Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762 |
Resumo: | Este trabalho focaliza a formação de professores de Educação Física no Estágio Supervisionado. Ele tem como objetivo central compreender os saberes que são mobilizados no Estágio Supervisionado. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando como técnicas: entrevista com 10 estagiários e sete professores e análise de conteúdo. Os participantes apontaram que a construção dos saberes e o resgate das experiências são continuas, tendo como influências a escolarização, a prática docente e a realização de cursos. A mobilização dos saberes (disciplinar, curricular, tradição pedagógica, ação pedagógica) pelos estudantes no estágio ocorreu de acordo com as necessidades e desafios desse processo, formando uma espécie de reservatório. Desse reservatório de saberes, os professores mobilizam o saber experiencial (uma amálgama de saberes) na supervisão e orientação do estágio. Nessa base de conhecimento, o professor se abastece, enquanto que o estudante se orienta na prática de ensino. |
id |
UEM-9_48e9c7279af5f3cd8036d909264b257a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/42762 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docenteEstágio supervisionado. Saberes docentes. Formação inicialEste trabalho focaliza a formação de professores de Educação Física no Estágio Supervisionado. Ele tem como objetivo central compreender os saberes que são mobilizados no Estágio Supervisionado. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando como técnicas: entrevista com 10 estagiários e sete professores e análise de conteúdo. Os participantes apontaram que a construção dos saberes e o resgate das experiências são continuas, tendo como influências a escolarização, a prática docente e a realização de cursos. A mobilização dos saberes (disciplinar, curricular, tradição pedagógica, ação pedagógica) pelos estudantes no estágio ocorreu de acordo com as necessidades e desafios desse processo, formando uma espécie de reservatório. Desse reservatório de saberes, os professores mobilizam o saber experiencial (uma amálgama de saberes) na supervisão e orientação do estágio. Nessa base de conhecimento, o professor se abastece, enquanto que o estudante se orienta na prática de ensino.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4276210.4025/jphyseduc.v30i1.3047Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3047Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3047Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30472448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762/751375139938https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762/751375139939Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Taynara Franco deSouza Neto, Samuel de2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/42762Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente |
title |
Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente |
spellingShingle |
Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente Carvalho, Taynara Franco de Estágio supervisionado. Saberes docentes. Formação inicial |
title_short |
Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente |
title_full |
Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente |
title_fullStr |
Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente |
title_sort |
Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente |
author |
Carvalho, Taynara Franco de |
author_facet |
Carvalho, Taynara Franco de Souza Neto, Samuel de |
author_role |
author |
author2 |
Souza Neto, Samuel de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Taynara Franco de Souza Neto, Samuel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado. Saberes docentes. Formação inicial |
topic |
Estágio supervisionado. Saberes docentes. Formação inicial |
description |
Este trabalho focaliza a formação de professores de Educação Física no Estágio Supervisionado. Ele tem como objetivo central compreender os saberes que são mobilizados no Estágio Supervisionado. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando como técnicas: entrevista com 10 estagiários e sete professores e análise de conteúdo. Os participantes apontaram que a construção dos saberes e o resgate das experiências são continuas, tendo como influências a escolarização, a prática docente e a realização de cursos. A mobilização dos saberes (disciplinar, curricular, tradição pedagógica, ação pedagógica) pelos estudantes no estágio ocorreu de acordo com as necessidades e desafios desse processo, formando uma espécie de reservatório. Desse reservatório de saberes, os professores mobilizam o saber experiencial (uma amálgama de saberes) na supervisão e orientação do estágio. Nessa base de conhecimento, o professor se abastece, enquanto que o estudante se orienta na prática de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762 10.4025/jphyseduc.v30i1.3047 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i1.3047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762/751375139938 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762/751375139939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3047 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3047 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3047 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545549795328 |