The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41631 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar as implicações das fontes para a construção da percepção de Autoeficácia Docente. Participaram da investigação 274 universitários de dois cursos de licenciatura em Educação Física no sul do Brasil. Aplicou-se as escalas de autoeficácia docente e fontes de autoeficácia docente. Modelos de regressão multinível foram utilizados para verificar a contribuição das fontes de autoeficácia docente na percepção de universitários. Os resultados mostraram que os universitários apresentaram nível de autoeficácia docente elevado. Sobre as fontes de autoeficácia, revelaram que a experiência vicária teve correlação moderada com o nível de percepção apresentado. Também evidenciaram que as experiências diretas contribuíram no nível de percepção dos universitários com experiência docente, com maior progressão no curso e que realizaram estágio obrigatório. Da mesma maneira, a fonte vicária contribuiu para aqueles com experiência docente. De forma semelhante, a fonte de persuasão social, afetando os universitários com experiência esportiva e ou docente. Por fim, a fonte de estados fisiológicos afetou os universitários nas variáveis estágios obrigatórios, experiência docente e progressão no curso. Conclui-se que os universitários percebem-se autoeficazes, que as fontes de experiência vicária proporcionaram uma percepção elevada e que as demais fontes contribuíram para a autoeficácia docente. |
id |
UEM-9_5e928ac5059659dc904dbda8e8d83ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/41631 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical educationAutoeficácia. Educação Física. Universitários.O objetivo do estudo foi analisar as implicações das fontes para a construção da percepção de Autoeficácia Docente. Participaram da investigação 274 universitários de dois cursos de licenciatura em Educação Física no sul do Brasil. Aplicou-se as escalas de autoeficácia docente e fontes de autoeficácia docente. Modelos de regressão multinível foram utilizados para verificar a contribuição das fontes de autoeficácia docente na percepção de universitários. Os resultados mostraram que os universitários apresentaram nível de autoeficácia docente elevado. Sobre as fontes de autoeficácia, revelaram que a experiência vicária teve correlação moderada com o nível de percepção apresentado. Também evidenciaram que as experiências diretas contribuíram no nível de percepção dos universitários com experiência docente, com maior progressão no curso e que realizaram estágio obrigatório. Da mesma maneira, a fonte vicária contribuiu para aqueles com experiência docente. De forma semelhante, a fonte de persuasão social, afetando os universitários com experiência esportiva e ou docente. Por fim, a fonte de estados fisiológicos afetou os universitários nas variáveis estágios obrigatórios, experiência docente e progressão no curso. Conclui-se que os universitários percebem-se autoeficazes, que as fontes de experiência vicária proporcionaram uma percepção elevada e que as demais fontes contribuíram para a autoeficácia docente.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2019-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionoriginalapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4163110.4025/jphyseduc.v30i13026Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3026Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3026Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-30262448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMenghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41631/751375139443Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, FilipyRamos, ValmorBrasil, Vinícius ZeilmannBackes, Ana FláviaSouza, Jeferson Rodrigues deSilva, Daiane Cardoso daCarvalho, Humberto Jorge Gonçalves Moreira deFigueredo, Giuliana Rovela Francisco2020-02-11T20:49:49Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/41631Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2020-02-11T20:49:49Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education |
title |
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education |
spellingShingle |
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education Kuhn, Filipy Autoeficácia. Educação Física. Universitários. |
title_short |
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education |
title_full |
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education |
title_fullStr |
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education |
title_full_unstemmed |
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education |
title_sort |
The relation of the sources of experience and the perception of teaching self-efficacy of university students of the licenciatura course in physical education |
author |
Kuhn, Filipy |
author_facet |
Kuhn, Filipy Ramos, Valmor Brasil, Vinícius Zeilmann Backes, Ana Flávia Souza, Jeferson Rodrigues de Silva, Daiane Cardoso da Carvalho, Humberto Jorge Gonçalves Moreira de Figueredo, Giuliana Rovela Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Valmor Brasil, Vinícius Zeilmann Backes, Ana Flávia Souza, Jeferson Rodrigues de Silva, Daiane Cardoso da Carvalho, Humberto Jorge Gonçalves Moreira de Figueredo, Giuliana Rovela Francisco |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuhn, Filipy Ramos, Valmor Brasil, Vinícius Zeilmann Backes, Ana Flávia Souza, Jeferson Rodrigues de Silva, Daiane Cardoso da Carvalho, Humberto Jorge Gonçalves Moreira de Figueredo, Giuliana Rovela Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia. Educação Física. Universitários. |
topic |
Autoeficácia. Educação Física. Universitários. |
description |
O objetivo do estudo foi analisar as implicações das fontes para a construção da percepção de Autoeficácia Docente. Participaram da investigação 274 universitários de dois cursos de licenciatura em Educação Física no sul do Brasil. Aplicou-se as escalas de autoeficácia docente e fontes de autoeficácia docente. Modelos de regressão multinível foram utilizados para verificar a contribuição das fontes de autoeficácia docente na percepção de universitários. Os resultados mostraram que os universitários apresentaram nível de autoeficácia docente elevado. Sobre as fontes de autoeficácia, revelaram que a experiência vicária teve correlação moderada com o nível de percepção apresentado. Também evidenciaram que as experiências diretas contribuíram no nível de percepção dos universitários com experiência docente, com maior progressão no curso e que realizaram estágio obrigatório. Da mesma maneira, a fonte vicária contribuiu para aqueles com experiência docente. De forma semelhante, a fonte de persuasão social, afetando os universitários com experiência esportiva e ou docente. Por fim, a fonte de estados fisiológicos afetou os universitários nas variáveis estágios obrigatórios, experiência docente e progressão no curso. Conclui-se que os universitários percebem-se autoeficazes, que as fontes de experiência vicária proporcionaram uma percepção elevada e que as demais fontes contribuíram para a autoeficácia docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41631 10.4025/jphyseduc.v30i13026 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41631 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v30i13026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41631/751375139443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 30 No 1 (2019); e-3026 Journal of Physical Education; Vol. 30 Núm. 1 (2019); e-3026 Journal of Physical Education; v. 30 n. 1 (2019); e-3026 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545247805440 |