis de frequência das diferentes iniciativas de jogadas no tênis e, com isso, identificar os níveis de treinamento presentes nas diferentes situações de jogo. Para tanto, foi aplicado o Inventário do Treino Técnico-Desportivo do Tenista – 121 para uma amostra de 37 tenistas do sexo masculino (categoria “até 14 anos”), participantes de um campeonato internacional de tênis. Utilizou-se ANOVA para medidas repetidas para a comparação entre as iniciativas de jogadas. Para a comparação entre os tipos de golpes utilizou-se o teste t pareado. Foram encontradas diferenças significativas (p < 0,05) entre as iniciativas de jogadas e entre os tipos de golpes investigados. Este resultado indica uma possível especialização precoce das ações técnico-esportivas quanto aos tenistas investigados. |
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Níveis de treinamento das ações técnico-táticas de tenistas infantojuvenis de 12 a 14 anos de idadeTênis. Treinamento. Adolescente.O objetivo deste estudo é comparar os níveis de frequência das diferentes iniciativas de jogadas no tênis e, com isso, identificar os níveis de treinamento presentes nas diferentes situações de jogo. Para tanto, foi aplicado o Inventário do Treino Técnico-Desportivo do Tenista – 121 para uma amostra de 37 tenistas do sexo masculino (categoria “até 14 anos”), participantes de um campeonato internacional de tênis. Utilizou-se ANOVA para medidas repetidas para a comparação entre as iniciativas de jogadas. Para a comparação entre os tipos de golpes utilizou-se o teste t pareado. Foram encontradas diferenças significativas (p < 0,05) entre as iniciativas de jogadas e entre os tipos de golpes investigados. Este resultado indica uma possível especialização precoce das ações técnico-esportivas quanto aos tenistas investigados.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuantitativo; Transversalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4206710.4025/jphyseduc.v30i13029Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3029Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3029Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30292448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42067/751375139469Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlering, Roberto TierlingGonçalves, Gabriel Henrique TreterCortela, Caio CorreaGinciene, GuyBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/42067Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
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