Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Taynara Franco de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza Neto, Samuel de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762
Resumo: Este trabalho focaliza a formação de professores de Educação Física no Estágio Supervisionado. Ele tem como objetivo central compreender os saberes que são mobilizados no Estágio Supervisionado.  Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando como técnicas: entrevista com 10 estagiários e sete professores e análise de conteúdo. Os participantes apontaram que a construção dos saberes e o resgate das experiências são continuas, tendo como influências a escolarização, a prática docente e a realização de cursos. A mobilização dos saberes (disciplinar, curricular, tradição pedagógica, ação pedagógica) pelos estudantes no estágio ocorreu de acordo com as necessidades e desafios desse processo, formando uma espécie de reservatório. Desse reservatório de saberes, os professores mobilizam o saber experiencial (uma amálgama de saberes) na supervisão e orientação do estágio. Nessa base de conhecimento, o professor se abastece, enquanto que o estudante se orienta na prática de ensino.
id UEM-9_48e9c7279af5f3cd8036d909264b257a
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/42762
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docenteEstágio supervisionado. Saberes docentes. Formação inicialEste trabalho focaliza a formação de professores de Educação Física no Estágio Supervisionado. Ele tem como objetivo central compreender os saberes que são mobilizados no Estágio Supervisionado.  Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando como técnicas: entrevista com 10 estagiários e sete professores e análise de conteúdo. Os participantes apontaram que a construção dos saberes e o resgate das experiências são continuas, tendo como influências a escolarização, a prática docente e a realização de cursos. A mobilização dos saberes (disciplinar, curricular, tradição pedagógica, ação pedagógica) pelos estudantes no estágio ocorreu de acordo com as necessidades e desafios desse processo, formando uma espécie de reservatório. Desse reservatório de saberes, os professores mobilizam o saber experiencial (uma amálgama de saberes) na supervisão e orientação do estágio. Nessa base de conhecimento, o professor se abastece, enquanto que o estudante se orienta na prática de ensino.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4276210.4025/jphyseduc.v30i1.3047Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3047Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3047Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30472448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762/751375139938https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762/751375139939Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Taynara Franco deSouza Neto, Samuel de2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/42762Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente
title Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente
spellingShingle Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente
Carvalho, Taynara Franco de
Estágio supervisionado. Saberes docentes. Formação inicial
title_short Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente
title_full Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente
title_fullStr Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente
title_full_unstemmed Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente
title_sort Estágio supervisionado na Educação Física: a mobilização dos saberes docente
author Carvalho, Taynara Franco de
author_facet Carvalho, Taynara Franco de
Souza Neto, Samuel de
author_role author
author2 Souza Neto, Samuel de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Taynara Franco de
Souza Neto, Samuel de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Saberes docentes. Formação inicial
topic Estágio supervisionado. Saberes docentes. Formação inicial
description Este trabalho focaliza a formação de professores de Educação Física no Estágio Supervisionado. Ele tem como objetivo central compreender os saberes que são mobilizados no Estágio Supervisionado.  Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando como técnicas: entrevista com 10 estagiários e sete professores e análise de conteúdo. Os participantes apontaram que a construção dos saberes e o resgate das experiências são continuas, tendo como influências a escolarização, a prática docente e a realização de cursos. A mobilização dos saberes (disciplinar, curricular, tradição pedagógica, ação pedagógica) pelos estudantes no estágio ocorreu de acordo com as necessidades e desafios desse processo, formando uma espécie de reservatório. Desse reservatório de saberes, os professores mobilizam o saber experiencial (uma amálgama de saberes) na supervisão e orientação do estágio. Nessa base de conhecimento, o professor se abastece, enquanto que o estudante se orienta na prática de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762
10.4025/jphyseduc.v30i1.3047
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v30i1.3047
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762/751375139938
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42762/751375139939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3047
Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3047
Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3047
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545549795328