A formação do tenista de alto redimento : o desafio entre as técnicas avançadas e os modelos estratégico-táticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klering, Roberto Tierling
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126462
Resumo: O presente estudo tem por objetivo descrever e comparar as frequências de treinamento das técnicas avançadas em tenistas infantojuvenis brasileiros. Para tanto, aplicouse o Inventário do Treino Técnico-Desportivo do Tenista (ITTT-12) para uma amostra de 37 tenistas do sexo masculino. Todos os tenistas investigados competiam na categoria “Até 14 anos” (Média = 13,10 anos; DP = 0,77) da Confederação Brasileira de Tênis. A coleta de dados ocorreu durante um campeonato internacional de tênis. Utilizou-se ANOVA para medidas repetidas para comparação entre as iniciativas de jogadas (Iniciativas de Saque – IS; Iniciativas de Devolução de Saque – ID; Iniciativas de Troca de Bolas de Fundo de Quadra – IT). Para a comparação entre Golpes de Preparação (GP) e Golpes de Definição (GD), dentro de cada uma das iniciativas de jogadas, utilizou-se o teste t pareado. Encontraram-se diferenças significativas (p < 0,05) entre as três iniciativas de jogadas investigadas ( X IS = 13,70; X ID = 12,35; X IT = 15,46). Além disso, verificou-se diferença significativa (p < 0,05) entre os GP e os GD no treinamento geral das iniciativas de jogadas e, também, dentro dos grupos de IS e de ID. Este resultado pode indicar uma possível especialização precoce dos modelos estratégico-táticos nos jovens tenistas investigados, não incentivando o desenvolvimento técnico-esportivo adequado à formação de um tenista completo.
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