Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141617 |
Resumo: | O tema Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Saberes Docentes têm sido discutidos nos últimos anos por diversos estudiosos e pesquisadores. Nesta direção, o presente trabalho tem como foco de estudo a formação inicial, que se constitui como uma das etapas da formação docente. No geral esse trabalho falará sobre a formação dos professores e a prática docente na perspectiva dos saberes docentes, tendo como lugar de investigação o Estágio Supervisionado. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado na escola constroem/constituem/apontam os saberes que são mobilizados na Prática de Ensino. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando a entrevista semi-estruturada com 6 estudantes (estagiários) de uma Universidade Pública, do curso de Licenciatura em Educação Física. À vista dos resultados constatamos que os estudantes universitários identificam diversos saberes mobilizados durante a prática de ensino, valorizando os saberes provenientes das disciplinas, dos conteúdos vistos na Universidade. Porém, no que tange a constituição desses saberes foi possível identificar que a sua construção é contínua e tem influencia de diversos momentos nos quais se destaca o processo de escolarização e a prática docente. Concluímos que os estagiários mobilizam diferentes saberes no Estágio Supervisionado, mas que a construção destes saberes é contínua, destacando-se a contribuição do processo de escolarização e da prática pedagógica (prática de ensino + prática docente). Esses dados são significativos na medida que estabelecem um ponto de mediação entre a socialização primária e a secundária. |
id |
UNSP_24ca86fcee5d744285931840bf206059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141617 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentesEstágio supervisionadoSaberes docentesFormação inicialO tema Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Saberes Docentes têm sido discutidos nos últimos anos por diversos estudiosos e pesquisadores. Nesta direção, o presente trabalho tem como foco de estudo a formação inicial, que se constitui como uma das etapas da formação docente. No geral esse trabalho falará sobre a formação dos professores e a prática docente na perspectiva dos saberes docentes, tendo como lugar de investigação o Estágio Supervisionado. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado na escola constroem/constituem/apontam os saberes que são mobilizados na Prática de Ensino. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando a entrevista semi-estruturada com 6 estudantes (estagiários) de uma Universidade Pública, do curso de Licenciatura em Educação Física. À vista dos resultados constatamos que os estudantes universitários identificam diversos saberes mobilizados durante a prática de ensino, valorizando os saberes provenientes das disciplinas, dos conteúdos vistos na Universidade. Porém, no que tange a constituição desses saberes foi possível identificar que a sua construção é contínua e tem influencia de diversos momentos nos quais se destaca o processo de escolarização e a prática docente. Concluímos que os estagiários mobilizam diferentes saberes no Estágio Supervisionado, mas que a construção destes saberes é contínua, destacando-se a contribuição do processo de escolarização e da prática pedagógica (prática de ensino + prática docente). Esses dados são significativos na medida que estabelecem um ponto de mediação entre a socialização primária e a secundária.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Taynara Franco de [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]2016-07-19T12:59:45Z2016-07-19T12:59:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2265-2277application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2265-22772357-7819http://hdl.handle.net/11449/141617ISSN2357-7819-2014-2265-2277.pdf7352600571268275porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-08T06:26:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141617Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:26:28.652195Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes |
title |
Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes |
spellingShingle |
Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes Carvalho, Taynara Franco de [UNESP] Estágio supervisionado Saberes docentes Formação inicial |
title_short |
Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes |
title_full |
Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes |
title_fullStr |
Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes |
title_sort |
Estágio supervisionado na educação física: a mobilização de saberes docentes |
author |
Carvalho, Taynara Franco de [UNESP] |
author_facet |
Carvalho, Taynara Franco de [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Taynara Franco de [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Saberes docentes Formação inicial |
topic |
Estágio supervisionado Saberes docentes Formação inicial |
description |
O tema Formação de Professores, Estágio Supervisionado e Saberes Docentes têm sido discutidos nos últimos anos por diversos estudiosos e pesquisadores. Nesta direção, o presente trabalho tem como foco de estudo a formação inicial, que se constitui como uma das etapas da formação docente. No geral esse trabalho falará sobre a formação dos professores e a prática docente na perspectiva dos saberes docentes, tendo como lugar de investigação o Estágio Supervisionado. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como os estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado na escola constroem/constituem/apontam os saberes que são mobilizados na Prática de Ensino. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo descritivo, utilizando a entrevista semi-estruturada com 6 estudantes (estagiários) de uma Universidade Pública, do curso de Licenciatura em Educação Física. À vista dos resultados constatamos que os estudantes universitários identificam diversos saberes mobilizados durante a prática de ensino, valorizando os saberes provenientes das disciplinas, dos conteúdos vistos na Universidade. Porém, no que tange a constituição desses saberes foi possível identificar que a sua construção é contínua e tem influencia de diversos momentos nos quais se destaca o processo de escolarização e a prática docente. Concluímos que os estagiários mobilizam diferentes saberes no Estágio Supervisionado, mas que a construção destes saberes é contínua, destacando-se a contribuição do processo de escolarização e da prática pedagógica (prática de ensino + prática docente). Esses dados são significativos na medida que estabelecem um ponto de mediação entre a socialização primária e a secundária. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:45Z 2016-07-19T12:59:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2265-2277 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141617 ISSN2357-7819-2014-2265-2277.pdf 7352600571268275 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141617 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2265-2277 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-2265-2277.pdf 7352600571268275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2265-2277 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129427815530496 |