Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fensterseifer Isse, Silvane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as produções científicas que abordam a temática do estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. Foi realizada uma revisão sistemática em bases de dados com o intuito de identificar teses, dissertações e artigos que tratam do tema. Foram identificadas duas teses, sete dissertações e vinte e nove artigos. Os resultados evidenciaram que os autores compartilham a ideia de que o estágio é algo central na formação de professores. Há uma preocupação com a potencialização das experiências vividas pelos estagiários. O estudo deu visibilidade a questões que precisam ser enfrentadas: o restrito diálogo entre universidade e escola; o papel do professor-colaborador e da escola básica como formadores; o acompanhamento aos estagiários por parte das instituições formadoras; a dicotomia entre teoria e prática e o privilégio muitas vezes dado a ações de teor utilitário.
id UEM-9_4e7f61b053a0d0b9b1f81eda6c95cbb6
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/31145
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o temaEstágios. Desenvolvimento de pessoal. Educação física.O objetivo deste estudo foi analisar as produções científicas que abordam a temática do estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. Foi realizada uma revisão sistemática em bases de dados com o intuito de identificar teses, dissertações e artigos que tratam do tema. Foram identificadas duas teses, sete dissertações e vinte e nove artigos. Os resultados evidenciaram que os autores compartilham a ideia de que o estágio é algo central na formação de professores. Há uma preocupação com a potencialização das experiências vividas pelos estagiários. O estudo deu visibilidade a questões que precisam ser enfrentadas: o restrito diálogo entre universidade e escola; o papel do professor-colaborador e da escola básica como formadores; o acompanhamento aos estagiários por parte das instituições formadoras; a dicotomia entre teoria e prática e o privilégio muitas vezes dado a ações de teor utilitário.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2759Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2759Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27592448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145/18626https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145/18627Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessFensterseifer Isse, SilvaneMolina Neto, Vicente2019-07-17T08:42:56Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/31145Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:56Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema
title Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema
spellingShingle Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema
Fensterseifer Isse, Silvane
Estágios. Desenvolvimento de pessoal. Educação física.
title_short Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema
title_full Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema
title_fullStr Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema
title_full_unstemmed Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema
title_sort Estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: produções científicas sobre o tema
author Fensterseifer Isse, Silvane
author_facet Fensterseifer Isse, Silvane
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fensterseifer Isse, Silvane
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Estágios. Desenvolvimento de pessoal. Educação física.
topic Estágios. Desenvolvimento de pessoal. Educação física.
description O objetivo deste estudo foi analisar as produções científicas que abordam a temática do estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física. Foi realizada uma revisão sistemática em bases de dados com o intuito de identificar teses, dissertações e artigos que tratam do tema. Foram identificadas duas teses, sete dissertações e vinte e nove artigos. Os resultados evidenciaram que os autores compartilham a ideia de que o estágio é algo central na formação de professores. Há uma preocupação com a potencialização das experiências vividas pelos estagiários. O estudo deu visibilidade a questões que precisam ser enfrentadas: o restrito diálogo entre universidade e escola; o papel do professor-colaborador e da escola básica como formadores; o acompanhamento aos estagiários por parte das instituições formadoras; a dicotomia entre teoria e prática e o privilégio muitas vezes dado a ações de teor utilitário.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145/18626
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/31145/18627
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2759
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2759
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2759
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544691011584